No dia 13 de dezembro de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a cerimônia militar de Nomeação dos Primeiros-Tenentes Engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. Na ocasião estiveram presentes o Embaixador do Brasil no Azerbaijão, Manuel Adalberto Carlos Montenegro Lopes da Cruz, Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; autoridades civis e militares; Comandantes, Chefes, Diretores da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), a Pró-Reitora de Administração do ITA e o Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica (GUARNAE-SJ).
Um dos destaques do evento foi o reconhecimento ao Primeiro-Tenente Engenheiro Gabriel Ribeiro Pardini, que se destacou ao longo do curso e realizou a Passagem da Liderança do Corpo de Alunos ao Aspirante Guilherme Ernando Simões de Oliveira, primeiro colocado do quarto ano. O Líder do Corpo de Alunos tem por incumbência o exercício, o desenvolvimento da liderança e o assessoramento do Comando do Corpo de Alunos do CPORAER-SJ nos assuntos relevantes.
O Primeiro-Tenente Engenheiro Pardini, primeiro colocado da “Turma Pegasus”, foi convidado a ocupar o seu lugar de destaque frente à tropa, a fim de receber os seguintes prêmios: Prêmio POUPEX; Prêmio CPORAER-SJ; Prêmio INCAER de Cultura Aeronáutica; Prêmio Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, uma honraria acompanhada de uma espada de Oficial da Aeronáutica, símbolo de excelência concedido ao primeiro colocado.
A entrega deste último prêmio foi realizada de maneira especial pelo Diretor-Geral do DCTA acompanhado dos pais do Tenente Pardini, tornando o momento ainda mais emocionante e simbólico.
“Os prêmios recebidos são de extrema relevância para mim, pois coroam a conclusão deste curso de 5 anos de duração no qual houve, de minha parte, muita dedicação para que eu pudesse ter a melhor formação e por consequência buscar ser o melhor Oficial possível para a Força Aérea Brasileira (FAB).”, disse o Oficial.
Após a entrega das condecorações, a cerimônia prosseguiu com a leitura da Ordem do Dia do Diretor-Geral do DCTA, sendo coroada com um brilhante desfile militar do efetivo do DCTA.
“Estimados formandos, chegar até aqui exigiu de cada um de vocês uma bagagem de experiências que hoje, se torna ainda mais rica e desafiadora. O que lhes espera daqui em diante não é apenas o início de uma carreira, mas o compromisso de servir ao Brasil com excelência. Lembrem sempre que o projeto audacioso do Marechal Montenegro foi criado com o objetivo de formar engenheiros competentes e cidadãos conscientes”, destacou Tenente-Brigadeiro Medeiros.
O encerramento ficou por conta do tradicional ato do "quepes ao ar", realizado pelos concludentes em celebração ao término do curso e ao início de suas carreiras como Oficiais Engenheiros da FAB.
O evento reafirmou o compromisso do DCTA com a formação de profissionais de excelência, prontos para contribuir com o desenvolvimento da ciência e tecnologia aeroespacial no Brasil.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges e CPORAER-SJ, por So Júlio
Foto: DCTA, por Sgt Neves