Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA sedia 26º edição da Competição SAE BRASIL AeroDesign
Início do conteúdo da página

No dia 31 de outubro de 2024, foi realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) a abertura da 26ª edição do AeroDesign, que ocorreu até o dia 3 de novembro. A competição conta com 63 equipes inscritas, entre brasileiras e estrangeiras, totalizando mais de mil participantes.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, representando o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. Na ocasião, também estiveram presentes o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme Arruda de Lorenzi; a Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emília Villani; os Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ); o Graduado-Master da GUARNAE-SJ; o Diretor da Competição S.A.E Brasil Aerodesign 2024, Carlos Rosley Bernandes; o Presidente da SAE BRASIL, André Gasparotti; o Diretor da FATEC, Professor Doutor Luiz Antônio Tozi; além de representantes de empresas públicas e privadas.

O Vice-Diretor do DCTA, durante a abertura do evento, destacou a importância dessa competição para o segmento aeronáutico. “Senhoras e senhores, desejo a todos os competidores que alcancem seus objetivos em uma competição saudável e eficaz, levando de volta à sua universidade e ao seu estado valiosos aprendizados e novas amizades. Depositamos nossas esperanças em um futuro melhor para a ciência, tecnologia e inovação. Sejam bem-vindos à vigésima sexta competição!”, disse Major-Brigadeiro David.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, deu as boas-vindas aos participantes, destacando a relevância do evento para a formação dos estudantes. “Entre as muitas qualidades que vocês possuem, além da competência técnica e da habilidade de se relacionar, destaca-se a paixão, um verdadeiro combustível para nossas vidas. O ITA foi idealizado pelo Marechal Casemiro Montenegro Filho, que vislumbrou um Brasil com potencial para se tornar uma potência mundial em diversos aspectos — um sonho que, hoje, se concretiza. Ele foi um sonhador e visionário, e é esse espírito que buscamos manter em nossa rotina. Desejo que todos saiam desses dias de atividades ainda mais enriquecidos”, comentou.

As equipes desfrutaram de uma programação repleta de atrações que incluía painéis, exposições de aeronaves, competições de voo, entrega de prêmios e uma visita à EMBRAER.

Para Carlos Rosley, responsável pela competição, é gratificante ver tantos talentos reunidos competindo e compartilhando conhecimento. Ele afirmou: “Não há nada como a satisfação de ver algo que vocês criaram com tanto critério, técnica e trabalho alçar voo, fruto de um esforço construtivo”.

Durante o evento, o senhor Horácio Forjaz, que liderou a organização do AeroDesign por 26 anos, recebeu uma homenagem pelos serviços prestados ao longo desse período. Ele comentou: “A vida é assim: cheia de desafios, dificuldades e superações. Após 26 anos, sinto a alegria e a satisfação de ver a missão cumprida. Agradeço a todos e desejo que desfrutem de mais quatro dias de competição, emoção, respeito e civilidade, que são características fundamentais do evento”, disse o senhor Horácio.

Os alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), conhecidos por sua excelência acadêmica e dedicação, trouxeram projetos criativos e tecnicamente robustos, destacando-se entre as equipes participantes. A equipe composta por 16 alunos de graduação, divididos em duas equipes: a Equipe Montenegro, que compete na categoria Regular, e a Equipe Bismarck, na categoria Micro, cada uma com 8 integrantes. A participação do ITA não só evidenciou a competência técnica e a criatividade dos alunos, mas também refletiu o compromisso da instituição em fomentar a formação de engenheiros preparados para os desafios do setor aeroespacial.

    

“Nessa competição, os alunos devem projetar, construir e operar uma aeronave rádio controlada que atenda a requisitos que refletem desafios reais encontrados na indústria aeronáutica. Além das provas de voo, as equipes devem conduzir ensaios, elaborar relatórios técnicos e realizar uma apresentação oral promovendo os diferenciais do projeto. Vale ressaltar também que a competição permite que os alunos desenvolvam suas habilidades pessoais por meio do trabalho em equipe e pela criação de laços com estudantes de outras universidades e com representantes da indústria aeronáutica que atuam no evento. É muito gratificante ver o entusiasmo dos alunos quando suas aeronaves completam as missões de voo com sucesso após um ano de bastante estudo e dedicação. Além de manter a representatividade do ITA como uma importante instituição de ensino de engenharia, a participação na competição é uma oportunidade ímpar para que os estudantes exercitem de forma abrangente e motivante o ofício da Engenharia, transcendendo a experiência da sala de aula”, destacou o professor e orientador das duas equipes Capitão Ney Rafael Sêcco.

      

A equipe "Uai, Só Fly!" da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se destacou na 26ª edição da Competição Aerodesigner, trazendo uma rica história de conquistas e dedicação. Composta por 10 membros da categoria Regular e 19 da categoria Micro, além de contar com o suporte de 2 orientadores, a equipe celebra 25 anos de excelência em competições, desde sua fundação em 1999. Com um currículo impressionante de tetracampeonato brasileiro e tricampeonato mundial, "Uai, Só Fly!" não apenas representa a tradição da UFMG, mas também a paixão e o compromisso com a inovação na engenharia aeronáutica.

“Na UFMG, a prática é essencial para a formação dos alunos, especialmente através do CEA, o Centro de Estudos Aeronáuticos, que existe desde o final da década de 60 e tem sido fundamental na formação de profissionais para a Engenharia Aeronáutica. Os alunos têm a oportunidade de aplicar conceitos de disciplinas como aerodinâmica e propulsão em projetos reais, mesmo que em escala reduzida. Além disso, a competição AeroDesign atrai grandes empresas como Embraer e Boeing, que buscam novos talentos, proporcionando aos estudantes uma vitrine para suas habilidades e potencial de empregabilidade”, explicou  um dos orientadores da equipe Luiz Henrique Jorge Machado.

A capitã da equipe "Uai, Só Fly!", Júlia Silveira Iasbik, compartilhou a empolgação da equipe ao apresentar seu projeto durante a semana de abertura do evento, destacando a importância da interação com outras equipes, a Comissão Organizadora e diversas empresas do setor. Para Júlia, essa experiência não só enriquece o aprendizado, mas também abre portas valiosas no mercado de trabalho.

“Está sendo muito gratificante participar da competição neste ano e ver resultados positivos do trabalho que a gente se dedicou tanto ao longo do ano. E esse ano a gente teve a oportunidade de apresentar nosso projeto na semana de abertura e foi um prazer compartilhar mais uma vez tudo que a gente desenvolveu com tanto esforço e dedicação”, contou Júlia.

   

O encerramento do evento contou com a premiação das equipes ganhadoras nas categorias Micro, Regular e Advanced, além das homenagens, menções honrosas e apresentações de vídeos sobre a competição. Confira o resultado: Classe Micro: EESC USP Bravo; Trem Ki Voa e Micro Raptor; Classe Advanced:  Adelphi; U-FLY; Urutau e Classe Regular: Axé Fly; EESC USP Alpha, F-Carranca, Harpia e Aerofeg.

      

Durante a competição, as equipes participantes se engajam em uma ação solidária ao arrecadar alimentos, que são trazidos para o evento e foram recolhidos cerca de duas toneladas que serão doados a “Sociedade Beneficente Casa do Sol Nascente”, da cidade de São José dos Campos (SP). Essa iniciativa visa não apenas promove a solidariedade, mas também demonstra o espírito colaborativo que permeia a competição, unindo os participantes em um propósito maior além da disputa técnica.

Sobre o Projeto AeroDesign

O Projeto AeroDesign é um programa de natureza educacional cujo objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes em nível superior e futuros profissionais deste importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

A qualidade dos projetos e o desempenho dos mesmos em voo são alvo de avaliação criteriosa por parte de uma centena de juízes e fiscais – basicamente engenheiros que atuam na indústria aeronáutica brasileira - que integram o Comitê Técnico da Competição.

Como decorrência do trabalho em equipe, voltado para o desenvolvimento e materialização de seus projetos, os competidores tem também a oportunidade de exercitar disciplinas que usualmente não fazem parte dos currículos acadêmicos e que, não obstante, se revelam preciosas para o bom desempenho de profissionais da engenharia em um mundo sempre mais competitivo: espírito de equipe, liderança, planejamento, capacidade de vender ideias e projetos.

Fonte: DCTA, por Tenente Alessandra Borges
Fotos: PASJ, por Ten Daniela Camargos; DCTA, por Sgt Neves e ITA, por Sgt R1 Paulo Roberto

 

Fim do conteúdo da página