Atividades têm foco no ensino e pesquisa em Engenharia de Sistemas e Energia
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Purdue University, universidade de referência pela qualidade de ensino nos Estados Unidos, estão fortalecendo sua parceria por meio de acordos e atividades conjuntas, com foco na excelência acadêmica de ambas as instituições. A colaboração inclui o apoio da universidade americana na implementação do novo campus do ITA em Fortaleza, com disponibilização de intercâmbio de alunos e o mapeamento de projetos colaborativos nas áreas de Engenharia de Energia e de Sistemas, especialmente em ensino e pesquisa.
Em outubro, o ITA recebeu a visita do Professor Doutor Fábio Henrique Ribeiro, Diretor do Purdue Center for Innovative and Strategic Transformation of Alkane Resources, um centro dedicado ao desenvolvimento de estratégias inovadoras para a utilização e transformação de alcanos, hidrocarbonetos presentes em combustíveis fósseis e outras fontes químicas. Na ocasião, o pesquisador foi recebido pelo Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, e pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi.
Durante a visita, o Professor Doutor Fábio Ribeiro conheceu algumas das atividades desenvolvidas no ITA, como o Laboratório de Plasmas e Processos (LPP), o Centro de Competência em Manufatura (CCM) e o Laboratório de Combustão, Propulsão e Energia (LCPE), além do Alojamento Estudantil H8, onde moram os alunos de graduação do Instituto. Também houve reuniões com docentes e alunos para discussão de oportunidades de colaboração, reforçando os laços já existentes entre as duas instituições. No mesmo período, estudantes da universidade americana estiveram no DCTA participando do AeroDesign, competição realizada pela SAE Brasil que estimula a difusão de técnicas e conhecimentos sobre Engenharia Aeronáutica entre estudantes de nível superior e futuros profissionais do setor.
Anteriormente, entre os dias 20 e 22 de agosto, o Reitor, liderando uma comitiva do ITA, esteve em Indiana, nos Estados Unidos, onde foi recebido pelo Presidente da Purdue, Professor Doutor Mung Chiang, e pelo Diretor da Faculdade de Engenharia, Professor Doutor Arvind Raman, durante uma visita para mapeamento de pesquisas de interesse comum e produção de subsídios técnicos para o desenvolvimento dos projetos pedagógico dos cursos a serem implementados no campus do ITA em Fortaleza. Além da Purdue, a equipe brasileira esteve em outras instituições de referência, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Harvard University, a George Mason University e a University of Illinois at Urbana-Champaign.
Essa viagem remonta às origens e à história do ITA, relembrando um marco significativo quando, na década de 1940, o Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho visitou o MIT e nele se inspirou para fundar o ITA, com o objetivo de posicionar o Brasil na vanguarda do conhecimento, por meio da formação de técnicos competentes e cidadãos conscientes. Agora, quase 75 anos depois, o Instituto reafirma seu compromisso em buscar referências globais para aprimorar suas práticas educacionais e ampliar sua presença no cenário mundial da Engenharia e da Inovação, principalmente com os novos cursos que serão criados no campus em Fortaleza.
PURDUE UNIVERSITY
A Purdue University, fundada em 1869 em West Lafayette, Indiana, é uma das instituições de ensino superior mais renomadas dos Estados Unidos, sendo reconhecida como a maior entre as cinco melhores universidades americanas de Engenharia. Também é reconhecida globalmente por suas contribuições inovadoras no setor aeroespacial, com tradição como “berço de astronautas”.
Fonte: ITA, por Ten Leonardo
Foto: ITA, por ACS