Nos dias 13 e 14 de março, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) se fez presente, convidado pelo Instituto Alpha Lumen que em parceria com a entidade The Michaelis Foundation For Global Education coordenou a 8º edição da Science Days, que foi realizado no Centro de Eventos do Shopping Vale Sul, em São José dos Campos (SP).
Durante o evento foram recebidos aproximadamente 9 mil estudantes, sendo 6.250 oriundos de escolas públicas. Destes, 800 participaram por conta própria, enquanto 1.100 foram parte de uma iniciativa orgânica. Esse grande número de participantes reflete o impacto e a relevância do evento, que visa proporcionar uma experiência educacional única e acessível a jovens de diversas origens.
Inspirado no "Dia do Espaço", o evento é realizado periodicamente na Flórida (EUA), o "Science Days 2025" reuniu pessoas interessadas em inovações científicas e tecnológicas. Seu objetivo foi apresentar e exibir para crianças, jovens e o público em geral, projetos e experimentos voltados para as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
O Science Days tem se destacado como uma plataforma importante para o incentivo a ciência e tecnologia, reunindo grandes nomes da área e proporcionando experiências enriquecedoras para todos os participantes, principalmente os estudantes. De acordo com a Diretora do Instituto Alpha Lumen, Nuricel Villalonga, o evento tem desempenhado um papel fundamental ao despertar o interesse dos estudantes para essas áreas, além do impacto significativo que tem gerado, proporcionando uma excelente oportunidade de aprendizado e motivação.
“Nosso evento Science Days, que desde a sua criação já impactou mais de 55 mil participantes, é uma maneira lúdica e saudável de estimular o interesse do público pela ciência e tecnologia, além de apresentar as grandes referências nacionais e internacionais dessa área”, ressaltou a Diretora do Instituto Alpha Lumen.
O espaço dedicado para o DCTA contou com o “Giroscópio Humano, mais conhecido como “Girotec”. Este aparelho simula e demonstra na prática a sensação da gravidade zero. Seu conceito básico consiste em três eixos livres que giram em direção aleatória. Não há a presença de motor e o que interfere no movimento é o peso da pessoa. As agências espaciais e academias militares empregam o giroscópio humano para o treinamento de seus pilotos visando adaptação à desorientação aeroespacial.
O Instituto de Estudos Avançados (IEAv) apresentou o desenvolvimento do Projeto Comando e Controle (C2), que visa desenvolver algoritmos para processar e extrair informações de dados aeroespaciais em tempo real, otimizando operações de Comando e Controle. O foco é integrar acadêmico e operacional em diversos cenários, já a Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica (EAH) apresentou as pesquisas realizadas nessas áreas.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) apresentou ao público do evento o “O ITA Rocket Design”, iniciativa estudantil dedicada ao desenvolvimento de foguetes para competições, com o objetivo de atingir três quilômetros de altura. Para o iteano Antônio Vinicios, do curso de Engenharia Aeroespacial, foi uma experiência ímpar participar do Sciense Days e mostrar um pouco do trabalho desenvolvido no ITA Rocket Design.
“É muito bom constatar o interesse de muitas escolas em prestigiar o evento e se fazerem presentes aqui. Os estudantes chegam e estão realmente interessados em saber: “O que é essa peça aqui, do que é feito e outras curiosidades.” Alguns querem saber o que levamos dentro do foguete, e é muito bom poder passar isso adiante e influenciar a seguirem esse caminho”, disse Antônio Vinicios.
Além do acervo do DCTA, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as unidades do planetário, que faz parte do Projeto CEU, que permite por meio da astronomia e da astrofísica estimular a curiosidade de jovens e crianças a entender melhor nosso planeta e universo. A empresa Psyche também apresentou a tecnologia de ponto dos super drones e as pessoas tiveram a oportunidade de interagir com o famoso robô Spot.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sc Heglas