Turma de 2024 recebeu os diplomas durante cerimônia realizada no DCTA
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou neste sábado, 14 de dezembro, a cerimônia de formatura dos alunos de graduação em Engenharia de 2024. Um evento, realizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), marcou a entrega dos diplomas a 117 novos engenheiros.
A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e contou com a presença do Embaixador do Brasil no Azerbaijão, Manuel Adalberto Carlos Montenegro Lopes da Cruz, do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, do Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, do Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, entre outras autoridades civis e militares, além de amigos e familiares dos formandos.
Durante a cerimônia, foi lida a Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que, dirigida aos formandos, contextualizando que eles “representam a dualidade da missão do ITA: formar não apenas engenheiros de elevada competência técnica, mas também líderes capazes de transformar a sociedade”. “Estejam certos de que o Brasil aguarda, ansiosamente, o impacto de suas contribuições para alcançar a visionária meta de Casimiro Montenegro: construir uma nação forte, autônoma e preparada para moldar o futuro com suas próprias mãos”, ressaltou.
O Tenente-Brigadeiro Medeiros, Diretor-Geral do DCTA, parabenizou os alunos pela formação e disse que “é um dia muito importante para a Força Aérea Brasileira, o DCTA e o ITA, com a entrega para a sociedade de novos engenheiros altamente capacitados e cidadãos conscientes”. Ele pontuou ainda que “o trabalho desses profissionais irá contribuir para o desenvolvimento do país. Os engenheiros formados pelo ITA, além de possuírem alta capacidade científica, carregam consigo a Disciplina Consciente, valores incutidos pelo Marechal Casimiro Montenegro”.
O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, também discursou, destacando a honra de acompanhar a formação da primeira turma sob sua gestão, iniciada em janeiro deste ano. “O ITA possui um reconhecimento e uma reputação que foram construídos ao longo dos últimos setenta e quatro anos pelo esforço, competência, profissionalismo e paixão de todos aqueles que nos antecederam. Desejo que vocês, novos engenheiros, sejam resilientes e liderem pelo exemplo, e nunca deixem de ter gratidão, por tudo, e principalmente pelo dom da vida”, disse.
TURMA 2024
A turma de 2024 dos alunos de graduação do ITA é composta por 117 formandos de seis diferentes cursos: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia da Computação e Engenharia Aeroespacial. Além disso, os alunos que completaram os Programas de Formação Complementar, conhecidos como minors, também receberam os diplomas em Bioengenharia, Engenharia Física, Ciência de Dados e Controle e Automação.
A turma foi composta por 29 optantes militares, sendo cinco oficiais das Forças coirmãs, Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro e os demais da Força Aérea Brasileira, além dos 83 não optantes.
.: Cerimônia militar celebra novos Primeiros-Tenentes Engenheiros no DCTA
O primeiro colocado entre os optantes militares, celebrou a conquista. “Sinto-me motivado e com o objetivo de usar todo esse conhecimento adquirido para auxiliar a FAB em sua missão de defender, controlar e integrar o nosso país”, destacou o 1º Tenente Engenheiro Gabriel Ribeiro Pardini. Já o engenheiro de computação Rafael Studart Mattos di Piero foi agraciado com a láurea Cum Laude pelos excepcionais resultados acadêmicos alcançados ao longo do curso. “A partir de agora eu quero trabalhar com atividades que façam algum impacto no mundo, porque convivendo no ITA saímos como uma nova percepção de como a engenharia pode influenciar para melhor”, comentou.
HOMENAGENS
Durante a cerimônia, foram prestadas homenagens a professores e servidores, em reconhecimento ao apoio oferecido aos formandos ao longo de sua jornada acadêmica. Além disso, os alunos escolheram como patrono o professor, pesquisador e engenheiro da primeira turma do ITA, de 1950, Urbano Ernesto Stumpf. Nascido em 1919, o Dr. Stumpf é amplamente conhecido como o “pai do carro a álcool”, graças às suas pesquisas pioneiras sobre o tema e por ter, em 1975, percorrido mais de 8 mil quilômetros com o protótipo do que viria a ser o primeiro motor movido a etanol.
O empresário e engenheiro Mario Araújo Alencar Araripe, formado pelo ITA em 1977, foi escolhido como paraninfo da turma. “Hoje, vocês encerram um ciclo, e eu gostaria de parabenizá-los. Sinto-me profundamente honrado com essa homenagem. Tenho certeza de que vocês retribuirão, tanto às pessoas próximas quanto à sociedade por todo o investimento que foi feito em suas formações”, declarou Araripe.
Fonte: ITA, por Ten Leonardo
Revisão: DCTA, por ACS
Foto: DCTA, por Sgt Neves