No dia 12 de agosto de 2022, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros recebeu o Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Cezar Rezende de Carvalho Alvim.
Também participaram da visita o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, o Chefe da Assessoria Parlamentar do Comando da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli, além de demais autoridades, secretários e assessores.
No início do dia, a comitiva foi direcionada a Reitoria do ITA e, posteriormente, seguiu para o Centro Espacial ITA (CEI), conhecendo, in loco, projetos que tem como objetivo prover soluções espaciais, investindo em pesquisas que possam fortalecer o setor aeroespacial e a indústria nacional.
“O Ministério da Educação (MEC), em seu papel de coordenação, vem trabalhando fortemente em ações nas áreas de ciência e tecnologia, todas inseridas em um planejamento sistêmico que converge para perspectivas de transformação da governança da educação brasileira. Para isso, temos uma visão muito clara da importância de instituições que são referência no âmbito tecnológico, como o DCTA e o ITA. Aqui se formam os profissionais que podem fazer a diferença em nossa sociedade”, comentou o Ministro Victor Godoy.
Por sua vez, o Ministro Paulo Alvim endossou a posição estratégica do DCTA ao afirmar que “o Brasil está caminhando para se destacar como um dos poucos países que tem ampla competência no segmento espacial e isso nós devemos ao pioneirismo do Marechal Casimiro Montenegro Filho, fundador do ITA. Se hoje temos uma indústria aeronáutica que está entre as maiores do mundo é porque existe um trabalho diferenciado acontecendo nesse instituto. Aqui vale a pena investir, pois os resultados que já alcançamos e que ainda alcançaremos, ficarão para a história”.
Em continuidade à programação, os visitantes seguiram para o Centro de Competência em Manufatura (CCM), laboratório da Divisão de Engenharia Mecânica do ITA que, devido à complexidade do assunto, se estrutura de forma interdisciplinar abordando o tema em todo o ciclo de vida do produto.
Em seguida, a comitiva visitou salas de aula e as instalações do alojamento H8, que, com o apoio do Ministério da Educação, passou por uma expansão recente para ampliação das estruturas físicas e, consequentemente, o aumento do número de matrículas. De 2018 para cá, o MEC repassou mais de R$ 63.8 milhões para a construção do alojamento, destinado a moradia dos alunos, e para investimentos em melhorias na infraestrutura do ITA.
“É um grande orgulho mostrar o que nós desenvolvemos no DCTA porque estamos diante de um terreno extremamente fértil e promissor. Aqui reunimos o que chamamos de “tripla hélice”, pois temos o apoio do Estado, a Universidade e a Indústria como protagonistas, atuando em sinergia, em prol do desenvolvimento do país. Vislumbramos o futuro, mas também focados no presente, em iniciativas palpáveis que nos impulsionem a superar desafios por meio de soluções criativas e transformadoras”, finalizou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.
Fonte: DCTA por Asp Carolina Redlich
Imagens: DCTA por J. Alves e ITA por Roberto
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O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) sediou na semana de 01 a 05 de agosto de 2022 a primeira edição da reunião do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL). O Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, além de representantes do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e Agência Espacial Brasileira (AEB) discutiram os futuros lançamentos a serem realizados. Foi a primeira vez que uma empresa estrangeira, a sul-coreana INNOSPACE, se integrou ao GIL visando a Operação Astrolábio, prevista para o final do ano de 2022.
O GIL reuniu especialistas da área espacial de diferentes organizações e foram atualizadas a situação de projetos na área de espaço. Próximas operações externas a serem realizadas no CLA como o lançamento de um foguete de sondagem VSB-30 na Operação Santa Branca e a montagem e integração de um VS-50 na Operação Santa Maria, de forma a fazer um acompanhamento sistemático por parte de todos os envolvidos no setor, bem como o projeto CEA e os lançamentos das empresas internacionais, uma vez que a grande maioria dos projetos na área espacial em desenvolvimento no Brasil invariavelmente passam por lançamentos a serem realizados em Alcântara.
A tarde do último dia foi dedicada à Operação Astrolábio, parceria entre o DCTA e a INNOSPACE para o lançamento do foguete HANBIT-TLV com tecnologia de propulsão híbrida. A Operação suborbital testará como carga útil o SISNAV do IAE, módulo de navegação em desenvolvimento para missões orbitais futuras. O Diretor de Negócios da INNOSPACE BR, Élcio de Oliveira, declarou a importância da integração no Grupo de Interfaces de Lançamento 2022: “a cooperação com diversos órgãos especializados da Força Aérea Brasileira na Reunião do GIL e a INNOSPACE tem muito a antecipar planejamentos e facilitar a execução de ações com tamanha complexidade como a Operação Astrolábio”.
Fonte: CLA/DCTA
Fotos: CLA
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A seleção pública é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). As empresas interessadas tem até o dia 26 de setembro para enviar as propostas
Em apoio ao avanço tecnológico da Indústria Aeroespacial, a Força Aérea Brasileira (FAB) participou, nessa quarta-feira (03/08), da cerimônia de apresentação do Edital de Subvenção Econômica para Veículo Lançador de Satélites, realizada no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos (SP). O projeto conta com o envolvimento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), da Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
A finalidade do chamamento público é o desenvolvimento de, ao menos, dois protótipos de Veículo Lançador com capacidade de lançarem, no mínimo, 5kg de carga-útil na órbita equatorial, com a realização das operações de lançamento a partir do território nacional. As empresas interessadas terão até o dia 26/09 para enviarem as propostas. Entre os critérios de avaliação de mérito estão: grau de inovação; experiência e conhecimento das empresas; consistência e clareza das propostas; impacto e risco tecnológico.
Representando o Comandante da Força Aérea Brasileira, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, fez a abertura do evento, que contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Cézar Rezende de Carvalho Alvim, do Presidente da Finep, Waldemar Barroso Magno Neto, do Presidente da AEB, Carlos Augusto Teixeira de Moura, além de Oficiais-Generais da Aeronáutica e outras autoridades.
O Ministro Paulo Alvim ressaltou que o anúncio da chamada é mais que um aporte de recursos - são ações estruturadas complementares que representam o fechamento de um ciclo de retomada sustentável do Programa Espacial Brasileiro. "Não existe país que queira ser considerado desenvolvido que não tenha uma indústria Aeroespacial desenvolvida. A pandemia nos atrapalhou bastante, mas em momento algum paramos ou perdemos a perspectiva de onde queríamos chegar. E se chegamos até aqui é porque muitos brasileiros não abandonaram a Missão Aeroespacial Brasileira", disse.
"A Indústria Aeroespacial tem significativo valor agregado. Quando um produto desses é desenvolvido, várias outras empresas se beneficiam dessa cadeia produtiva, e além disso, coloca o Brasil no mesmo patamar de outros países, que já estão com essa indústria bastante desenvolvida", complementou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.
Na ocasião, o Presidente da AEB, Carlos Moura, entregou ao Tenente-Brigadeiro Medeiros, o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) para o período de 2022 a 2031.
Sobre o VLS
Um veículo de lançamento ou veículo lançador é um foguete espacial usado para transportar uma carga útil, a partir da superfície da Terra para o espaço exterior. Um sistema de lançamento inclui o veículo de lançamento, a plataforma de lançamento e outras infraestruturas. Habitualmente a carga útil é um satélite artificial colocado em órbita, mas alguns voos espaciais são suborbitais enquanto que outros possibilitam a nave espacial de escapar completamente da órbita terrestre.
PNAE
Resultado de um esforço conjunto, que se iniciou em 2019, com a instituição do Grupo de Trabalho GT-PNAE, por meio da Portaria AEB nº 107, de 13 de maio de 2019, surgiu o PNAE 2022-2031. Nesse processo, atuaram, propositiva e construtivamente, diversas entidades públicas e privadas do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (o SINDAE): Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e unidades vinculadas, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Defesa, Aeronáutica e seus centros e institutos; associações representativas dos setores industriais e de ciência.
Fonte: Agência Força Aérea, por Asp Roberta
Imagens: SC Heglas, SO Nery, SO Johson
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Durante o período de 15 a 24 de julho, membros do Instituto de Fomento e Coordenação Industril (IFI) participaram do processo de recebimento da primeira aeronave do Projeto KC-X3 a entrar em operação na Força Aérea Brasileira (FAB), na cidade de Victorville, Califórnia - EUA.
A aeronave Airbus A330-243, adquirida pela FAB junto à empresa Azul S.A., possui capacidade para 238 passageiros e cumprirá missões extremamente importantes e estratégicas para o Brasil, tais como transporte de passageiros, transporte de cargas e apoio humanitário, entre outras.
Durante o processo de recebimento provisório desta aeronave, o Vice-Diretor do IFI, Coronel Especialista em Aviões Soracli de Oliveira Silva, e o Capitão Engenheiro César Streit Lucena, realizaram as inspeções físicas e documentais necessárias para a emissão do Certificado de Aeronavegabilidade Inicial (CAI) nº 20220701.
O processo de emissão do documento foi fundamentado na Diretriz do Comando da Aeronáutica DCA 800-2 (Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos no COMAER) e na Instrução do Comando da Aeronáutica ICA 57-21 (Regulamento de Aeronavegabilidade Militar – Procedimentos para Certificação de Produto Aeronáutico), as quais definem as diretrizes que determinam os requisitos necessários para a obtenção do CAI, todos alinhados com normas internacionais utilizadas pelas autoridades de aeronavegabilidade.
A inspeção consistiu, principalmente, na verificação detalhada da configuração da aeronave, atentando para a aplicação de Diretivas de Aeronavegabilidade emitidas pelo Federal Aviation Administration (FAA), pela EASA e pela ANAC, além dos Boletins de Serviço emitidos pelo fabricante, buscando verificar a conformidade de componentes instalados, como softwares, o layout da aeronave, um rigoroso controle dos motores, dos trens de pouso, do APU, da fuselagem, dos comandos de voo, aviônicos e itens de emergência, com foco na segurança de voo. Após as análises, os representantes do IFI foram capazes de atestar a conformidade da aeronave à luz da configuração certificada para o modelo A330-243 (Projeto KC-30), conforme Certificado de Tipo Militar nº 002T2022, emitido pelo IFI.
As inspeções em Victorville ocorreram com a colaboração de equipes do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL) e do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). Vale destacar, ainda, que o processo de recebimento da aeronave foi gerenciado pelo Comando Geral de Apoio (COMGAP), o qual, por meio do Chefe da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW), do Fiscal de Contrato e do Gerente Técnico do Projeto KC-30, realizou um trabalho diuturno nas coordenações e no suporte às atividades relacionadas ao projeto.
“Fazer parte deste seleto grupo de profissionais que participaram da retomada da capacidade de transporte em alta escala da FAB traz um orgulho enorme para nós do IFI, pois a certeza da importância desta aeronave para o país, possibilitando que o 2°/2° GT, Esquadrão Corsário, retome sua missão de transporte aéreo-logístico em alto volume, gera a convicção de que o DCTA e o IFI estão no caminho certo para cumprir sua missão. O trabalho sinérgico das equipes do DCTA (IFI e IPEV), do COMGAP e do PAMA-GL, alicerçando e permitindo o êxito desta etapa, traz uma imensa sensação de dever cumprido. Tenho a convicção que a Força Aérea Brasileira deu um passo importantíssimo para cumprir sua missão, permitindo suportar, cada vez mais, a própria FAB, e com a dimensão deste avião, também, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, e mais ainda, a população brasileira nas suas mais diversas necessidades, ampliando a capacidade operacional da FAB como asas que protegem e suportam o país”, ressalta o Coronel Soracli.
“Gostaria de enaltecer o esforço, a dedicação e o comprometimento de nossa equipe, representada presencialmente nesta missão pelo Coronel Soracli e pelo Capitão César, pela participação em uma etapa tão relevante para a ampliação da capacidade técnica, operacional, logística e estratégica do Brasil, ao contribuir diretamente com a entrada em operação da aeronave KC-30 (FAB 2901)” destacou o Diretor do IFI, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito.
Fonte: DCTA, por SC Alexandre Toler
Imagens: Sgt Anderson
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No período de 18 a 22 de julho, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou a Operação Natal XLIII, conforme Calendário Operacional 2022.
O objetivo primário da Operação consistiu em lançar quatro foguetes SBAT-70 para manter a operacionalidade dos meios de lançamento e rastreio, bem como a proficiência técnica e operacional dos recursos humanos do Centro.Para as atividades de esclarecimento da área marítima, interdição do espaço aéreo, logística e segurança operacional, a Operação Natal XLIII mobilizou as Organizações: 3º DN, SAMU, CBMRN, CINDACTA III, 3º/1º GCC, BANT; e os Esquadrões Aéreos 3º/7º GAv e 1º/8º GAv. Sob coordenação do Centro, foram consolidados protocolos rígidos na área de segurança orgânica e segurança de voo com intervenções do Corpo de Fuzileiros Navais e de equipagens da Capitania dos Portos nos limites terrestres e marítimos definidos no planejamento da Operação.
Primando pelo aprimoramento operacional, nesta Operação, 14 servidores foram envolvidos no processo de capacitação e formação, e, durante a cronologia real, foi realizada a simulação de Falha de ignição do veículo para avaliação e aferição dos procedimentos.A fim de promover a missão institucional do Centro, o Diretor, Coronel Erivando Pereira Souza, recebeu a cúpula da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, os representantes da Consultoria Jurídica da União no Estado e o Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais para acompanhar o lançamento: “É uma grande oportunidade para o Centro estreitar as relações institucionais e promover uma consciência situacional da missão do CLBI aos Órgãos parceiros direta e indiretamente envolvidos nas atividades administrativas e operacionais da Organização”, destacou o Diretor.
Fonte: CLBI/DCTA
Fotos: CLBI
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No dia 22 de julho de 2022, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), comemorou um dia muito especial para a Aviação, o Aniversário de Alberto Santos-Dumont (20/07), inventor de uma das criações mais importantes da história, o avião.
Na ocasião, estiveram presentes diversas autoridades, entre elas, o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e o Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve, General de Brigada Rodrigo Ferraz Silva, além de representantes de empresas e instituições renomadas da cidade de São José dos Campos.
“É uma grande alegria celebrar essa data tão marcante, pois aqui estamos exprimindo nossa profunda admiração e reconhecimento ao maior inventor brasileiro de todos os tempos, que nos inspira a seguirmos nossos ideais na busca pela soberania”, destacou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.
Durante a formatura, militares e civis foram condecorados com a Medalha “Mérito Santos-Dumont”, instituída na Aeronáutica pelo decreto 39.905 de 1956 em homenagem ao espírito imortal do brasileiro. Trata-se de uma distinção concedida a militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que tenham se destacado no exercício de sua profissão, militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica.
“O Comando da Aeronáutica, ao conferir a Medalha “Mérito Santos-Dumont”, que evoca o ilustre Patrono da Aeronáutica, vê, em cada um dos agraciados, um colaborador perfeitamente identificado com os ideais da Aviação Brasileira”, explicou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, na Ordem do Dia alusiva à data.
Para o Suboficial Especialista em Música, Júlio César Lemes Barbosa, é uma honra inexplicável receber essa homenagem, pois ela o motiva a sempre buscar o seu melhor desempenho em prol da Força Aérea Brasileira.
O Major Aviador Rodrigo de Freitas Faulstich, também comemorou a condecoração e completou: “Essa medalha carrega um grande significado e me impulsiona a continuar cumprindo a missão com coragem e comprometimento. Esse, com certeza, será um dia lembrado com muita emoção”.
Ao som do Dobrado do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (Senta a Pua), a tropa desfilou em continência ao Diretor-Geral do DCTA, celebrando o aniversário do primeiro aviador brasileiro, que fomentou a indústria aeronáutica e mudou, para sempre, a história da humanidade.
Evento comemorativo
No sábado, dia 23 de julho, as atividades festivas continuaram no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), com um Festival Gastronômico e música ao vivo.
Diversos convidados da região prestigiaram o evento e aproveitaram para conhecer o acervo do museu que reúne mais de cem peças históricas, maquetes e aeronaves, contando a história da pesquisa brasileira nas áreas de defesa, aeronáutica e espaço. O MAB é aberto ao público para visitação de terça a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h; e as sextas-feiras das 8h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, funciona das 9h às 17h.
Fonte: DCTA, por Asp Carolina Redlich
Imagens: Sgt Victor, Sgt Eduardo e Sgt Lucinéia
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Tenente-Coronel Aviador Moreira participa de Congresso de Engenharia Mecânica e Aeroespacial na Europa com trabalho inovador
O Tenente-Coronel Aviador Guilherme Moreira, aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em aplicações operacionais (PPGAO) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), apresentou o artigo científico intitulado "STPA Analysis over the earlier phases of Brazilian aerospace products life cycle using OPM" na 13th International Conference on Mechanical and Aerospace Engineering (ICMAE), ocorrida em Bratislava, Eslováquia, entre os dias 20 e 22 de julho de 2022.
A ICMAE é um evento global focado em Engenharia Mecânica e Aeroespacial. Nos últimos dez anos a conferência foi realizada em várias localidades, incluindo Bangkok (2011), Paris (2012), Moscou (2013), Madri (2014), Roma (2015), Londres (2016), Praga (2017), Budapeste (2018), Bruxelas (2019), e, devido à pandemia de COVID-19, no formato online em 2020 e 2021. Nestes anos, a conferência foi organizada pela Technical University of Kosice (Eslováquia).
O trabalho apresentado foi desenvolvido pelo Tenente Coronel Moreira em conjunto com o Capitão Aviador Daniel Rondon e os Professores do ITA Christopher Cerqueira e Willer Gomes, do Centro Espacial do ITA (CEI), que modelaram as fases de concepção e definição, previstas na Diretriz do Comando da Aeronáutica DCA 400-6 (Ciclo de Vida de Produtos e Sistemas no Comando da Aeronáutica), numa ferramenta de modelagem de sistemas (MBSE) chamada OPM (Object Process Methodology). Esse processo permitiu a identificação de propriedades emergentes oriundas dos relacionamentos entre as diversas atividades e atores envolvidos. Com base nisso, aplicou-se uma ferramenta de análise de riscos chamada STPA (System Theoretic Process Analysis), baseada na renomada Teoria de Sistemas do Professor Peter Checkland e elaborada pela Professora Nancy Leveson do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A partir dessa aplicação, foi então possível identificar recomendações de melhoria ao atual processo de elaboração de requisitos e contratos de novos sistemas aeroespaciais em desenvolvimento ou aquisição pela FAB.
As fases iniciais do ciclo de vida de um produto ou sistema são de importância crucial para o sucesso das fases de desenvolvimento e operação. Sem requisitos bem estabelecidos e validados pelos setores operacionais, logísticos e industriais, é quase impossível garantir o pleno sucesso de um projeto, seja em termos de performance ou de segurança dos operadores.
O artigo encontra-se publicado nos anais do congresso, disponível para leitura nas bases de dados da IEEE, uma das mais importantes do mundo, e indexado pela SCOPUS.
Além do artigo apresentado, o resultado do trabalho está sendo aproveitado pelo Grupo de Trabalho do CEI, responsável pela atualização da Diretriz DCA 400-6.
Fonte: ITA
Edição: DCS-ITA
Revisão: ACS-DCTA
Foto: ITA
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