No dia 3 de julho de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), recebeu a visita de uma comitiva composta por integrantes do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). A atividade teve como objetivo proporcionar aos participantes uma visão aprofundada sobre as capacidades científicas, tecnológicas e industriais do setor aeroespacial brasileiro.
A comitiva foi recepcionada pelo Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, Brigadeiro do Ar Daniel Alexandre Pinheiro, que deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância da visita como uma oportunidade valiosa para conhecer de forma mais aprofundada os projetos estratégicos conduzidos no Departamento.
“É uma grande satisfação dar início a essa programação, pois o DCTA representa, de forma concreta, a ciência e a inovação a serviço do país. Aqui não desenvolve tecnologia apenas para a Força Aérea, mas para toda a nação brasileira — e até mesmo além dela. É extraordinário pensar que, quando o Marechal Casimiro Montenegro Filho — ainda como Tenente-Coronel — sonhou em criar um centro de engenharia aeronáutica no Brasil, o país sequer produzia bicicletas. Hoje, a Embraer, que tem origem nesse sonho e neste solo, é a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo. Essa história nos mostra que a educação e a ciência são os pilares que transformam uma sociedade”, destacou Brigadeiro Daniel.
A programação teve início no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), onde os visitantes foram recepcionados com uma apresentação institucional do DCTA, seguida de uma visita guiada pelo acervo do memorial que é dividindo em cinco ambientes: Defesa, Aeronáutica, Espaço, Ensino e Pesquisas Associadas.
Na sequência, a comitiva seguiu para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde assistiu a uma apresentação institucional sobre a missão acadêmica e os projetos em andamento. Em seguida, os visitantes conheceram o Centro de Ciência em Manufatura (CCM) e o Laboratório de Pesquisa em Concepção em Sistemas Complexos (CONCEPTIO), onde foram apresentados à excelência dos trabalhos de pesquisa e às iniciativas tecnológicas desenvolvidas pela instituição.
Os participantes também tiveram a oportunidade de visitar o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), onde acompanharam apresentações técnicas e conheceram o Laboratório de Preparação e Integração (LPIN), além do Projeto TR-5000. No Instituto de Estudos Avançados (IEAv), os visitantes visitaram laboratórios de ponta, como o Laboratório de Modelagem e Simulação (Projeto ASA) e o Laboratório de Propulsão Hipersônica (Projeto Prophiper). Durante a visita ao DCTA, uma das participantes se emocionou ao relembrar antigos sonhos e destacou o quanto a experiência foi marcante e inspiradora.
“Estar aqui hoje é como realizar um sonho que eu nem lembrava mais que tinha. Tenho 37 anos, sou engenheira, mestre pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e atualmente faço o Curso de Altos Estudos na Escola Superior de Guerra, pelo Colégio Pedro II — onde também atuo como engenheira. Quando eu estava no terceiro ano do ensino médio, estudava para as provas do ITA, mas achava que nunca pisaria neste lugar. Por isso, essa visita tem um significado muito especial. Foi especialmente tocante ver o slogan ‘Um sonho possível’. Às vezes, a gente acha que certos sonhos não são para nós — e, de alguma forma, mesmo depois de 20 anos, o que parecia impossível pode se tornar realidade. Esse dia resume bem isso. Conhecer o DCTA, o ITA, IAE e o IEAv foi uma experiência incrível, enriquecedora. Um verdadeiro sonho possível”, disse Francielly Andrade.
A iniciativa reforça a importância da integração entre instituições civis e militares no fortalecimento da Base Industrial de Defesa e na promoção da ciência, tecnologia e inovação no país.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: ITA, por Sgt Roberto, IEAv, por Cb Peterson e DCTA, Sc Heglas