No dia 08 de novembro de 2024, durante cerimônia realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), foi entregue o Certificado de Conformidade ISO 9001-2015 – Multisite ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Na ocasião, estiveram presentes o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo, Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski; o Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro do Ar Raul Carlos Câmara Borges; o Chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen; o Chefe do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER), Brigadeiro do Ar Márlio Concidera Estebanez; o Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA (SDT), Brigadeiro do Ar Eduardo Alexandre Bacelar; o Chefe de Coordenadoria de Governança do DCTA (CGOV), Coronel Aviador Pedro Henrique Cavalcanti de Almeida, além dos Comandantes, Chefes, Diretores da Organizações Militares das Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) e a Pró-Reitora de Administração do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Após o Diretor-Geral do DCTA, acompanhado do Diretor do IFI, Coronel Aviador Marcelo Zawadzki, realizar a entrega do Certificado NBR ISO 9001: 2015 ao Diretor do DECEA, o mesmo fez uso da palavra reforçando que receber uma certificação como essa demonstra a capacidade das Organizações de cumprir rigorosos requisitos de qualidade, melhorar a produtividade, otimizar recursos e tomar decisões baseadas em indicadores de desempenho confiáveis.
“Mais uma vez eu agradeço o trabalho da equipe do IFI que entendeu as necessidades do DECEA e nos concedeu esse Certificado de Conformidade ISO 9001-2015 - Multisite”, disse Tenente-Brigadeiro Barbacovi.
O Tenente-Brigadeiro Medeiros, enfatizou sobre o papel fundamental do DCTA na promoção da qualidade e excelência nos processos de certificações emitidas pelo IFI.
“A concessão dessa certificação reafirma o compromisso do DECEA com a qualidade e a busca pela excelência operacional da prestação de serviços essenciais da aviação, além de reforçar o papel do IFI de garantidor da conformidade e confiabilidade da nossa indústria aeroespacial de defesa. Parabéns a todos os envolvidos nessa conquista e que continuemos a trilhar o caminho de excelência que Marechal Montenegro Filho nos inspirou a seguir. Viva a certificação aeronáutica, viva o DCTA, viva o DECEA, viva a Força Aérea”, salientou o Diretor-Geral do DCTA.
Ao final da solenidade, o Tenente-Brigadeiro Medeiros entregou ao Brigadeiro Barbacovi uma "Challenge Coin", moeda de grande significado para o DCTA. De um lado da moeda, está representado o Bandeirante com a imagem do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, enquanto no outro lado encontram-se o símbolo do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e o dom do DCTA.
O IFI tem desempenhado um papel fundamental na promoção da qualidade e da excelência em diversos aspectos do setor aeroespacial. Por ser uma Organização Militar acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e reconhecida pelo Fórum Internacional de Acreditação (IAF), atua por meio de sua Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG) na certificação de diversas organizações que contribuem para o desenvolvimento e aprimoramento dessa área.
Sobre o Certificado de Conformidade ISO 9001-2015 - Multisite
Atualmente, a Certificação ISO 9001:2015 é reconhecida globalmente como uma garantia da capacidade de uma organização em fornecer consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos e expectativas das partes interessadas.
Com a presente certificação, o DECEA recebe do IFI — organismo acreditado pelo INMETRO e reconhecido pelo Fórum Internacional de Acreditação (IAF) — o Certificado de Conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade no Escopo de “Prestação de Informações Meteorológicas: METAR e SPECI”.
No âmbito do DECEA, as seguintes organizações já possuem as certificações emitidas pelo IFI: Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ).
Recentemente, o DECEA obteve uma nova certificação, classificada como Multisite, que marca um importante avanço para o Departmento dado o vulto de tal certificação.
O escopo dessa certificação abrange a prestação de informações meteorológicas METAR e SPECI, disponibilizadas pelas Estações Meteorológicas de Superfície (EMS) em 29 aeroportos internacionais.
Iniciado em 2019, tal processo de certificação envolveu 36 sites do DECEA distribuídos em todas as regiões do país. Durante esse período, foram realizadas cerca de 38 auditorias, exigindo um esforço conjunto significativo das equipes do IFI e do DECEA.
Segundo o Chefe da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão do IFI, Major Aviador Elkeaer Sezalpino Mioto, a certificação obtida reafirma o compromisso do DECEA com a qualidade e com a busca contínua pela excelência na prestação de serviços essenciais à aviação.
“A adesão aos padrões ISO 9001:2015 permite ao DECEA não apenas fortalecer sua cultura de qualidade, mas também aprimorar sua capacidade de atender às demandas da Força Aérea, da aviação civil e às recomendações da OACI/ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional), garantindo conformidade com os mais altos padrões internacionais”, disse o Major Elkear.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sgt Neves
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No dia 05 de novembro de 2024, o Comando de Aviação do Exército (CAVEX) foi realizada a Solenidade de Passagem da Função de Adjunto de Comando do Comando de Aviação do Exército, do Subtenente Av Mnt José Fabiano Jofre ao Subtenente Av Ap Joilson de Almeida Bastos.
A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante de Aviação do Exército, General de Brigada Fábio Serpa de Carvalho Lima, e contou com a presença de familiares, militares do Comando de Aviação e Graduados-Master de diversas guarnições, incluindo o Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e a Base Aérea de São Paulo Guarulhos (BASP).
O evento também contou com a participação do Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUANAE-SJ), Suboficial Wagner Breginski, que compartilhou sua visão sobre a importância desse rito de passagem. "Ao assistir a esse tão solene rito de passagem de função, fez-me refletir sobre o quão expressivo é o alamar que usamos e como é intenso o exercício da função que assumimos. Ser Adjunto de Comando (Exército), Suboficial-Mor (Marinha) ou Graduado-Master (Aeronáutica) é, sem dúvida, um grande desafio, mas também representa a valorização do Graduado e um marco em nossa carreira", destacou o Suboficial Breginski.
A troca de funções é uma etapa importante na carreira de qualquer militar e representa tanto a confiança da instituição quanto o compromisso com o cumprimento das responsabilidades atribuídas. A solenidade marcou não apenas uma transição de comando, mas também celebrou o fortalecimento das relações entre os diferentes ramos das Forças Armadas, refletindo a união e o comprometimento dos militares em prol da missão nacional.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Informações: DCTA, por Suboficial Breginski
Foto: Arquivo Pessoal
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No dia 1° de novembro de 2024, foi realizada a formatura do Curso de Policiamento em Eventos II/24, no 2° Batalhão de Polícia de Choque "Marechal Mascarenhas de Moraes" da Polícia Militar de São Paulo (PMSP), ocasião em que o 2º Sargento Thiago do Nascimento Dias, militar do Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ), Organização Militar vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), esteve entre os formandos.
O curso teve início no dia 07 de outubro de 2024, totalizando 25 dias letivos de aulas teóricas e práticas com a finalidade de capacitar militares para atuarem em eventos de grande público como shows, jogos de futebol, manifestações e outras ocasiões que exijam controle de multidões e segurança especializada. Esse curso oferece uma base sólida em táticas de policiamento, legislação, técnicas de controle de distúrbios egestão de crises.
O objetivo principal do curso é capacitar o militar para agir de maneira eficiente e com o mínimo de intervenção necessária, mantendo a ordem pública e preservando a segurança dos presentes. A formação visa preparar o policial para agir de acordo com o respeito aos direitos humanos e às normas institucionais.
Destaca-se a elevada complexidade do curso no que tange o controle de multidão nos mais diversos tipos de eventos e o elevado grau técnico das instruções para posicionar "o Homem certo no lugar certo".
Com a conclusão do curso, o militar sai preparado para atuar com confiança e profissionalismo em grandes eventos, ajudando a manter a ordem pública e a segurança de todos. Esse tipo de capacitação não só beneficia o DCTA, como também fortalece a sensação de segurança para a todo o Campus, que pode desfrutar de eventos deste porte com maior tranquilidade.
“Esse curso é de grande importância pra minha carreira, pois me capacita a agir em eventos de grande vulto no DCTA que exigem uma atenção maior com o público que precisa de proteção e orientação de forma mais segura”, declarou o Sargento Nascimento.
Fonte: GSD, por ACS
Revisão: DCTA, por ACS
Foto: Arquivo Pessoal
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O Brasil dá um novo passo rumo à consolidação das atividades espaciais de lançamento, com a atualização do calendário de lançamentos para 2025 no Complexo Espacial Brasileiro (CEBRA)
No dia 04 de novembro de 2024 foi realizada a reunião para inclusão de novos períodos para lançamentos do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e a participação de mais empresas privadas. O evento, conduzido pela Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), reuniu representantes do DCTA e das empresas privadas INNOSPACE e C6 Sistemas, ambas Operadoras de Lançamento com contratos junto ao Comando da Aeronáutica (COMAER).
As operações da INNOSPACE e da C6 Sistemas no CEBRA em 2025 representam um marco significativo para o Programa Espacial Brasileiro. No total, após as definições da reunião, estão previstas 05 (cinco) operações privadas de lançamento em 2025, sendo quatro realizadas pela INNOSPACE e uma pela C6 Sistemas, consolidando o crescimento das atividades espaciais no Brasil e o forte interesse do setor privado na utilização do CEBRA. Com a alocação definida, inicia-se a elaboração dos Acordos Operacionais entre o CLA e cada Operador, detalhando responsabilidades e planejamento para garantir o sucesso das missões.
A primeira Operação de Lançamento prevista a partir de 17 de março de 2025, por exemplo, está em fase avançada de obtenção da Autorização de Lançamento pela Agência Espacial Brasileira (AEB), sendo seus planos cuidadosamente revisados pelo corpo técnico da CCISE, do Instituto de Fomento e Indústria (IFI) e do CLA. Com o lançamento do veículo coreano HANBIT-Nano, diversas cargas úteis nacionais terão a oportunidade de fazer história por serem os primeiros satélites brasileiros lançados de território nacional e atingirem órbita a partir de Alcântara. Dentre elas destacam-se dois artefatos feitos em parceria com a AEB: os cubesats Golds, da UFSC, e o Conasat-1. (mais detalhes em https://www.gov.br/aeb/pt-br/assuntos/noticias/aeb-anuncia-cargas-uteis-que-farao-voo-orbital-programado-para-2025).
"Esses lançamentos comerciais demonstram a crescente capacidade do país em realizar operações espaciais complexas, com a visível interoperabilidade entre o Comando da Aeronáutica, a AEB e os diversos seguimentos da esfera pública e privada. O desenvolvimento de tecnologias, a absorção de novos conhecimentos, a geração de empregos, o valor agregado para as regiões de lançamento e a captação de investimentos impulsionam a autonomia do Brasil no acesso ao espaço, fortalecendo a indústria nacional e projetando o país como um ator relevante no cenário espacial global." ressaltou o Presidente Interino da CCISE, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, sobre a relevância dos lançamentos previstos para o ano de 2025.
Clique aqui e baixe o Calendário de Lançamentos Espaciais do CEBRA
Fonte: CCISE, por Cel Av Erivando
Revisão: DCTA, por ACS
Foto: CCiSE, por Cel Av Erivando
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No dia 31 de outubro de 2024, foi realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) a abertura da 26ª edição do AeroDesign, que ocorreu até o dia 3 de novembro. A competição conta com 63 equipes inscritas, entre brasileiras e estrangeiras, totalizando mais de mil participantes.
A cerimônia de abertura foi presidida pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, representando o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. Na ocasião, também estiveram presentes o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme Arruda de Lorenzi; a Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emília Villani; os Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ); o Graduado-Master da GUARNAE-SJ; o Diretor da Competição S.A.E Brasil Aerodesign 2024, Carlos Rosley Bernandes; o Presidente da SAE BRASIL, André Gasparotti; o Diretor da FATEC, Professor Doutor Luiz Antônio Tozi; além de representantes de empresas públicas e privadas.
O Vice-Diretor do DCTA, durante a abertura do evento, destacou a importância dessa competição para o segmento aeronáutico. “Senhoras e senhores, desejo a todos os competidores que alcancem seus objetivos em uma competição saudável e eficaz, levando de volta à sua universidade e ao seu estado valiosos aprendizados e novas amizades. Depositamos nossas esperanças em um futuro melhor para a ciência, tecnologia e inovação. Sejam bem-vindos à vigésima sexta competição!”, disse Major-Brigadeiro David.
O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, deu as boas-vindas aos participantes, destacando a relevância do evento para a formação dos estudantes. “Entre as muitas qualidades que vocês possuem, além da competência técnica e da habilidade de se relacionar, destaca-se a paixão, um verdadeiro combustível para nossas vidas. O ITA foi idealizado pelo Marechal Casemiro Montenegro Filho, que vislumbrou um Brasil com potencial para se tornar uma potência mundial em diversos aspectos — um sonho que, hoje, se concretiza. Ele foi um sonhador e visionário, e é esse espírito que buscamos manter em nossa rotina. Desejo que todos saiam desses dias de atividades ainda mais enriquecidos”, comentou.
As equipes desfrutaram de uma programação repleta de atrações que incluía painéis, exposições de aeronaves, competições de voo, entrega de prêmios e uma visita à EMBRAER.
Para Carlos Rosley, responsável pela competição, é gratificante ver tantos talentos reunidos competindo e compartilhando conhecimento. Ele afirmou: “Não há nada como a satisfação de ver algo que vocês criaram com tanto critério, técnica e trabalho alçar voo, fruto de um esforço construtivo”.
Durante o evento, o senhor Horácio Forjaz, que liderou a organização do AeroDesign por 26 anos, recebeu uma homenagem pelos serviços prestados ao longo desse período. Ele comentou: “A vida é assim: cheia de desafios, dificuldades e superações. Após 26 anos, sinto a alegria e a satisfação de ver a missão cumprida. Agradeço a todos e desejo que desfrutem de mais quatro dias de competição, emoção, respeito e civilidade, que são características fundamentais do evento”, disse o senhor Horácio.
Os alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), conhecidos por sua excelência acadêmica e dedicação, trouxeram projetos criativos e tecnicamente robustos, destacando-se entre as equipes participantes. A equipe composta por 16 alunos de graduação, divididos em duas equipes: a Equipe Montenegro, que compete na categoria Regular, e a Equipe Bismarck, na categoria Micro, cada uma com 8 integrantes. A participação do ITA não só evidenciou a competência técnica e a criatividade dos alunos, mas também refletiu o compromisso da instituição em fomentar a formação de engenheiros preparados para os desafios do setor aeroespacial.
“Nessa competição, os alunos devem projetar, construir e operar uma aeronave rádio controlada que atenda a requisitos que refletem desafios reais encontrados na indústria aeronáutica. Além das provas de voo, as equipes devem conduzir ensaios, elaborar relatórios técnicos e realizar uma apresentação oral promovendo os diferenciais do projeto. Vale ressaltar também que a competição permite que os alunos desenvolvam suas habilidades pessoais por meio do trabalho em equipe e pela criação de laços com estudantes de outras universidades e com representantes da indústria aeronáutica que atuam no evento. É muito gratificante ver o entusiasmo dos alunos quando suas aeronaves completam as missões de voo com sucesso após um ano de bastante estudo e dedicação. Além de manter a representatividade do ITA como uma importante instituição de ensino de engenharia, a participação na competição é uma oportunidade ímpar para que os estudantes exercitem de forma abrangente e motivante o ofício da Engenharia, transcendendo a experiência da sala de aula”, destacou o professor e orientador das duas equipes Capitão Ney Rafael Sêcco.
A equipe "Uai, Só Fly!" da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se destacou na 26ª edição da Competição Aerodesigner, trazendo uma rica história de conquistas e dedicação. Composta por 10 membros da categoria Regular e 19 da categoria Micro, além de contar com o suporte de 2 orientadores, a equipe celebra 25 anos de excelência em competições, desde sua fundação em 1999. Com um currículo impressionante de tetracampeonato brasileiro e tricampeonato mundial, "Uai, Só Fly!" não apenas representa a tradição da UFMG, mas também a paixão e o compromisso com a inovação na engenharia aeronáutica.
“Na UFMG, a prática é essencial para a formação dos alunos, especialmente através do CEA, o Centro de Estudos Aeronáuticos, que existe desde o final da década de 60 e tem sido fundamental na formação de profissionais para a Engenharia Aeronáutica. Os alunos têm a oportunidade de aplicar conceitos de disciplinas como aerodinâmica e propulsão em projetos reais, mesmo que em escala reduzida. Além disso, a competição AeroDesign atrai grandes empresas como Embraer e Boeing, que buscam novos talentos, proporcionando aos estudantes uma vitrine para suas habilidades e potencial de empregabilidade”, explicou um dos orientadores da equipe Luiz Henrique Jorge Machado.
A capitã da equipe "Uai, Só Fly!", Júlia Silveira Iasbik, compartilhou a empolgação da equipe ao apresentar seu projeto durante a semana de abertura do evento, destacando a importância da interação com outras equipes, a Comissão Organizadora e diversas empresas do setor. Para Júlia, essa experiência não só enriquece o aprendizado, mas também abre portas valiosas no mercado de trabalho.
“Está sendo muito gratificante participar da competição neste ano e ver resultados positivos do trabalho que a gente se dedicou tanto ao longo do ano. E esse ano a gente teve a oportunidade de apresentar nosso projeto na semana de abertura e foi um prazer compartilhar mais uma vez tudo que a gente desenvolveu com tanto esforço e dedicação”, contou Júlia.
O encerramento do evento contou com a premiação das equipes ganhadoras nas categorias Micro, Regular e Advanced, além das homenagens, menções honrosas e apresentações de vídeos sobre a competição. Confira o resultado: Classe Micro: EESC USP Bravo; Trem Ki Voa e Micro Raptor; Classe Advanced: Adelphi; U-FLY; Urutau e Classe Regular: Axé Fly; EESC USP Alpha, F-Carranca, Harpia e Aerofeg.
Durante a competição, as equipes participantes se engajam em uma ação solidária ao arrecadar alimentos, que são trazidos para o evento e foram recolhidos cerca de duas toneladas que serão doados a “Sociedade Beneficente Casa do Sol Nascente”, da cidade de São José dos Campos (SP). Essa iniciativa visa não apenas promove a solidariedade, mas também demonstra o espírito colaborativo que permeia a competição, unindo os participantes em um propósito maior além da disputa técnica.
Sobre o Projeto AeroDesign
O Projeto AeroDesign é um programa de natureza educacional cujo objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes em nível superior e futuros profissionais deste importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.
A qualidade dos projetos e o desempenho dos mesmos em voo são alvo de avaliação criteriosa por parte de uma centena de juízes e fiscais – basicamente engenheiros que atuam na indústria aeronáutica brasileira - que integram o Comitê Técnico da Competição.
Como decorrência do trabalho em equipe, voltado para o desenvolvimento e materialização de seus projetos, os competidores tem também a oportunidade de exercitar disciplinas que usualmente não fazem parte dos currículos acadêmicos e que, não obstante, se revelam preciosas para o bom desempenho de profissionais da engenharia em um mundo sempre mais competitivo: espírito de equipe, liderança, planejamento, capacidade de vender ideias e projetos.
Fonte: DCTA, por Tenente Alessandra Borges
Fotos: PASJ, por Ten Daniela Camargos; DCTA, por Sgt Neves e ITA, por Sgt R1 Paulo Roberto
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No dia 1º de novembro de 2024, o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) comemorou a conclusão do XXX Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves. A formatura foi presidida pelo Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, também contou com a presença de Oficiais-Generais de ontem e de hoje, familiares dos formandos e membros da Comunidade Aeroespacial.
O IPEV, através da sua Divisão de Formação (EFEV), realizou o XXX Curso de Preparação para o Recebimento de Aeronaves – Modalidade Asa Fixa (CPRA-AF) entre os dias 02 de setembro e primeiro de novembro de 2024. Há dez anos o CPRA-AF não era ministrado. Tendo em vista tanto a evolução dos sistemas embarcados quanto as necessidades da Força Aérea Brasileira (FAB), o Currículo Mínimo do curso foi reformulado, e atende hoje o programa mínimo de formação para Piloto de Ensaios em Voo Nível 2 (PEV 2) em seu conteúdo teórico, conforme estabelecido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) na IS no 61.15-001 Rev D, de 01 de julho de 2019.
O CPRA-AF tem por objetivo capacitar Pilotos, Engenheiros e Especialistas a planejar, executar e analisar os resultados de voos relacionados: ao recebimento de aeronaves de asa fixa; voos de verificação de desempenho de aeronave de asa fixa e de verificação funcional de sistemas embarcados, desde que não afetem as qualidades de voo ou de pilotagem da aeronave; e executar e analisar os resultados de voos de avaliações operacionais contratuais (AVOP).
O curso compreende as fases Básica, de Desempenho, Qualidades de Voo e Sistemas. A Fase Básica visa proporcionar o conhecimento necessário para o desenvolvimento das demais fases. A Fase de Desempenho tem como objetivo o ensino de teorias e técnicas básicas de ensaios em voo necessárias para a avaliação do desempenho de uma aeronave de asa fixa. A Fase de Qualidades de Voo objetiva o ensino de teorias e técnicas básicas de ensaios em voo pertinentes à avaliação da estabilidade de uma aeronave de asa fixa, bem como às características de estol e voo em alto ângulo de ataque. A Fase de Sistemas visa ensinar teorias e técnicas básicas de ensaios em voo e de verificação funcional de sistema embarcados, enfatizando os sistemas mais encontrados nas aeronaves.
Além das disciplinas teóricas e técnicas básicas de ensaios em voo (TEV), os alunos do XXX CPRA-AF produziram ao longo curso um Relatório de Voo a respeito das Qualidades de Voo do T-27M e do C-95AM, um Parecer Técnico a respeito dos sistemas do C-95AM (comunicação, navegação, motores e piloto automático) e um Trabalho Final. O Trabalho Final consistiu na confecção, em grupos, de um Manual de Procedimentos de Verificação Funcional em Voo (-6CF) e de uma Lista de Verificação Funcional em Voo (-6CL) para voos de recebimento da aeronave C-95M. Após a revisão pelos instrutores dos documentos elaborados pelos alunos, foram realizados voos de recebimento conduzidos pelos pilotos e engenheiros alunos, executando o que foi planejado por eles, e nos quais a teoria e as TEVs ensinadas ao longo do curso puderam ser aplicadas.
O Capitão Aviador Polizel – Prova 128 –, instrutor do XXX CPRA-AF, afirmou que “Realizar o CPRA-AF após 10 anos da sua última realização foi um verdadeiro desafio para a EFEV, especialmente com a reformulação do currículo mínimo. Foram horas de trabalho produzindo material didático, aulas, Ordens de Ensaio e voos de padronização. Porém, o resultado superou as expectativas e a EFEV hoje entrega Pilotos e Engenheiros de Recebimento capacitados e treinados para atuarem em voos de Recebimento, Experiência, Produção e como equipagens qualificadas nas AVOP conduzidas pelo IPEV sob demanda do COMAER. Além disso, certamente esses profissionais atuarão como elos de divulgação da atividade de Ensaios em Voo e multiplicadores dos conhecimentos aqui adquiridos, contribuindo para elevação técnica da FAB”.
Participaram do curso como alunos 07 pilotos oriundos da aviação de transporte, caça e da AFA. Um dos pilotos alunos foi o Capitão Aviador Gaspar, atualmente servindo no 1° GDA como piloto do Gripen, que relatou o seguinte a respeito da participação no CPRA-AF: “Os conhecimentos adquiridos no CPRA poderão ser aplicados imediatamente após meu retorno ao 1° GDA, uma vez que estamos no processo de recebimento e implantação operacional do vetor de caça mais estratégico para a FAB e para nosso país. O conteúdo do curso foi reformulado para atender os anseios e necessidades dos Esquadrões o que reforça a importância da parceria entre o técnico e o operacional”.
Realizaram o curso, ainda, quatro engenheiros na modalidade Engenheiro de Recebimento, sendo um deles o Engenheiro Lacerda, Especialista em Regulação de Aviação Civil da ANAC, na Coordenadoria de Aeronáutica, Ensaios em Voo e Integração de Sistemas, para quem ter cursado o CPRA foi, conforme suas palavras, “Uma experiência ímpar de valiosa troca de conhecimentos e experiências entre as instituições e criação de conexões. É um privilégio poder contar com uma instituição de excelência na área de ensaios em voo, reconhecida internacionalmente, como o IPEV. Com a participação neste curso, a ANAC estende ainda mais a sua capacidade e prontidão para atuação em atividades de ensaios em voo, essenciais em um processo de certificação de projeto de produtos aeronáuticos”.
O 1º Tenente Engenheiro Bercke, que serve atualmente no PAMA-LS e compõe a equipe de modernização do T-25, destacou que “O CPRA proporcionará vasto conhecimento técnico para a realização de voos de recebimento e para verificações funcionais dos sistemas incorporados nas aeronaves modernizadas pela FAB, assim como para demais voos de recebimento de aeronaves da frota apoiada pelo PAMA-LS. A capacitação adquirida permitirá a avaliação com precisão das condições de voo e do funcionamento dos sistemas, contribuindo para a melhoria da segurança de voo, da eficiência e da disponibilidade operacional das aeronaves.”
As aeronaves utilizadas no curso foram o T-27M e o C-95AM, tendo sido consumido um esforço aéreo total de 64 horas e 35 minutos (30:00h de T-27M e 34:35h de C-95AM).
Fonte: IPEV, por Ten Cel Av Drozdz
Revisão: DCTA, por ACS
Fotos: IPEV, por Ten Cel Drozdz e DCTA, por S1 Vitor
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No dia 1º de novembro de 2024, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), recebeu os renomados skatistas Raicca Ventura, campeã mundial de Skate Park em 2024, e Augusto Akio, medalhista de bronze na mesma modalidade nas Olimpíadas de Paris 2024. A referida visita foi documentada pela Rede Globo de Televisão através do jornalista Marcel Merguizo e equipe.
A equipe e os atletas visitaram Natal para participar da última etapa do circuito brasileiro de skate vertical, o Vert Battle, que acontece na Arena das Dunas nos dias 2 e 3 de novembro. Aproveitando a passagem pela cidade, o grupo visitou o CLBI para conhecer mais sobre a história e a importância da unidade para o setor aeroespacial brasileiro.
Durante a visita, o Vice-Diretor do CLBI, Tenente-Coronel Aviador Ricardo Tavares Vieira, conduziu uma apresentação sobre o Centro, destacando seus objetivos, conquistas e a relevância do local para os lançamentos aeroespaciais no Brasil. “A presença de atletas de tão alto nível nos inspira, pois o skate vertical e o lançamento de foguetes, embora sejam atividades distintas, compartilham desafios em comum”, disse. Na sequência, os visitantes exploraram a área de lançamento de foguetes e o Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas. Neste espaço, eles tiveram a oportunidade de ver maquetes de foguetes lançados pelo CLBI e registros fotográficos que documentam a trajetória da unidade.
A relação entre o skate vertical e o lançamento de foguetes suborbitais pode parecer improvável, mas existem algumas semelhanças interessantes nos desafios técnicos e físicos que ambas as atividades enfrentam: Interferência do Vento; Controle de Movimento e Gravidade; Precisão e Coordenação e Trabalho em Equipe. Essas semelhanças ressaltam o quanto a tecnologia, o esporte e a ciência se beneficiam da compreensão mútua e da capacidade de adaptação a forças naturais,
como o vento e a gravidade, que influenciam tanto as manobras de skatistas quanto os lançamentos espaciais.
Raicca Ventura descreveu a experiência como “muito interessante” e destacou a curiosa semelhança entre o skate e os foguetes: o papel do vento, que pode interferir tanto nas manobras dos skatistas quanto nos lançamentos espaciais. Augusto Akio também se sentiu inspirado pela visita, afirmando que “a busca pelo conhecimento, o desenvolvimento e o trabalho em equipe são pontos em comum entre o esporte e a Força Aérea”.
O Tenente-Coronel Vieira, ao finalizar a visita, desejou sucesso aos skatistas em suas carreiras e destacou que: “assim como no skate, onde cada manobra representa a superação de limites, nossos foguetes representam a busca pelo avanço da ciência e tecnologia brasileiras. Esperamos que essa visita tenha sido, para vocês, tão inspiradora quanto foi para nós. Que o skate e a ciência continuem lado a lado, elevando o nome do Brasil e mostrando ao mundo a nossa capacidade de desafiar o
impossível.”
A visita ao CLBI enriqueceu a passagem dos atletas pela cidade de Natal, celebrando a conexão entre ciência, tecnologia e esporte no Brasil e reforçando o papel do CLBI como referência no desenvolvimento aeroespacial do país.
Fonte: CBLI, por Capitão Mônica
Revisão: DCTA, por ACS
Foto: CLBI, por ACS
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