Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA promove a segunda fase da Avaliação Operacional (AVOP) contratual do F-39E
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, de 15 de outubro a 14 de novembro 2024, a segunda fase da Avaliação Operacional (AVOP) contratual do F-39E, na Base Aérea de Natal (RN). A Operação foi executada por militares do DCTA, do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), do Laboratório de Engenharia Logística do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (AeroLogLab-ITA) e do Grupo Logístico da Base Aérea de Anápolis (GLOG-AN). Uma AVOP decorre da necessidade de verificar a efetividade e adequabilidade para a missão à qual o produto adquirido está destinado, quando empregado no ambiente operacional brasileiro, no início do ciclo de vida, em conformidade com a DCA 400-6 – Ciclo de Vida de Sistemas e Material da Aeronáutica.

Essa segunda fase avaliou a versão Basic Capability (BC) e consistiu em uma Validação Logística (VL) com o objetivo de coletar informações sobre as atividades logísticas do F-39E operando fora de sede, em aproveitamento aos Exercícios Composite Air Operations Flight (COMAO) 2024 e Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) 2024 do Comando de Preparo (COMPREP). As informações coletadas irão aprimorar o Modelo de Simulação para Gestão de Operações e Manutenção do F-39, que está em desenvolvimento pelo AeroLogLab-ITA.

Segundo a Coordenadora Geral da Operação, Coronel Engenheira Thais Franchi Cruz, “o software de Gestão de Frota avaliado na Fase 2 da AVOP do F-39E será uma ferramenta disruptiva para inovar a forma de trabalho da Logística tanto para o Gripen, quanto para outros Projetos da FAB, como o KC-390, permitindo operar as aeronaves na sua máxima eficiência”.

Os militares participaram da Fase 2 da AVOP do F-39E na forma de revezamento. O Chefe do AeroLogLab, Tenente-Coronel Engenheiro Danilo Garcia Figueiredo Pinto, que esteve à frente da campanha na 3ª semana, destaca que “a realização da campanha ofereceu a oportunidade perfeita para a validação do modelo de gestão de frota em desenvolvimento, cujos resultados demonstraram alta aderência às operações reais e, portanto, confirmaram o potencial da ferramenta para otimização das operações e ações de manutenção com base nos dados gerados pelo Gripen”.       

                               

A etapa vencida foi posta em perspectiva pelo Coronel VET Fernando Teixeira Mendes Abrahão, que acompanhou a 4ª semana da campanha e ressaltou a “necessidade de evolução contínua do modelo ao longo da fase de operações e suporte da frota, de forma a aumentar sua precisão, consciência situacional e capacidade de agir, acrescentando novas capacidades à medida que se avance pelas configurações das aeronaves, mantendo em vista o objetivo de empregá-lo como um gêmeo digital para toda a frota”.

Fonte: DCTA, por ACS
Foto: CECOMSAER/Arquivo Pessoal

Fim do conteúdo da página