Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA celebra o Dia da FAB e o Dia do Aviador
Início do conteúdo da página

No dia 24 de outubro de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a cerimônia militar em homenagem ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) e ao Dia do Aviador.

A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva; do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; do Major-Brigadeiro do Ar Walacir Cheriegate; do Major-Brigadeiro Médico José Elias Matieli; do Coordenador-Geral de Negócios da Amazul, Vice-Almirante Flávio Macedo Brasil; do Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme Arruda de Lorenzi; além de Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica de ontem e de hoje; o bispo da Diocese de São José dos Campos, Dom José Valmor César Teixeira; o Coordenador-Geral da Consultoria Jurídica da União de São José dos Campos, procurador Carlos Freire Longato. Também estiveram presentes os Comandantes, Chefes, Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), Pró-Reitora de Administração do ITA, a Prefeita de Aeronáutica de São José dos Campos, o Graduado-Master da GUARNAE-SJ, representantes das Forças Armadas e Auxiliares, autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de convidados de empresas dos setores público e privado, e de fundações e associações.

          

Na Ordem do Dia em homenagem ao Dia da FAB e ao Dia do Aviador, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, destacou a importância do momento de celebração da aviação brasileira, o legado de Santos-Dumont e a bravura dos militares que juraram defender a pátria, demonstrando profundo compromisso e honra, inclusive com o sacrifício de suas vidas.

Ainda em suas palavras, o Comandante da Aeronáutica recordou grandes heróis da FAB: “Neste ano de 2024, em que 300 anos transcorreram da partida de Bartolomeu de Gusmão, 120 anos se passaram do nascimento de Casimiro Montenegro, bem como 80 anos do desembarque do Primeiro Grupo de Aviação de Caça na Itália, constatamos, ao somarmos esses marcos, não apenas a passagem de idos tempos, mas a lídima representação do meio milênio no qual, com coragem e sacrifício, grandes feitos se fizeram eternizar, nas páginas de nossa história. Nossos heróis não foram destemidos, por natureza, mas compreenderam que, diante da incerteza, “é melhor perder o medo do que a oportunidade”. E foi imbuído dessa convicção, que nós, atentos às oportunidades, que se fizeram desvelar nos novos e atuais tempos, estamos a desbravar sem medo as fronteiras do progresso, inserindo novas possibilidades de crescimento do país em estruturas que já não mais atingiam o seu propósito de outrora”, frisou Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno.

        

O Diretor-Geral do DCTA destacou a dedicação de todo o efetivo da FAB e do DCTA em reafirmar o compromisso com a defesa da soberania do espaço aéreo brasileiro.

"No Dia da Força Aérea Brasileira e do Dia do Aviador, celebramos não apenas os aviadores, mas todos os homens e mulheres que dedicam suas vidas à defesa e à integração do nosso país. Neste ano, ao lembrarmos os 120 anos do nascimento de Casimiro Montenegro, reconhecemos o legado que ele deixou, o qual continua a inspirar e guiar o DCTA na sua missão de impulsionar o setor aeroespacial brasileiro", enalteceu Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Ordem do Mérito Aeronáutico

Na ocasião, ocorreu a entrega da Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), destinada a premiar militares e personalidades civis que se destacaram no exercício de suas profissões, prestando notáveis serviços ao país.

Neste evento foram condecorados com a OMA os seguintes agraciados: General de Brigada Marcus Vinicius Bonifácio (AMAN); Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho (EEAR); Brigadeiro do Ar Eduardo Alexandre Bacelar (DCTA); Dom José Valmor César Teixeira (Diocese de São José dos Campos); Coronel Engenheiro Carlos de Oliveira Zica (ICEA); Coronel Intendente Carlo Rodrigo Barreto Barboza (GAP-SJ); Coronel de Infantaria Kleber Teixeira da Cruz (CPORAER-SJ); Coronel Aviador Daniel Ferreira Manso (IAOp); Coronel Aviador Rodolfo dos Santos Sampaio (IPEV);  Tenente-Coronel Intendente Wagner de Almeida Vitoria (GAP-SJ); Tenente-Coronel Lucas Galembeck (IEAv); Senhor Luís Carlos Affonso (Embraer); Senhor Hugo José Teixeira Moura (TECSYS); Senhor David Branco Filho; Senhor Manoel Benedito de Oliveira (INVOZ);  Suboficial Maurício Barra Rosa (DCTA); Suboficial Luciana Torres San Andrés Pajic (GAP-SJ); Suboficial Wagner Breginski (DCTA); Suboficial Bruno Mendonça Nunes (CPORAER- SJ); Sargento Jolnni  Uilliam Dias Ramos (GAP-SJ) e o servidor Fernando Mauro de Souza (CCA- SJ).

       

"Receber esta honraria na base aérea de São José dos Campos, designado por um companheiro com quem servi em Israel, onde compartilhamos apoio mútuo entre o Exército e a Força Aérea, é algo muito significativo. Para mim, é uma alegria imensa", destacou o Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), General de Brigada Marcus Vinicius Bonifácio.

Um dos agraciados foi o Bispo da Diocese de São José dos Campos, Dom José Valmor César Teixeira, que expressou sua honra ao receber a OMA. "Estou muito feliz por ter sido agraciado com esta comenda, que se estende a toda a diocese. A presença da Igreja Católica aqui no DCTA é significativa, refletindo todo o serviço religioso que aqui se realiza. Frequento este espaço para a Crisma, missas e encontros, e é uma grande alegria receber esta honraria. Desejo muita paz e bênçãos a quem me indicou e a todos do DCTA", disse Dom César.

Ao final do evento a tropa desfilou em continência ao Diretor-Geral do DCTA, ao som do Hino dos Aviadores e do Dobrado Tenente-Brigadeiro Medeiros.

       

Sobre o Dia do Aviador

O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-Bis, o aparelho mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros, voando a cerca de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: GAP-SJ, por Sub Herison, DCTA, por Sgt Neves e IEAv, por Sgt Eduardo

Fim do conteúdo da página