Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Alunos do SENAC visitam o Núcleo Corporativo de Tecnologia da Informação
Início do conteúdo da página

No dia 08 de abril de 2025, o Núcleo Corporativo de Tecnologia da Informação (NCTI), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), recebeu a visita técnica dos alunos dos cursos Técnico em Informática e Técnico em Computação Gráfica do SENAC – Unidade Guaratinguetá (SP).

A visita teve início pelo Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história do DCTA através de uma visita guiada pelo acervo do MAB.

Depois, os alunos, seguiram para o NCTI para conhecer o funcionamento do Data Center do Departamento e na oportunidade conheceram os Laboratórios de Simulação (LABSIM) do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).

Segundo o Chefe da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tecnologista Sênior Bolis R. Petrusanis, a visita foi muito importante para divulgar o trabalho dos militares e civis realizados na Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

“É importante propiciar a esses jovens a oportunidade de conhecerem o desenvolvimento tecnológico ao longo do tempo no setor aeroespacial, bem como vivenciarem exemplos reais de aplicações resultantes da constante transformação digital em que vivemos. Se despertarmos nesses jovens, pelos menos, uma vocação, nos sentiremos honrados por ter contribuído para a concretização de seus sonhos”, disse o senhor Bolis.

Para a estudante Yasmin Ferreira e Silva, do curso de Computação Gráfica, contou que a visita ao DCTA, foi uma experiência enriquecedora para o seu conhecimento pessoal e profissional.

“Um dos pontos que mais gostei foi o Memorial Aeroespacial Brasileiro, que apresenta de forma clara e interessante a história da aviação e da tecnologia espacial no Brasil. Também achei muito interessante conhecer os servidores internos do DCTA e entender melhor como funciona toda a estrutura tecnológica desenvolvida. Como estudante de computação, foi inspirador ver na prática como tecnologia, redes e sistemas complexos são aplicados em tempo real para garantir a segurança e eficiência no espaço aéreo”, disse Yasmin.

                                        

                                        

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sgt Neves

 

Fim do conteúdo da página