As operações planejadas fortalecem o Programa Espacial Brasileiro, contribuindo para o incremento da infraestrutura operacional no Centro Lançamento de Alcântara e para o desenvolvimento nacional.
Em reunião realizada no dia 26 de junho de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por intermédio da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), conduziu a Reunião Anual de Distribuição de Períodos de Disponibilidade para o ano de 2026, marcando o início de um novo ciclo de planejamento das atividades espaciais de lançamento a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
Durante o encontro, a empresa sul-coreana Innospace, que atua no Brasil por meio de sua subsidiária, escolheu todos os cinco Períodos disponibilizados nesta reunião. Para tanto, a empresa habilitou-se ao apresentar a Autorização de Lançamento emitida pela Agência Espacial Brasileira (AEB), um passo importante que atesta a conformidade com os critérios técnicos e de segurança do Regulamento Espacial Brasileiro.
“A parceria com a Innospace do Brasil vem trazendo inúmeros frutos para o desenvolvimento socioeconômico regional e elevando a capacidade operacional do Centro de Lançamento de Alcântara. Estamos muito confiantes para a realização da primeira operação do veículo Hanbit-Nano, ainda no segundo semestre de 2025. Ademais, acreditamos no aumento significativo da cadência de lançamentos privados a partir do território nacional, em 2026, provendo às tecnologias espaciais nacionais maiores oportunidades de acesso ao espaço. Trata-se de um passo importante para a busca da autonomia do país na área espacial.", ressaltou o Vice-Presidente da CCISE, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza.
O Calendário de Lançamentos Espaciais visa garantir maior eficiência na alocação de recursos e no planejamento operacional, além da previsibilidade para as campanhas espaciais em território nacional. Clique aqui e baixe o Calendário de 2026.
Fonte: CCISE
Foto: CCISE