Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

Cerimônia ocorreu nessa quinta-feira (15/06), em São José dos Campos (SP)

A Embraer inaugurou, nessa quinta-feira (15/06), seu primeiro simulador de voo (Full-Flight Simulator - FFS) para o jato multimissão KC-390 Millennium. A cerimônia de inauguração ocorreu na Embraer Academy, na unidade Eugênio de Mello, localizada em São José dos Campos (SP), e contou com a presença de militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Força Aérea Portuguesa (FAP), além de representantes da Rheinmetall, fabricante do simulador com sede na Alemanha.

Da FAB, participaram do evento o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; entre outros Oficiais-Generais.

Segundo o Comandante de Preparo, a existência de um simulador de aeronave é um diferencial significativo, pois representa um ganho operacional, de segurança e de economia. "O equipamento proporciona treinarmos os pilotos em circunstâncias que não faríamos normalmente ou porque seriam muito caras ou muito perigosas. Agora há a possibilidade de fazermos vários tipos de adestramentos em uma mesma missão. Desse modo, o simulador modifica completamente a formação de um piloto”, explicou o Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida.

“O novo simulador de voo do C-390 atenderá a demanda de clientes atuais e futuros por treinamento básico e avançado de pilotos, contribuindo assim para uma operação segura e efetiva da aeronave”, completou o Presidente & CEO da Embraer Serviços & Suporte, Johann Bordais.

O simulador de voo do KC-390, com qualificação de nível D, inclui a operação em condições normais e emergenciais, pacote para suporte em operações militares e conta com mais de 350 simulações de falhas. Além disso, o simulador tem fácil manutenção e uso confortável para os pilotos em treinamento.

Segundo a Embraer, Brasil, Portugal e Hungria serão os primeiros países a utilizar esse equipamento, que permite a prática segura de manobras e procedimentos de emergência, assim como outras condições adversas de voo, com custos reduzidos e sem riscos à operação.

KC-390 Millennium 

O KC-390 Millennium é a mais moderna aeronave de transporte tático militar de nova geração, e sua plataforma multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível. 

Desde a entrada em operação na FAB, em 2019, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de seis aeronaves, todas na versão de reabastecimento aéreo, denominada KC-390, já acumula mais de 8.900 horas de voo e números recentes mostram uma disponibilidade operacional de cerca de 80%, com taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria. 

Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

Fonte: EMBRAER e FAB
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia
Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, no dia 13 de abril de 2023, em assessoramento técnico ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), os pedidos de proteção da propriedade intelectual de uma tecnologia inovadora intitulada “Método de controle de razão de mistura por atuação térmica nos tanques de propelentes de sistemas espaciais”. Pela primeira vez na história do DCTA foi realizado o depósito na Comunidade Europeia, além dos pedidos de proteção da propriedade intelectual que foram efetivados no Brasil e nos Estados Unidos da América, para garantia da exclusividade de exploração da tecnologia nesses mercados.

A tecnologia em questão é um processo que oferece ao mercado uma solução técnica que permite o ajuste fino da razão de mistura por atuação térmica iterativa nos tanques de propelentes de sistemas espaciais bipropelentes. Sua história tem início em 2017, quando o Centro de Operações Espaciais (COPE) do COMAE passou a operar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Além de garantir o emprego do seu principal sistema espacial, o COPE também passou a se dedicar à maximização do tempo de vida útil deste SGDC. A experiência e conhecimento na área espacial, desde 2014, com o Programa de Absorção de Tecnologias do SGDC, permitiu ao COPE desenvolvimento da referida tecnologia para operações espaciais.

“O ambiente do COPE é muito propício para a identificação de soluções inovadoras, pois é durante as operações que identificamos as reais necessidades de melhoria. Associado a um corpo técnico criativo e disposto a testar novos métodos de operação, conhecimentos inicialmente isolados, acabam se integrando. É dessas conexões que surgem as ideias inovadoras”, aponta o Capitão Engenheiro Henrique Oliveira da Mata, inventor da tecnologia e militar do efetivo do COMAE desde o início das operações do SGDC.

Ainda segundo o Capitão Da Mata “foi o somatório da expertise teórica, do desenvolvimento de novas ferramentas computacionais e a experiência operacional que permitiu o desenvolvimento do método inovador para definição do ponto ótimo de temperatura para a operação dos propulsores de satélites, sendo que, nessas condições, um satélite como o SGDC consegue utilizar ao máximo os propelentes disponíveis nos tanques, evitando desperdícios que encurtam o seu tempo de vida operacional. Estima-se que a aplicação prática dos resultados desta tecnologia deverá prolongar em, ao menos, 3 (três) meses a operação do SGDC, podendo levar a uma economia de cerca de R$ 10 milhões.”

O Tecnologista do setor de proteção da propriedade intelectual do DCTA, Renato de Lima Santos, informou que os depósitos de pedido de patente realizados constituem um primeiro e imprescindível passo para que as tecnologias possam ser objeto de transferência de tecnologia no mercado nacional e exterior a serem coordenados futuramente.

Essa realização é a concretização do cumprimento da missão do COMAE, de empregar o poder aeroespacial com vistas a garantir a soberania do espaço aéreo e a integração do território nacional, conjugado com a missão do DCTA, de desenvolver soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial, a fim de contribuir para a manutenção da soberania do espaço aéreo e a integração nacional; em ambos os casos, verifica-se efeitos diretos que contribuem para fortalecimento da Base Industrial de Defesa, da sociedade brasileira e do desenvolvimento econômico nacional.

Fonte: DCTA, por SC Renato
Foto: FAB,  por Sgt Johnson e S2 A.Soares
Revisão: DCTA, por Ten Alessandra Borges e Ten Carolina Redlich

No dia 02 de junho de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu a visita da Escola Superior de Guerra (ESG) do México ao Brasil. A ESG destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários para o exercício das funções de direção e para o planejamento da segurança nacional.

A comitiva foi recepcionada pelo Chefe do Escritório Corporativo de Gerenciamento de Projetos do DCTA, Coronel Aviador Manuel Antônio de La Sagra Fagundes Pérez, que proferiu uma palestra institucional sobre o DCTA, destacando os projetos e pesquisas desenvolvidos pelas Organizações Militares (OM) da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).

Para o Major Ramses Monteón, integrante da Comitiva mexicana, realizar esta visita ao DCTA foi fundamental para conhecer as iniciativas desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira (FAB) nas áreas da ciência, inovação e tecnologia.

“Queremos agradecer, em nome do nosso país e da Escola de Guerra do México, pelo acolhimento que preparam e pelo conhecimento que compartilharam”, disse o Major Ramses Monteón.

O Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, também participou da recepção ao General de Brigada Alejandro Alcântara Ávila e à delegação mexicana, destacando a importância dessas visitas para fortalecer a integração entre nações amigas. “Ao trocarmos experiências, impulsionamos o desenvolvimento de ambos, sempre focados em projetos que possam beneficiar a sociedade”, concluiu o Brigadeiro Bellintani.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: IAE, por Sgt Frutuoso

Entre os dias 29 de maio e 02 de junho de 2023, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) recebeu autoridades civis e militares para a 1ª Reunião Geral do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL), evento promovido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA),  oportunizou a discussão de assuntos técnicos e operacionais afetos à área espacial, notadamente ligado às Operações de Lançamento Espacial realizadas no âmbito do DCTA.

Nesta primeira edição de 2023, participaram representantes das principais Interfaces Organizacionais do DCTA envolvidas nas operações de lançamento, tais como: o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Instituto de Estudos Avançados (IEAv), da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e do próprio CLBI, além de representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). Ao todo a reunião contou com cerca de 40 participantes.

O Grupo teve por finalidade tratar, de forma sistemática e permanente, as questões relacionadas com as interfaces de lançamento, servindo como instrumento de coordenação para o macroplanejamento de preparação e execução das Operações e para o aprimoramento dos meios de lançamento, sob responsabilidade do DCTA.

Segundo o Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA e Presidente do GIL, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, o GIL funciona como uma ferramenta de gestão que permite ampliar a consciência situacional, o aprimoramento contínuo dos meios e a preparação eficaz para operações de lançamento e rastreio de veículos espaciais, tendo em vista as prerrogativas do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) e do desenvolvimento dos projetos de interesse do DCTA no campo espacial.

O Coordenador-Geral do evento, Coronel Aviador Eduardo Viegas Dalle Lucca, destacou que a agenda da reunião incluiu temas atuais e diversificados, destacando-se a atualização sobre: o PESE, a implantação do Centro Espacial de Alcântara (CEA), os Chamamentos e Editais com Lançamentos Espaciais do CEA e da AEB, Lei Geral do Espaço e Regulamento Espacial Brasileiro, recursos orçamentários, resultados finais e lições aprendidas obtidas nas Operações Santa Branca e Astrolábio, situação dos projetos estratégicos da área espacial, a situação operacional dos Centros, o Calendário das Operações de Lançamento Espacial no período de 2023 a 2027, dentre outros. Também foram programadas visitas técnicas às instalações do CLBI.

Concomitantemente à reunião do Gil, ocorreu uma Reunião de Acompanhamento de Interfaces (RAI) para verificar a possibilidade de retomada de lançamento de veículos VS-30 e VSB-30 a partir do CLBI. O Diretor do CLBI, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, ressaltou a importância dessa reunião e a oportunidade de o CLBI contribuir para a diversificação dos locais de lançamento suborbitais, desta forma, seu estado de prontidão para lançamento de engenhos certificado e reconhecido pelos steakholders do Programa Espacial Brasileiro: “Com isso, o governo brasileiro poderá contar com a plenitude de seus Centros, de forma a proporcionar mais uma alternativa para lançamentos suborbitais e consequentemente mais opções para acordos nacionais e internacionais de interesse do país.”­­­­­­­­­­­­

Fonte: CLBI
Revisão: DCTA, por Ten Andreza
Foto: CLBI

Artigo científico foi publicado em uma das principais revistas internacionais na área da Engenharia

O artigo científico intitulado “A Novel Bias-TSP Algorithm for Maritime Patrol”, produzido por dois alunos egressos do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em conjunto com um pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e um professor da Academia de Defesa Holandesa, foi publicado pela revista americana IEEE Access, referência na área de estudos das Engenharias.

Divulgado em março deste ano, o artigo tem como autores o Tenente-Coronel Aviador Geraldo Mulato de Lima Filho, o Capitão Aviador Guilherme Moura Delfino, o Professor Doutor Angelo Passaro e o Professor Doutor Herman Monsuur. O trabalho científico é uma continuação do artigo intitulado “Time-Critical Maritime UAV Mission Planning Using a Neural Network: An Operational View, que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para classificar embarcações durante a atividade de defesa. Em contrapartida, o novo estudo tem por finalidade desenvolver uma inteligência computacional para realizar, de forma autônoma, o planejamento e a execução de missões de busca às embarcações pesqueiras que estejam realizando pesca ilícita, no litoral brasileiro. O algoritmo desenvolvido nessa pesquisa científica também poderá contribuir nas Ações de Patrulha Marítima e de Reconhecimento Aeroespacial da Força Aérea Brasileira (FAB).

O artigo fez parte da pesquisa de doutorado do Tenente-Coronel Lima Filho, orientado pelo Professor Doutor Angelo Passaro, no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (PG-CTE) do ITA. “A realização de uma busca marítima com um drone oferece diversas vantagens importantes. Primeiramente, os drones podem cobrir grandes áreas de forma rápida e eficaz, pois quando possui uma inteligência computacional associada, realiza o monitoramento otimizado de uma ampla extensão do oceano. Equipados com câmeras de alta resolução e tecnologias avançadas de imagem, os drones podem capturar evidências detalhadas, incluindo registro visual das práticas de pesca ilegal, sem a necessidade de proximidade. Os drones também podem fornecer transmissão de dados, em tempo real, permitindo que as autoridades atuem rapidamente e distribuam recursos de fiscalização estrategicamente”, apontou Lima Filho.

O atual Coordenador do PPGAO, Coronel Aviador Sérgio Rebouças, destacou que o trabalho acadêmico é um exemplo de tecnologia desenvolvida no ITA que tem aplicação direta na área operacional e na indústria. “O próximo desafio é proteger formalmente essas tecnologias junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), por meio da Coordenadoria de Gestão da Inovação (CGI), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com o intuito de integrá-las ao portfólio de ativos de inovação do ITA e da FAB. Isso possibilitará que elas sejam ofertadas na Vitrine de Inovação, além de viabilizarem a transferência da tecnologia, com foco em impulsionar a Base Industrial de Defesa (BID). Deste modo, fica clara a importância do desenvolvimento de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial, na área de defesa, pois têm aplicação dual, ou seja, podem ser aplicadas diretamente em outras áreas, como a preservação do meio ambiente e o combate à pesca ilegal”, finalizou.

Acesse o artigo, na íntegra, pelo site da revista científica.

Fonte: ITA, por Ten Leonardo
Fotos: Reprodução / IEEE ACCESS

No dia 02 de junho, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), comemorou o 41º aniversário do Instituto de Estudos Avançados (IEAv).

A Cerimônia Militar alusiva à criação do IEAv foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, sendo recebido pelo senhor Diretor do IEAv, Coronel Engenheiro Artêmio Relvas de Almeida.

Também participaram do evento o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, o Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, Brigadeiro do Ar Alexandre Daniel Pinheiro da Silva, Oficiais-Generais do DCTA, Comandantes, Chefes e Diretores da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), ex-diretores do IEAv e convidados.

Durante a leitura da Ordem do Dia, o Coronel Artêmio, falou da relevância do instituto, que há quatro décadas está na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais no Brasil, desempenhando um papel ímpar no avanço das capacidades do Comando da Aeronáutica (COMAER) em diversificados nichos tecnológicos.

“Esta importante ocasião nos permite refletir sobre as notáveis conquistas e contribuições feitas por esta instituição ao longo dos anos. É um momento ímpar para reconhecer a dedicação, a engenhosidade e o compromisso inabalável com a excelência, com os quais nossos militares, pesquisadores, tecnologistas, analistas, técnicos, assistentes e auxiliares moldaram a história de sucesso do instituto”, disse o Coronel Artêmio.

O Diretor do Instituto, em suas palavras, agradeceu as demais Organizações Militares (OM) do DCTA pelo apoio prestado nas pesquisas e missões do IEAv.

Em continuidade às comemorações, os militares e civis do instituto foram homenageados com placas de reconhecimento referentes aos 10, 20, 30 e 40 anos pelos bons serviços prestados. Essa premiação propõe destacar os membros do efetivo por sua dedicação ao trabalho, profissionalismo, assiduidade e elevado grau de companheirismo e criatividade no desempenho de suas funções. Também receberam condecorações, com a imposição de medalhas, os militares que completaram 10 e 20 anos de serviços prestados.

Sobre o IEAv

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv), criado pelo decreto nº 87.247, de 2 de junho de 1982, tem a finalidade de realizar pesquisa básica e aplicada, bem como desenvolver tecnologias experimentais e estudos avançados que lhe forem atribuídos em decorrência de planos e programas estabelecidos pelo DCTA.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Cabo J.Alves

Realizada de 26 a 28 de abril a 9ª edição do Encontro Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI) em Santa Maria (RS), o evento contou com a participação dos congressistas de forma presencial e por videoconferência. O ENPI é um evento científico de abrangência nacional realizado anualmente, que reúne os maiores especialistas do país em temas ligados à propriedade intelectual, transferência de tecnologia, gestão da inovação e empreendedorismo.

Como forma de reconhecer e premiar as publicações de maior destaque no evento, por meio do julgamento da originalidade, da contribuição e do rigor científico dos artigos, o comitê avaliador selecionou dois trabalhos de autores do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Foram agraciados com o “Prêmio de melhor trabalho na sessão Prospecção Tecnológica”, com o título “Produção científico tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina: evolução de artigos e patentes em duas décadas de pesquisa”, os seguintes pesquisadores: o Tenente-Coronel Aviador Breno, do DCTA; o Tecnologista Renato Mussi, do DCTA; a Sargento QSCon Vanessa Dias, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA); o Analista C&T Nestor, do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e pesquisador Francisco, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Na “Menção honrosa da sessão Gestão da Inovação e Empreendedorismo”, foi premiado o trabalho com o título de “Governança Pública e Corporativa: Princípios mediadores para uma proposta de governança da transferência de tecnologia”, dos seguintes pesquisadores: o Tenente-Coronel Aviador Breno, do DCTA; o Tecnologista Renato Mussi, do DCTA; o Analista C&T Nestor, do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e pesquisador Francisco, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Para o Tenente-Coronel Aviador Breno, que representou os demais pesquisadores na cerimônia de encerramento do evento, afirmou que “foi uma grande honra ser agraciado com esses prêmios, que confirmam a capacidade técnico-profissional dos nossos pesquisadores e o compromisso do DCTA com a excelência e a inovação, características que marcaram a trajetória histórica do Departamento desde a sua gênese, tanto no campo aeroespacial, quanto em disciplinas transversais como a propriedade intelectual e a transferência de tecnologia”.

Fonte: DCTA, por Tenente-Coronel Aviador Breno
Revisão: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: Ilustrativa

Fim do conteúdo da página