Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial realiza cerimônia militar de declaração de Aspirantes a Oficial da Reserva
Início do conteúdo da página

No dia 08 de novembro de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a cerimônia militar de conclusão Curso de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPOR).

Na ocasião, 135 alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foram nomeados Aspirantes a Oficiais da Reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), sendo 34 optantes pela carreira de engenheiro militar e 101 não optantes, ou seja, seguirão carreira civil após o término da graduação. O curso foi conduzido pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ).

A solenidade, realizada no Hangar do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. Estiveram presentes o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; o Major-Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral; o Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA (SDT), Brigadeiro do Ar Eduardo Alexandre Bacelar; o Chefe de Coordenadoria de Governança do DCTA, Coronel Aviador Pedro Henrique Cavalcanti de Almeida; Comandantes, Chefes, Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), a Pró-Reitora de Administração do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Graduado-Master da GUARNAE-SJ, além dos familiares e convidados dos formandos.

O Aspirante a Oficial, Paulo César Façanha Silva Filho, destaque entre seus pares, recebeu menção honrosa em virtude de seu desempenho acadêmico e militar. Com uma média de 9,56, o Aspirante Paulo foi eleito o "Destaque Militar da Turma", recebendo das mãos do Diretor-Geral do DCTA o Prêmio CPORAER-SJ, título reservado aos alunos que demonstram habilidades excepcionais, disciplina e comprometimento com os valores da Força Aérea Brasileira (FAB).

“É uma honra indescritível e um privilégio estar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma instituição que reúne profissionais altamente capacitados. Estar aqui, em meio a tantas pessoas com um nível de conhecimento tão elevado, e ainda assim poder me destacar, é algo que me enche de orgulho”, afirmou o Aspirante Paulo.

No decorrer da solenidade, os novos Aspirantes das Turmas Kraken e Hefesto prestaram o compromisso à Bandeira Nacional.

Durante a leitura da Ordem do Dia, o Comandante do CPORAER-SJ destacou que esses Aspirantes renovam a tradição de mais de seis mil alunos do ITA, que, após disputarem um dos vestibulares mais difíceis e concorridos do país, precisam dedicar-se à vida militar.

“Logo nos primeiros dias, em um regime de internato, os alunos perceberam que tinham um grande aliado: os companheiros de turma. O individualismo deu lugar ao espírito de corpo e à camaradagem, tornando menos árdua a transição da vida civil para a militar. Tenham sempre em mente os ensinamentos e valores aprendidos ao longo do CPORAER-SJ e desejo a todos os formandos votos de continuado sucesso na carreira que abraçaram”, disse o Coronel Kléber.

Em suas palavras, o Diretor-Geral do DCTA fez questão de enaltecer o esforço e a dedicação de cada um dos Aspirantes a Oficial, reconhecendo a importância do compromisso e da disciplina que os conduziram até aquele momento de conquista. Além disso, expressou sua sincera gratidão aos pais e familiares dos alunos, destacando o apoio fundamental que ofereceram ao longo de toda a jornada, permitindo que chegassem ao patamar que galgaram hoje.

“Na semana passada, homenageamos o nosso Patrono da Engenharia, Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, por ocasião dos 120 anos de seu nascimento. Ele sonhou em criar uma escola capaz de formar engenheiros para a Força Aérea, mas também de preparar profissionais para atuar em diversas áreas da sociedade. Como Diretor-Geral do DCTA, sinto-me extremamente feliz em ver diante de mim 135 Aspirantes, alguns dos quais não seguirão a carreira militar. No entanto, todos vocês levarão consigo valores como ética, camaradagem, espírito de corpo, comprometimento e, sobretudo, dedicação ao nosso país. O objetivo é contribuir para que o Brasil se torne uma nação grande e desenvolvida. O futuro de vocês é promissor, e estaremos sempre aqui, torcendo e apoiando cada uma de suas conquistas”, enfatizou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Para os novos Oficiais, a cerimônia representa não apenas um rito de passagem, mas também o marco do início de uma jornada repleta de grandes responsabilidades, desafios e conquistas.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges e CPORAER-SJ, por Sub Júlio
Fotos: DCTA, por Sgt Neves

Fim do conteúdo da página