Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > 71 anos do DCTA
Início do conteúdo da página



Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA

No ano de 1941, a criação do Ministério da Aeronáutica, em meio a um grande conflito mundial, evidenciava a importância da aviação militar para o mundo e para o Brasil. Em sua organização inicial, o então Tenente-Coronel Aviador Casimiro Montenegro foi nomeado Diretor da Subdiretoria de Técnica Aeronáutica e, em sua larga visão inovadora, não tardou em levantar as necessidades para viabilizar uma escola superior de engenharia aeronáutica que gerasse pesquisa, desenvolvimento e promovesse a industrialização do país.

Em janeiro de 1946, foi criada a Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica (COCTA), que ficou subordinada diretamente à Subdiretoria de Técnica Aeronáutica, sob os cuidados de Casimiro. O objetivo maior era impulsionar a produção aeronáutica a partir da formação de capacitados engenheiros aeronáuticos, visto que eram escassos no Brasil.

A COCTA, com sede no Rio de Janeiro em seus anos iniciais, empreendeu chamadas públicas para a construção do centro de ensino, que, posteriormente, veio a tornar-se o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sendo transferido para São José dos Campos, em novembro de 1953. Sendo assim, surge o Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), o qual a história se entrelaça com a criação da escola que, hoje, é referência em ensino público de qualidade, pesquisa e fomento à indústria.

Atualmente, o DCTA e suas organizações subordinadas formam um complexo de pesquisa e desenvolvimento voltado a planejar, gerenciar e executar atividades relacionadas à ciência, tecnologia e inovação no âmbito do Comando da Aeronáutica. Todo esse complexo atua em sintonia com o conceito da tripla hélice, onde Governo, Academia e Indústria trabalham a fim de encontrar soluções científico-tecnológicas para fortalecer nossa base industrial de defesa.

Fonte: DCTA, por Ten Carolina Redlich

Fim do conteúdo da página