No dia 26 de março, em Gavião Peixoto-SP, o projeto KC-390 deu mais um salto importante no desenvolvimento e certificação das suas capacidades operacionais contratadas pelo COMAER.
A versão Receiver da aeronave foi certificada para realizar a operação de reabastecimento em voo do par KC-390/KC-390. Após intenso desenvolvimento das leis de controle da aeronave e da verificação das funcionalidades do sistema de combustível, pilotos e engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) realizaram o voo de certificação, com o objetivo de verificar aspectos de segurança e da capacidade de realizar contatos uma carga de trabalho compatível com a natureza dessa missão. Todas as atividades foram supervisionadas por engenheiros do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), responsável pelo processo de certificação.
Antes do voo de certificação, a equipagem de ensaio realizou voos no simulador de engenharia da Embraer a fim de ter contato com as soluções implementadas na aeronave para viabilizar a missão. Uma lei de controle foi desenvolvida especificamente para a função de recebedor. Para o Maj Av Peixoto, piloto de ensaio do IPEV, “as verificações em simulador foram importantes para o entendimento da proposta da empresa e a verificação do comportamento das características de voo da aeronave com a lei desenvolvida para a missão”.
Após verificação em simulador, foram realizados um voo para a adaptação dos tripulantes da FAB, que envolveu contatos com e sem a transferência de combustível no envelope de voo proposto. Em seguida, foi realizado o voo de certificação, com contatos e transferência de combustível nas condições mais críticas encontradas, o que permitiu a verificação da aeronave em condições menos favoráveis.
“O voo de certificação do par KC-390 é um marco importante no projeto. As características de pilotagem da aeronave com a lei desenvolvida ficaram bem adequadas e intuitivas ao piloto, permitindo uma pilotagem precisa, o que aumenta as chances de sucesso na missão de REVO, que por si só já tem dificuldades operacionais relacionadas à natureza da missão com uma aeronave do porte do KC-390”, complementa o Cel Av Marcelo Zampier Bussmann, Diretor do IPEV e piloto de ensaio que participou do voo de certificação.
Após a finalização do processo, as aeronaves operacionais serão modificadas para receberem as funcionalidades de REVO, o que permitirá que o 1°/1°GTT, Esquadrão Zeus, passe a realizar essa ação de Força Aérea, maximizando a capacidade de emprego da aeronave KC-390 Millennium.
Clique aqui e ouça a entrevista sobre a operação.
Fonte: IPEV
Fotos: IPEV
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O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) tem seguido todos os protocolos de saúde preconizados pelos órgãos responsáveis desde o início da pandemia de COVID-19.
Quanto às atividades discentes, apenas os alunos do primeiro ano estão tendo algumas atividades presenciais, de instruções militares, as demais atividades são realizadas à distância de forma virtual, compondo um sistema híbrido de ensino.
Os demais alunos, dos terceiro ao quinto anos, não estão presentes no Instituto e participam virtualmente das atividades didáticas.
Aqueles que apresentam sintomas ou sejam contactantes com estes, recebem tratamento no Esquadrão de Saúde, são orientados de acordo com cada caso, são isolados em quartos separados numa ala dedicada a isso no alojamento dos alunos. Este prédio foi inaugurado recentemente e ainda não tem infraestrutura de internet, mas os alunos que tiverem aparelhos celulares podem fazer seus contatos sem nenhuma restrição.
Atualmente, existem 15 alunos sintomáticos, 13 contactantes e assintomáticos e 03 com resultado positivo para COVID. Todos eles testados e isolados dentro dos protocolos previstos. Não houve nenhum aluno com problemas de saúde graves em função desta doença que resultasse em necessidade de internação.
As medidas preventivas tomadas pelo ITA têm se mostrado eficazes e não há sinais de que haja necessidade de modificá-las. No entanto, o Instituto promove um acompanhamento cotidiano e rígido que propicia uma avaliação contínua da situação e considera a possibilidade de adaptações caso se façam necessárias.
Divisão de Comunicação Social do ITA
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Com o objetivo de capacitar a equipe em conhecimentos teóricos e práticos na Gestão da Qualidade, integrantes do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e também membros do Projeto IFFM4BR – Fase 2 participaram do treinamento “Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO9001”, ministrado pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) no mês de março de 2021. Esse curso possibilitou maior compreensão da Terminologia da referida norma, a qual está sendo utilizada como referência na busca da Certificação do Projeto, além da aplicação de conhecimentos práticos nos esforços para a Qualidade do atendimento de requisitos dos seus diversos stakeholders, sendo um deles o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).
O IFF é o Projeto de maior prioridade do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e atualmente avança na definição dos Ensaios mecânicos e ambientais para a Qualificação, bem como na preparação para sua Fase de Preliminary Design Review (PDR), na qual verifica-se o correto e completo atendimento dos requisitos dos sistemas que estão alocados em seus respectivos subsistemas.
Apesar da elevada complexidade técnica do Projeto, a aquisição de habilidades de Gestão é altamente apoiada pela Liderança e compõe o plano de competências da Equipe. Para Giulianna Franqueira, Coordenadora de Qualidade, o Sistema de Gestão fortalecido “terá um papel essencial no caráter estratégico deste Projeto, pela busca contínua na elevação de seus padrões de desempenho”. Nossa meta é que, “até o final do ano, todos os gestores das áreas técnicas do Projeto estejam capacitados na Norma ISO 9001 e treinados em outras habilidades de gestão, as chamadas soft skills, cada vez mais necessárias no ambiente de trabalho contemporâneo”, complementa.
Para saber mais do projeto IFFM4BR, acesse o link abaixo:
http://www.iae.intraer/images/projetos/iff/IFF-FAB-vrs.final-sem_legenda.mp4
Fonte: IAE, por Major Aviador Moreira
Imagens: IFI
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Em comemoração ao Dia do Especialista de Aeronáutica, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou nesta quinta-feira (25), o Ato Militar Alusivo a data em São José dos Campos (SP).
Representando os Especialistas de Aeronáutica da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), encontram-se na tribuna de honra o Coronel Especialista em Comunicações Alexandre Camacho Coelho e o Suboficial Especialista em Eletricidade Niufran Palandi de Oliveira, Oficial e Graduado Especialistas mais antigos do Campus do DCTA.
A Solenidade presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, homenageou 28 agraciados, entre militares e civis da GUARNAE-SJ com a da Medalha Bartolomeu de Gusmão pelos destacados serviços prestados a Força Aérea Brasileira (FAB).
O insigne brasileiro, padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, por meio de seus trabalhos no campo da aerostação, tornou-se um dos precursores da aviação, motivo pelo qual é cultuado como paradigma de dedicação, zelo e amor à aeronáutica.
Na ocasião foi realizada ainda uma Homenagem Póstuma ao Segundo Sargento Especialista em Mecânica de Aeronaves Jayson Rodrigues da Silva Lima, em que sua esposa Carolina Aparecida de Souza Sampaio Lima e sua irmã Cristiane da Silva Ribeiro receberam a Medalha Bartolomeu de Gusmão - Post Mortem.
O Sargento Jayson faleceu em agosto de 2020, cumprindo missão pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) em Porto Velho (RO), deixando um legado na vida de seus amigos, familiares e colegas de trabalho. “Esta singela homenagem que prestamos hoje ao Jayson e sua família é parte do reconhecimento que ele merece por todos os anos de serviço prestado à FAB e ao DCTA”, ressalta o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Potiguara
O DCTA presta esta homenagem in memorian, pelo grau de comprometimento do referido militar no cumprimento da missão institucional deste Departamento.
Clique aqui e veja mais fotos.
Fonte: DCTA, por Tenente Larissa
Fotos: DCTA, por Sargento Petherson
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Há 80 anos, nascia a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), conhecida como o “Berço dos Especialistas”. Em oito décadas, a escola já formou mais de 50 mil homens e mulheres. A EEAR tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de graduados da Aeronáutica, oferecendo 28 diferentes áreas profissionais para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira (FAB).
Fruto da fusão das escolas de formação de sargentos da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, a EEAR nasceu em 1941, período em que o mundo passava por momentos críticos com o transcorrer da II Guerra Mundial. No mesmo ano, um pouco antes do surgimento da Escola, era criado o Ministério da Aeronáutica, que impulsionou a aviação militar e civil no Brasil.
Instalada no Rio de Janeiro, a Escola formou a primeira turma em 1942 com apenas 32 integrantes. Mas, com a entrada do Brasil no conflito, houve a necessidade de acelerar a formação do pessoal. Como solução imediata, muitos militares e civis foram enviados aos Estados Unidos para a realização de cursos, de modo que pudessem satisfazer às necessidades da FAB. Porém, por ser muito oneroso, o envio de militares começou a sofrer restrições. Após novos estudos, decidiu-se por contratar a organização John Paul Riddle Aviation Technical School, que instalou no Brasil, na cidade de São Paulo, uma Escola Técnica de Aviação (ETAv) com todo o acervo, como também técnicos, professores e administradores. A ETAv passou a complementar a formação de especialistas, suprindo as carências então verificadas.
Com o término da Grande Guerra, embora a necessidade de técnicos para manter as diversas Unidades criadas ainda fosse grande, houve certa estabilização na formação de pessoal. Verificou-se, então, que já não era necessário existirem duas escolas com a mesma finalidade e que, consequentemente, estava havendo dispersão de meios.
Já na década de 1950, ocorre a transferência da EEAR para Guaratinguetá (SP), nas dependências da antiga Escola Prática de Agricultura, doadas ao Ministério da Aeronáutica em 05 de maio de 1950. A transferência foi feita progressivamente à medida em que as estruturas eram construídas e adaptadas. A região do Vale do Paraíba abriu as portas para que gerações aquecessem o mercado de profissões.
O atual Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, passou pela Escola antes de se tornar oficial. “As emoções que me envolvem o coração são as mesmas de 35 anos atrás, quando ingressei pelos portões da EEAR como aluno, sem jamais supor que o Criador e que a Força Aérea reconduzir-me-iam ao Berço dos Especialistas, agora como Comandante”, disse.
O Brigadeiro Soares destaca, ainda, sobre a formação dos sargentos especialistas da EEAR. “Tenho a plena convicção de que a Aeronáutica poderá contar, por muitos e muitos anos com homens e mulheres de excepcionais qualificações, formados sob a égide do código ‘Disciplina, Amor e Coragem’, dispostos a contribuir, de forma abnegada e zelosa, para com a missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”, conclui.
Fotos: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER e Arquivo FAB
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A Congregação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Colegiado Superior do Instituto, em reunião realizada ontem (11), aprovou por unanimidade a indicação do Engenheiro Ozires Silva ao Título de Doutor Honoris Causa.
Natural de Bauru - SP, Ozires Silva é Tenente-Coronel Aviador da Aeronáutica e Engenheiro Aeronáutico formado no ITA na turma de 1962. Aliando seus conhecimentos de oficial aviador e engenheiro aeronáutico, no campus do, então, Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), chefiou o departamento onde foi projetado e construído o primeiro avião brasileiro, o Bandeirante, que teve seu primeiro voo bem-sucedido em 1968. Com o amadurecimento profissional, grande capacidade de gestão e notável empreendedorismo, coordenou os esforços que promoveram a criação da Embraer em 1969, empresa da qual foi o primeiro presidente.
Não bastasse tantas realizações, foi Ministro da Infraestrutura, presidente da Petrobras e, em 1991, retornou à Embraer, conduzindo o processo de privatização da empresa, concluído em 1994. Atualmente, participa de vários Conselhos de empresas e universidades, sendo figura de referência no ensino e na gestão. Ozires Silva, destaca-se por sua imensurável contribuição no desenvolvimento da indústria nacional.
O Título de Doutor Honoris Causa, expressão latina que em português significa "por causa de honra", é título honorífico concedido pelo Instituto a pessoas eminentes, que tenham se destacado por sua virtude, mérito, pelo alto nível de reconhecimento profissional e de feitos significativos, a ponto de serem considerados no grau honorário de doutor. A titulação é feita através de votação de um conselho, a Congregação do ITA, que ontem tinha 47 membros no Plenário, que analisa as realizações do candidato.
Em 70 anos do ITA, só três pessoas foram agraciadas com o Título de Doutor Honoris Causa do ITA: Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica, Marechal Casimiro Montenegro Filho, criador do CTA, e agora, aceito por unanimidade, Ozires Silva, o grande empreendedor da indústria aeronáutica brasileira.
O anúncio ao homenageado foi feito por videoconferência, da qual participaram o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, o Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia, e os ex-reitores Professores Fernando Toshinori Sakane e Cláudio Jorge Pinto Alves.
Surpreso e emocionado, Ozires comentou: "Eu sonhei com o ITA desde criança. Essa escolha é uma imensa honra para mim. Agradeço profundamente a todos vocês”.
Fonte: ITA
Edição: Cap Fábio Cox/DCS-ITA
Revisão: ACS-DCTA
Fotos: Sarg Roberto/ DCS-ITA
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