No dia 06 de julho de 2025, a Banda de Música do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou um concerto no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos (SP), com o tema “O Retorno dos Heróis – 80 anos (1945–2025)”.
Na ocasião estiveram presentes o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Professor Doutor Antonio Guilherme Arruda Lorenzi; Oficiais-Generais de ontem e de hoje; o Vice-Prefeito de São José dos Campos, Coronel PM Wilker dos Santos Lopes; o Fundador do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e Fundador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Doutor Fernando de Mendonça, além dos Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares da Guarnição de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), da Pró-reitora de Administração do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Diretor Executivo da Associação de Fomento a Arte e a Cultura (AFAC) de São José dos Campos, Aldo Zonzini Filho.
O concerto celebrou as oito décadas do fim da Segunda Guerra Mundial e homenageou os militares brasileiros que participaram dos combates na Itália, especialmente os integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que retornaram ao país em 1945.
Com um repertório cuidadosamente selecionado para exaltar a riqueza musical brasileira e envolver o público em uma verdadeira viagem sonora, o concerto da Banda de Música do DCTA promoveu uma manhã com muita musicalidade. A apresentação teve início com a imponente abertura “Heróic” e seguiu com a vibrante “Caipira Sinfônico”. Em clima de introspecção, o público foi tocado pela sensível interpretação de “Lamento Sertanejo”. O concerto prosseguiu com “Valenças”, uma homenagem ao compositor Alceu Valença. O encanto da animação da Disney ganhou vida com a suíte de “Moana”, seguida do sofisticado “Brasil da Bossa”. Encerrando com chave de ouro, o programa trouxe ainda dois tributos à música popular brasileira: “Coisas que o Lua Canta”, celebrando Luiz Gonzaga, e o animado “Medley Adoniran Barbosa”, que resgatou os clássicos do samba paulistano.
O Diretor-Geral do DCTA destacou a belíssima apresentação da Banda de Música como uma demonstração do talento, da disciplina e da sensibilidade artística dos militares da Força Aérea Brasileira (FAB).
“Somos herdeiros diretos desse legado. Nossos aviadores, engenheiros, pesquisadores e técnicos são, hoje, os guardiões de uma soberania conquistada também nos céus da Itália. Cada nota executada hoje nos transporta àquele espírito de honra, coragem e patriotismo que deve inspirar as novas gerações. Celebrar essa memória é também construir um futuro mais justo para todos. Que a Banda de Música do DCTA continue traduzindo em música aquilo que muitas vezes as palavras não conseguem expressar. Muito obrigado a todos que vieram prestigiar este momento”, enalteceu o Tenente-Brigadeiro Neubert.
A apresentação emocionou o público presente, que acompanhou cada número com entusiasmo e admiração.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: GAP-SJ, por Sgt Peterson