Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA celebra Dia Internacional das Mulheres
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespial (DCTA), realizou neste dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, um café da manhã especial para cerca 200 mulheres do efetivo militar e civil. A comemoração contou com a presença do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani e de Oficiais-Generais da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).

Em nome do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Mauricio Augusto Silveira de Medeiros, o Vice-Diretor leu uma homenagem, na qual destacou a presença da mulher em um ambiente militar.

“É com uma satisfação que vejo mulheres presentes aqui. Em um ambiente de origem estritamente masculino, perceber que vocês conseguiram conquistar seus espaços é extremamente gratificante. Sintam-se, por meio dessa singela homenagem, reconhecidas pelo papel que desempenham na sociedade, na Força Aérea e no DCTA”, disse.

O Major-Brigadeiro, Mauro Bellintani, também destacou a presença feminina na Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) com o fato histórico que pela primeira vez a Aula Magna do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi ministrada por uma mulher, a Professora Doutora Liedi Legi Bariani Bernucci, e também neste ano tivemos a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Aeronáutica de São José dos Campos (PASJ), Tenente-Coronel Luciana França Rosa Freitas.

“Sinto-me honrada em ser a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Aeronáutica de São José dos Campos e de ter a oportunidade de contribuir com a nobre missão de administração de Próprios Nacionais Residenciais (PNR), que de forma indireta contribuem com a elevação da moral do efetivo do DCTA”, destacou a Tenente-Coronel Luciana.

Mulheres na Força Aérea Brasileira

Na história da Força Aérea Brasileira a jornada é de pioneirismo e conquistas, pois as primeiras mulheres que ingressaram na FAB, foi em 1982, quando foram criados os quadros femininos de Oficiais e Graduadas.

Hoje, são mais de 10 mil mulheres na FAB, em diversas funções e sendo uma carreira promissora e de reconhecimento para desempenhar as ações de Controlar, Defender e Integrar o território nacional.

Fonte: DCTA, por Asp Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sgt Lucineia e GAP-SJ, por Daniela

 

 

Fim do conteúdo da página