Programa especial produzido pela Rede Vanguarda conta a trajetória de um visionário que sonhou o futuro da aeronáutica no Brasil
O programa jornalístico “O Céu Não é o Limite - A História do Marechal Montenegro”, produzido pela Rede Vanguarda, traz a trajetória desse visionário que, com sua genialidade e determinação, deixou um legado duradouro, desde a fundação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
O documentário narra como o Marechal Casimiro, aos 19 anos, partiu para o Rio de Janeiro com o sonho de ser piloto, mas logo ampliou sua visão, buscando transformar o Brasil em um líder da indústria aeronáutica. Ele fundou o Correio Aéreo Nacional, conectando o país de ponta a ponta, e foi essencial para a criação de Instituições que formaram gerações de engenheiros, como o ITA e o DCTA.
O programa conta com o depoimento do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros (Diretor do DCTA 2022-2025); do Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; do Fundador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Doutor Fernando de Mendonça; do Diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Coronel Aviador Charlon Goes Cunha e do Responsável pelo PCAN-SJ, Capitão Especialista em Armamento Luiz Carlos Teixeira de Oliveira Junior.
O documentário foi ao ar no último dia 22 de março, na TV Vanguarda. O documentário narrou a brilhante e inspiradora história de como um homem visionário pode transformar o futuro de uma nação.
A Assessoria de Comunicação do DCTA, acompanhou o repórter, Pedro Melo e o cinegrafista, Peterson Grecco durante as gravações pela Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) e seus Institutos.
Para o repórter, Pedro Melo, a experiência em produzir o documentário que narra a biografia do Marechal Casimiro foi mergulhar na história do homem que transformou São José dos Campos, na cidade de aviação.
“Foram cinco meses debruçados em biografias, arquivos, fotos e registros históricos. Além de depoimentos relevantes, com histórias que a história não contou! Sou extremamente grato ao apoio da FAB, DCTA e do ITA, para ter conseguido e podido celebrar um dos maiores brasileiros da história, que merece todo reconhecimento. Casimiro Montenegro Filho inspira com seu legado, porque ele compartilhou com o país conquistas que beneficiaram e ainda renderão muito ao futuro do Brasil. Sua trajetória merece ser contada, ouvida, compartilhada. E quis o destino, que um homem natural de Fortaleza pudesse mudar o país a partir de São José dos Campos, no Vale do Paraíba", contou Pedro.
Assista ao documentário, clicando aqui.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Ten Alessandra Borges e arquivo pessoal