Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA participa da LAAD Defense & Security 2025
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) marcou presença na LAAD Defense & Security 2025, a maior feira de segurança e defesa da América Latina, que ocorre de 1º a 4 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). O evento reúne empresas, instituições e especialistas do setor, promovendo debates e parcerias estratégicas e impulsionando o desenvolvimento da indústria de defesa no Brasil e no mundo.

No evento, participou uma comitiva do DCTA, composta pelo Diretor-Geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; o Vice-Diretor, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; o Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro do Ar Eduardo Alexandre Bacelar, além de Comandantes, Chefes e Diretores da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).   

A Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou em seu estande maquetes das aeronaves F-39 Gripen e KC-390 Millennium, além do modelo do foguete espacial VSB-30, lançado pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Outra novidade foi a mesa interativa, que permitiu aos visitantes explorar informações sobre projetos estratégicos da FAB, proporcionando uma experiência imersiva.

A comitiva do DCTA aproveitou a oportunidade para visitar os estandes de empresas como Mc Jee, EMBRAER, AEL, ICEYE, AIRBUS e SAAB, e participou de reuniões, uma vez que o Departamento desenvolve projetos em parceria com essas empresas.

“O DCTA desempenha um papel fundamental na participação em eventos da área de defesa, como a LAAD, por ser o órgão setorial da FAB responsável pelo desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial. Em eventos como esse, são apresentados os avanços mais recentes nesta área, oferecendo uma excelente oportunidade para conhecer novos produtos e ampliar o networking com empresas e organismos atuantes nesse campo. Na LAAD 2025, participaram diversas empresas com as quais o DCTA desenvolve projetos estratégicos, o que foi uma ótima chance para aprofundar o conhecimento sobre os produtos oferecidos e em desenvolvimento por esses parceiros da FAB”, destacou o Assessor do Escritório Corporativo de Gerenciamento de Projetos (ECGP), Coronel Engenheiro Flávio R. Petraccone.

Destaques da FAB na LAAD 2025

F-39 Gripen – Desenvolvido em parceria com a Suécia, o caça multimissão F-39 Gripen integra o Projeto FX-2, que prevê a aquisição de 36 aeronaves para equipar o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA). Com entregas previstas até 2027, o modelo passará por certificações e atualizações até atingir sua capacidade operacional plena, garantindo a soberania do espaço aéreo brasileiro.

KC-390 Millennium – Maior aeronave militar já produzida no Brasil, o KC-390 representa um marco na aviação de transporte da FAB. Desenvolvido em parceria com a Embraer, o projeto fortalece a Base Industrial de Defesa e já conta com diversas unidades operando nas Bases Aéreas de Anápolis e do Galeão. Ao todo, serão 19 aeronaves, ampliando a capacidade de transporte logístico e reabastecimento em voo da Força Aérea.

VSB-30 – O veículo suborbital brasileiro é utilizado para experimentos científicos e tecnológicos em microgravidade, alcançando até 270 km de altitude. Com 12 metros de comprimento e mais de duas toneladas, o foguete já realizou 31 lançamentos bem-sucedidos em diferentes países. Sua certificação rigorosa garante segurança e confiabilidade, impulsionando o desenvolvimento da pesquisa espacial no Brasil.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: CECOMSAER, por Sgt Müller Marin e  DCTA, por Sgt Neves
Edição do Vídeo: DCTA, por So R1 Linares

Fim do conteúdo da página