Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Comitiva do DCTA realiza Visita Técnica ao Centro de Lançamento de Alcântara e ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno
Início do conteúdo da página

De 14 a 17 de abril de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou Visita Técnica (VAT) ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

A Visita Técnica tem como objetivo avaliar o desempenho técnico, operacional e administrativo das Organizações subordinadas. Essa atividade permite a verificação direta da governança e da gestão institucional, assegurando o alinhamento com as diretrizes do Plano Setorial (PLANSET) e a conformidade com a missão do DCTA.

A comitiva do DCTA, composta pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; do Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, Brigadeiro do Ar Alexandre Daniel Pinheiro da Silva; do Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro do Ar Eduardo Alexandre Bacelar, do Chefe da Coordenadoria de Governança, Coronel Aviador Alexander Santopietro; do Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, além dos Oficias avaliadores e do Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos  (GUARNAE-SJ).

Para o Diretor-Geral do DCTA, as visitas às unidades subordinadas representam uma ação essencial, pois possibilitam a identificação de oportunidades de melhoria, assegurando a aderência às diretrizes estratégicas estabelecidas pela instituição.

“Agradeço mais uma vez a todos pela dedicação e esforço. Tenho plena confiança de que, com o trabalho em equipe, continuaremos a evoluir e a fortalecer nossa Instituição. A visita técnica ao CLA e ao CLBI evidenciou o profissionalismo dos efetivos, a importância da prontidão operacional e a robustez da infraestrutura dos Centros para os próximos desafios do Programa Espacial Brasileiro. Em um momento estratégico para o setor, reforçamos a integração entre as unidades do DCTA e projetamos um 2025 mais intenso, com vistas ao aumento de lançamentos em 2026. O sucesso desses lançamentos dependerá do empenho e da colaboração de todos, e com certeza terão um impacto profundo no nosso futuro. Muito obrigado a todos!”, enfatizou Tenente-Brigadeiro Neubert.

O Diretor do CLA e do CLBI, durante a passagem da comitiva pelos Centros reforçaram a importância desse contato in loco para estreitar os laços com o Comando Superior e alinhar às diretrizes estratégicas do DCTA.

“Quero reforçar que nossas portas e janelas estão e estarão sempre abertas para tudo que nos for melhor, para tudo que mais longe projetar nossa tríplice responsabilidade que temos por aqui, em Alcântara: de sermos operacionalmente eficientes; socialmente responsáveis e ecologicamente corretos; porque é somente assim que garantimos um melhor preparo; um seguro lançamento e um contínuo rastreio”, destacou o Diretor do CLA, Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza.

“Receber o DCTA é de extrema importância. Trata-se de uma oportunidade valiosa para reunir esforços, fortalecendo a cooperação mútua, a fim de cumprirmos, com excelência, a missão institucional do DCTA e deste Centro de Lançamento ”, disse o Diretor do CLBI,  Coronel Aviador Christiano Pereira Haag.              

As Visitas Técnicas proporcionam um olhar mais atento às operações, pois, além de promoverem a integração e a eficiência das atividades, contribuem para que o Brasil avance de forma segura, estratégica e competitiva no cenário aeroespacial.

Fonte: DCTA, por Ten Priscila Scarparo e Ten Alessandra Borges
Foto: CLBI, por ACS e CLA, por ACS

Fim do conteúdo da página