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No dia 10 de setembro foi realizado com sucesso, pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a primeira operação de embarque do Motor Foguete S50 na aeronave C-130 (Hercules), seguido de um voo local de 30 minutos e desembarque do motor, a partir do aeródromo do DCTA.  

Segundo informado pelo Major Engenheiro Rodrigo César Rocha Lacerda, Gerente do Projeto VLM-1 e Coordenador da Operação, a realização deste exercício de voo local, que vinha sendo planejado há muitos meses, foi de grande importância para o planejamento das futuras operações de lançamento dos veículos VS-50 e VLM-1.  “A realização desta operação, com um motor S50 carregado, mas com propelente inerte, permitiu que diversos objetivos fossem cumpridos como, por exemplo, testar os meios de solo e as carretas desenvolvidas para o transporte e embarque do motor S50, definir a amarração e preparo da carga, antes e após o embarque do Motor no C-130, de forma a permitir um voo seguro da aeronave, e treinar as equipes do IAE e do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), visando às futuras operações de transporte destes motores para as campanhas de lançamento no CLA”.

Durante todo o trajeto do motor, partindo do Laboratório de Preparo e Integração (AIE-LPIN) no IAE, passando pelo embarque, voo e desembarque, o Motor Foguete S50 estava instrumentado, para que todas as vibrações mecânicas, inerentes a este tipo de atividade, às quais o motor estivesse sujeito, fossem registradas para serem analisadas, posteriormente, pelos especialistas do IAE, visando obter dados para o transporte do motor S50 com propelente ativo no futuro.

A realização desta atividade contou com intensa participação de equipes do IAE pertencentes à Divisão de Integração e Ensaios (AIE), à Divisão de Projetos (APJ), à Segurança do Trabalho (VDIR-CS) e da Gerência do Projeto VLM-1, bem como com a participação de equipes do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA), do Esquadrão 1º/1º GT (Grupo de Transporte), do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA) e da empresa Avibras.

O Projeto do Veículo Lançador de Microsatélites (VLM-1)

O projeto VLM-1 tem como foco o desenvolvimento de um foguete destinado ao lançamento de cargas úteis especiais ou microssatélites (até 150kg) em órbitas baixas equatoriais, polares ou de reentrada, com três estágios a propelente sólido na sua configuração básica: dois estágios com o motor S50, com cerca de 10 toneladas de propelente, e um estágio orbitalizador, com o motor S44.

Fonte: IAE, por Tenente Camila
Fotos: Seção de Comunicação Social / IAE

Na semana de 21 a 24 de setembro aconteceu, na Prefeitura de Aeronáutica de São José dos Campos (PASJ), a 1ª Semana Interna de Prevenção contra Acidentes de Trabalho (SIPAT), com intuito de promover e conscientizar o efetivo civil e militar sobre saúde, segurança no trabalho, bem como  prevenção contra acidentes e doenças ocupacionais.
O evento, previsto no Programa de Prevenção contra Riscos Ambientais (PPRA) da PASJ, foi coordenado pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção contra Acidentes de Trabalho) da Prefeitura e contou com o apoio do efetivo da OM, como também do GAP-SJ, IEAv e ES-SJ.

Durante a semana foram promovidas palestras na área da saúde e qualidade de vida para todo o efetivo da OM, e ainda houve treinamento que certificou 20 pessoas entre servidores civis e militares com o Curso de NR-35 – Trabalho em Altura, ministrado pelo Servidor Civil e Técnico de Segurança do Trabalho, Mácio Luis Belio Gozzi, do IEAv.

“Prevenção e saúde estão intimamente relacionadas e eventos como esse aproximam o efetivo da PASJ ao Esquadrão de Saúde. Foram observados todos os cuidados e Segurança, no Auditório, demonstrando que é possível retomarmos atividades presenciais com segurança, sendo este o objetivo que a CIPA busca” destacou a Capitão Médica Fabíola (ES-SJ) palestrante na área da saúde.

Para Tenente Arquiteta, Carla Lopes (PASJ), Presidente da CIPA-PASJ e Coordenadora da 1ª SIPAT-PASJ, a importância do evento é dada pela prevenção: “A prevenção é essencial para que acidentes de trabalho e doenças ocupacionais não ocorram e a saúde e o bem-estar do efetivo fazem toda a diferença na prevenção.”

O Prefeito da PASJ, Tenente-Coronel Intendente Barreto agradeceu às OM colaboradoras, aos palestrantes, instrutores, e destacou a importância das ações da CIPA como agente de prevenção e conscientização do efetivo, parabenizando a todos os envolvidos pelo sucesso e pela qualidade da 1ª SIPAT-PASJ.

O evento foi realizado pela CIPA-PASJ Gestão 2020 e contou com todos os protocolos de prevenção do COVID-19, como uso obrigatório de máscara, distanciamento social, aferição de temperatura corporal e ventilação natural do Auditório.

Fonte: PASJ por Ten AQT Carla Lopes
Edição: DCTA por Ten Isabele
Imagens: PASJ

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) decidiu estabelecer um novo período de inscrições para o vestibular de 2021, alterando o limite do término do prazo para 30 de setembro de 2020. Inicialmente, as inscrições se encerrariam na terça-feira (15), no entanto, devido aos transtornos impostos pela crise da pandemia da COVID-19, como diminuição do horário de funcionamento dos bancos, dificuldades de transporte e, até mesmo, de acesso à internet, relatadas por estudantes interessados em se candidatar, a reitoria do ITA entendeu por bem fazer a alteração. As inscrições podem ser realizadas no site do vestibular do ITA.

O modelo do concurso continua o mesmo, composto de duas fases eliminatórias, a primeira no dia 22 de novembro e a segunda, para os candidatos aprovados na fase anterior, nos dias 08 e 09 de dezembro.

Para este vestibular, o ITA aprovou um aumento de 25% na quantidade de vagas para os seis Cursos de Graduação em Engenharia. O número liberado para novos alunos é de cento e cinquenta (150) vagas, 31 delas voltadas aos optantes pela carreira militar, no quadro de Oficial Engenheiro, e as demais para os não optantes.

O exame será realizado em mais 23 cidades, além de São José dos Campos, dando abrangência nacional a este vestibular que é reconhecido por ser um dos mais concorridos do país.


Fonte: ITA, por Cap Fábio Cox
Edição: ITA - Revisão: ACS/DCTA
Fotos: ITA

Nos dias 16 e 17 de setembro, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) reuniu militares voluntários do seu efetivo para realizar a doação de sangue no Hemocentro de São José dos Campos (SP).

A iniciativa faz parte da Campanha de Doação de Sangue permanente da Força Aérea Brasileira (FAB) que tem como lema "Você era a gota que faltava. Doe sangue. Doe Vida!". A doação de sangue é um gesto simples que contribui com a manutenção dos estoques dos hemocentros, fundamentais para a saúde pública.

Ao todo 99 militares do DCTA foram voluntários para a doação. Para a Terceiro Sargento Márcia Bacchiega Figueiredo, que doou pela primeira vez, tratou-se de uma oportunidade de fazer o bem. “Doar é um ato de amor. Fico contente com essa experiência e em poder contribuir de alguma forma com àqueles que mais precisam”, afirma.

Outro voluntário, o soldado Pedro Vitor de Carvalho Oliveira Braga do Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ) reforçou a importância da doação para ajudar pessoas. “É um procedimento bem rápido e que pode salvar a vida de uma pessoa. Pelo que conversei com o pessoal do serviço de hematologia as doações, nesse momento, estão sendo muito importantes, pois as cirurgias estão voltando a acontecer”, declara.

Para a efetivação da doação de sangue, os voluntários realizam um cadastro e passam por um processo de pré-triagem, em que é realizado o teste de anemia e aferição de peso. Posteriormente, são submetidos a uma entrevista individual, a qual avalia possíveis situações que possam impedir o doador. O maior objetivo desses procedimentos é preservar o paciente do risco de contágio de alguma doença transmissível pelo sangue, e também do próprio doador.

Para o Coordenador do Setor de Captação de Doadores do Hemocentro de São José dos Campos, Senhor Paulo Pontes, há uma busca constante de reforçar o sentimento de solidariedade nas pessoas. “O que buscamos trabalhar aqui é a doação voluntária, ou seja, a conscientização do doador. A doação de sangue é um ato de responsabilidade social, então o que precisamos é engajar cada vez mais a população”, ressalta.

A ação social que teve início na Semana da Pátria, está sendo realizada pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), sob orientação do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), e tem como objetivo estimular militares, civis e dependentes para a doação de sangue em razão das necessidades constantes de abastecimento dos hemocentros de todo o Brasil.

“É de suma importância uma instituição tão renomada no Brasil trazer à tona um assunto tão relevante para a nossa sociedade. A realização desta campanha não ajuda apenas com o sangue coletado, mas com o exemplo que é dado aos jovens e toda uma sociedade”, conclui o Senhor Paulo Pontes.

Fonte: DCTA, por Tenente Larissa
Fotos: Sargento Eduardo e Soldado Nora

No dia 16 de setembro foi realizada, pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a entrega de um computador portátil (Notebook) com o sistema de publicações Automated Explosive Ordnance Disposal Precedures System (AEODPS) devidamente instalado e operacional ao representante, Primeiro Tenente Especialista em Armamento Emerson Barbosa Alves, do Parque de Material Bélico do Rio de Janeiro (PAMB-RJ).

A instalação foi realizada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do IAE (VDIR-TI), apoiada pelo técnico em TI do Instituto, João Oscalino Lemos, o qual realizou a instalação em 2 (dois) computadores portáteis.

O AEODPS é um recurso tecnológico que possui muitas ferramentas úteis às atividades de material bélico, dentre as quais destacamos 120 (cento e vinte) publicações oficiais dos mais variados assuntos, principalmente relativos às atividades de neutralização e destruição de artefatos explosivos.

O PAMB-RJ agradece ao IAE, na pessoa do Diretor, Brigadeiro Engenheiro César Demétrio Santos, pela doação do notebook, com as provisões de software necessárias ao pleno funcionamento dos CDs que contém a biblioteca de publicações do AEODPS.

Segundo o Chefe da Coordenação de Projetos do PAMB-RJ, João Luiz Ribeiro – Coronel Aviador R/1, “foram realizadas diversas tentativas, ao longo dos últimos dois anos, para fazer com que os programas fossem instalados e funcionassem convenientemente. No entanto, após esgotarmos as possibilidades junto aos órgãos internos e externos de Tecnologia da Informação, recebemos com grande esperança a solicitação do IAE para o envio dos CDs, visando à tentativa de executar a instalação, por meio dos profissionais de TI à disposição nesse Instituto”. E afirma ainda que “ao terem logrado êxito nessa tarefa, os profissionais do IAE propiciaram um novo patamar na atividade de identificação, neutralização e destruição de itens ativos no âmbito da Força Aérea Brasileira, atividades que têm como maiores representantes o PAMB (por meio de sua Oficina de Itens Ativos) e o IAE (nas atividades próprias de destruição de residuais de propelentes e de demais itens ativos)”.

O Diretor do IAE, Brigadeiro Engenheiro Demétrio, enfatiza a importância do trabalho integrado entre organizações no Comando da Aeronáutica (COMAER), “o atuar de forma integrada com outras Instituições, com vista à defesa da Pátria, ocorre porque dentro do COMAER os Órgãos agem de modo conjunto, e este recurso tecnológico de extrema importância para a área de Material Bélico foi disponibilizado em função do comprometimento e profissionalismo dos servidores militares e civis do DCTA/IAE”.        

 

Fonte: IAE/DCTA

Fotos: IAE/DCTA                                                         

No dia 20 de setembro, celebramos os 124 anos do nascimento do Marechal do Ar Eduardo Gomes, natural de Petrópolis (RJ). Por suas realizações ao longo da carreira, tornou-se digno de ser outorgado Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), em 1984, pela Lei Nº 7.243. Com uma trajetória de vida intensa e repleta de conquistas, marcou a história da FAB.

Um dos seus principais feitos ocorreu na década de 1930. Eduardo Gomes foi um dos precursores do Correio Aéreo Militar, embrião do famoso Correio Aéreo Nacional, uma importante ferramenta de integração do País até os dias de hoje. Anos depois, acompanhou a criação de Bases Aéreas nas Regiões Norte e Nordeste, áreas estratégicas de apoio à aviação durante a Segunda Guerra Mundial. Foi, ainda, candidato a Presidente da República em 1945 e 1950.

Eduardo Gomes foi nomeado Ministro da Aeronáutica por duas vezes: em 1954 e 1965. Ao seu lado, no Rio de Janeiro, estava um fiel assistente: o então Tenente Arnaldo Jorge. Do Quadro de Oficiais de Administração do Corpo de Oficiais da Aeronáutica, o hoje Capitão Arnaldo, com 90 anos, orgulha-se de ter assessorado aquele que, anos depois, tornou-se o Patrono da FAB.

Com 73 anos de Força Aérea, Capitão Arnaldo é um militar que coleciona boas histórias. “Ele gostava de conversar antes de tomar qualquer decisão”, lembra o Capitão Reformado, que também é advogado e pai de quatro filhos. Um deles seguiu os passos do pai e também se tornou um Oficial da Aeronáutica: o Tenente-Coronel Aviador da Reserva Arnaldo Luiz Chan Jorge.

Quando o Gabinete do Ministério foi integralmente transferido do Rio de Janeiro para o Distrito Federal, em 1970, Capitão Arnaldo mudou-se para Brasília, ocupando diferentes cargos e funções, tanto no Ministério quanto no Gabinete do Comando da Aeronáutica, onde presta serviços até hoje. No Ministério da Aeronáutica, foi Chefe da Secretaria do Gabinete do Ministro; Chefe da Subseção de Pessoal Militar da Assessoria de Pessoal do Gabinete do Ministro; Adjunto da Assessoria de Pessoal do Gabinete do Ministro; e, ainda, Oficial de Gabinete.

Ao lado de Eduardo Gomes e de muitos outros Comandantes da Aeronáutica, Capitão Arnaldo também tem uma trajetória marcada pela obstinação em trabalhar continuamente em prol do desenvolvimento da Força, assistindo de perto muitas gerações empenhadas em atuar por uma organização cada vez mais moderna e operacional.

Empreendedor, Eduardo Gomes ajudou a forjar novos horizontes para o nosso país. O exemplo de fibra e arrojo lançou as sementes do CAN, colocando o avião a serviço do desenvolvimento.

Não há como deixar de admirar a figura do insígne Patrono da Aeronáutica e, com o pensamento voltado para os atos de coragem e as decisões que tomou em sua vida, render-lhe um preito de gratidão pelo imenso legado que nos foi transmitido. O CAN continuará sendo o vetor do progresso, da solidariedade e da integração nacional.

Foto: Acervo CECOMSAER

Clique aqui e assista ao FAB na História - Marechal Eduardo Gomes.

Desde o dia 10 de setembro de 2020, o primeiro protótipo brasileiro do F-39 Gripen, matrícula FAB 4100, projeto adquirido pelo governo junto à Suécia dentro do Programa F-X2, tem autorização para sobrevoar o território brasileiro de maneira segura. Isso porque o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), que representa a autoridade de certificação militar brasileira, em nome do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e trabalhando em conjunto com o FLYGI (autoridade de certificação militar sueca), mobilizou grande parte do seu efetivo nos trabalhos de certificação do projeto, o que resultou na emissão da Permissão Especial de Voo (PEV), viabilizando de maneira segura os sobrevoos do novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB) em terras nacionais.

“O Gripen está em fase de desenvolvimento, tendo de passar por voos de cumprimento de requisitos para a certificação, e a PEV serve para viabilizar esses voos”, explica o Capitão Engenheiro Glaucio Cavalcanti Viegas, Gerente Industrial do F-X2. Trata-se da primeira PEV a ser emitida para essa aeronave no Brasil. O IFI, junto com a autoridade de certificação militar sueca, verificou os aspectos de segurança de voo do Gripen. “O FLYGI, como certificadora primária, faz o trabalho de acompanhamento diretamente com a empresa, a SAAB, no dia a dia. Da mesma forma, há um representante do IFI na Suécia, a Tenente-Coronel Engenheira Thaís Franchi Cruz, que acompanha o trabalho. Isso permite que o IFI apoie essas ações no Brasil”, complementa o Gerente Industrial do F-X2.

Gripen NG

O Gripen NG, ou F-39, novo caça da FAB, é uma mudança ímpar na família Gripen. Trata-se de uma aeronave de alta tecnologia, o que torna possível uma interação significativa entre piloto e equipamentos. O caça adquirido junto aos suecos faz parte de um grande projeto estratégico da Aeronáutica, o qual vem se desenvolvendo em um bom ritmo.

“O Gripen é um projeto estratégico para a FAB, e os voos, que estão para iniciar agora no Brasil, atestam o ritmo com que esse projeto vem se desenvolvendo. Em breve o caça estará operando no Brasil, e isso será possível graças aos servidores civis e militares que se dedicam à nação. É muito importante para o Brasil ter esse caça, destinado à defesa do país, voando em nosso céu. Eu e toda a equipe do IFI temos muito orgulho de contribuir para que este nobre projeto se realize”, conclui o militar.   

 

Fonte: IFI/DCTA

Fotos: Sgt Rezente - Força Aérea Brasileira/ SAAB

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