Nos dias 26 e 27 de novembro de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu a Consultora-Jurídica Adjunta do Comando da Aeronáutica (COJAER), Doutora Tania Patrícia de Lara Vaz e a Advogada da União na COJAER, Talita Ribeiro Lima Ferreira para reuniões institucionais.
A Doutora Tania foi recebida pelo Chefe de Coordenadoria de Governança do DCTA (CGOV), Brigadeiro do Ar Pedro Henrique Cavalcanti de Almeida.
Na ocasião, estiveram presentes nas reuniões o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arrua Lorenzi; o Chefe da Assessoria de Relações Institucionais, Coronel Aviador Carlos Alberto de Sousa; e demais representantes do DCTA e de seus Institutos.
O objetivo principal da visita ao DCTA foi para tratar de temas pontuais referentes aos projetos ligados às áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), diretrizes e alinhamento institucional.
Para o Chefe da CGOV do DCTA, Brigadeiro Pedro Almeida, este evento reveste-se de importância estratégica, pois, além de promover o alinhamento de normas, oferece uma valiosa oportunidade de reforçar a cooperação institucional, essencial para o sucesso das iniciativas do DCTA voltadas para o campo da CT&I .
A Doutora Tania, comentou que este convite realizado pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Maurício Augusto Silveira de Medeiros, permitiu que a Consultoria Jurídica do Comando da Aeronáutica conhecesse mais profundamente os processos de trabalho, as questões relevantes, complexas, as especificidades, os projetos consistentes de desenvolvimento, pesquisa e inovação, que são desenvolvidos no DCTA e suas Organizações Militares.
“É fundamental este diálogo objetivo e franco que o DCTA propõe à Consultoria Jurídica-Adjunta. Ele permite que possamos oferecer um assessoramento jurídico mais efetivo e alinhado às necessidades das ICT do DCTA. Nosso objetivo é potencializar os resultados positivos já alcançados de forma extraordinária por essas instituições, sempre em prol da missão da Força Aérea Brasileira (FAB). Essa interação entre o jurídico e o técnico é essencial para que os pareceres jurídicos respondam adequadamente às indagações e confiram segurança jurídica às autoridades militares e à reitoria do ITA, que é o nosso objetivo final”, disse a Advogada Geral da União, Doutora Tania.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por S2 Lima e DCTA, por Sc Heglas