No dia 27 de novembro de 2024, o Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ), unidade de Infantaria da Aeronáutica que integra o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), sediou a cerimônia alusiva ao compromisso à Bandeira Nacional da Segunda Turma do ano de 2024. A solenidade foi presidida pelo Comandante do GSD-SJ, Tenente-Coronel de Infantaria Igor Duarte Fernandes, e contou com a presença de familiares e amigos dos formandos, que contribuíram para abrilhantar a solenidade.
O evento teve como propósito celebrar a conclusão de mais um Curso de Formação de Soldados (CFSd). Nesta ocasião, 134 recrutas finalizaram a formação básica, tornando-se Soldados de Segunda Classe. Esses militares, agora integrantes efetivos do DCTA, passam a compor as fileiras do GSD-SJ, iniciando suas carreiras nas Forças Armadas.
Ao longo do curso, os recrutas foram diuturnamente acompanhados pelo efetivo do Esquadrão de Formação de Soldados (EFSd). Durante os 4 meses de formação, foram submetidos a avaliações teóricas e práticas em diversas áreas do conhecimento, desenvolvendo competências essenciais para o cumprimento de suas atribuições no âmbito militar.
No decorrer do curso, destacaram-se os Soldados de Segunda-Classe Bruno Fernandes Dos Santos, 1º colocado da turma, e Carlos Henrique Quintiliano Ribeiro De Souza, eleito pelos instrutores e companheiros da “Turma Tupã” o “Soldado Padrão” em decorrência de, dentre outros atributos, sua exemplar conduta militar, responsabilidade, zelo e espírito de corpo.
“Gratificante. Pois, por mais que muitos também tiveram seu destaque, me sinto honrado em saber que tanto pela tropa, quanto pela equipe de formação, fui considerado "O destaque", aquele que representa a tropa”, disse o Soldado Quintiliano.
Nas palavras do Comandante do EFSd, Primeiro Tenente de Infantaria Hebert Gomes dos Santos, a conclusão do curso representa um ponto de virada na trajetória desses jovens, que, agora, estão aptos a abraçar os desafios da profissão militar.
“A conclusão da formação de um Soldado é um momento de transformação e amadurecimento. Aqui, o recruta deixa de ser apenas um aprendiz e torna-se um militar apto a servir seguindo o que fora dito no momento de seu juramento à Bandeira Nacional”, disse o Tenente Hebert.
Fonte: GSD-SJ, por Ten Morales
Revisão: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: IEAv, por Sgt Eduardo