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No dia 02 de julho, o Comando Conjunto Sudeste (CCSE) coordenará a atuação do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) na desinfecção do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com o objetivo de diminuir as possibilidades de transmissão do novo Coronavírus.

O CCSE foi criado em março deste ano, junto a nove outros Comandos Conjuntos, distribuídos pelo território nacional, com o objetivo de coordenar o emprego das Forças Armadas no estado de São Paulo no combate à pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2.

Desde o início de sua atuação, o Comando Conjunto Sudeste realizou 500 desinfecções em espaços públicos na sua área de abrangência.

O trabalho a ser realizado pelo1º Btl DQBRN, do Exército Brasileiro (EB), sediado no Rio de Janeiro, será realizado por 44 militares especialmente treinados para esta atividade, utilizando equipamentos de proteção especiais.

A atividade faz parte das ações planejadas para o retorno de 128 alunos do primeiro ano às aulas presenciais, em 16 de agosto, traçadas pelo Comitê de Risco e Combate ao Coronavírus, do ITA, criado com a finalidade de assessorar o Conselho da Reitoria (CR) nas ações de prevenção contra a contaminação e disseminação da COVID-19. Serão desinfectadas as áreas de uso comum pelos alunos.

O retorno dos demais alunos ainda não tem data definida e depende do acompanhamento da situação de saúde em função da pandemia e faz parte da concepção de distanciamento social, evitando a aglomeração que seria provocada pelo retorno de todos na mesma data.

Além dessa ação profilática que será realizada pelo EB, a estratégia estabelecida pelo Comitê prevê, dentre outras, apoio aéreo da FAB para transporte de alunos, testagem para COVID, respeito às normas de higienização e distanciamento social, realização de quarentena, aulas teóricas online, aulas práticas em grupos reduzidos, restrição a saídas da área do Instituto e controle de sintomas.

 

Fonte: ITA, por Capitão R/1 Fábio Cox

Fotos: DCTA, por Sargento Petherson e ITA

Na última sexta-feira, dia 26 de junho, o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a cerimônia relativa à conclusão do Curso de Ensaios em Voo (CEV), nas modalidades Piloto de Ensaio Experimental de Asa Fixa, Engenheiro de Ensaio Experimental de Asa Fixa e Engenheiro de Instrumentação de Ensaios.

O CEV tem por finalidade a formação de pilotos e engenheiros qualificados para planejar, executar e gerenciar atividades de Ensaios em Voo relacionadas com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves e/ou sistemas embarcados, bem como de formar engenheiros e técnicos especializados na atividade de instrumentar engenhos aeroespaciais para a coleta de parâmetros de Ensaios em Voo.

Durante o curso, foram ministradas as modalidades de Piloto de Ensaio Experimental de Asa Fixa, Engenheiro de Ensaio Experimental de Asa Fixa e Engenheiro de Instrumentação de Ensaio. Teve a duração de 70 semanas para Pilotos e Engenheiros de Ensaio Experimental de Asa Fixa e 44 semanas para Engenheiro de Instrumentação.

O Chefe da Divisão de Formação de Ensaios em Voo (EFEV), Tenente Coronel Aviador Marcelo Bittencourt Vautier Franco relembrou os esforços de todos. “A aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência e o curso de ensaios em voo tem como cerne, dentre outros atributos, o rigor científico e a capacidade de adaptação. Se adaptem às dificuldades e julguem com rigor científico, esse é o nosso trabalho”, ressaltou.

Durante a solenidade, foram entregues os certificados de conclusão e os distintivos de curso, além do diploma de honra ao mérito e os prêmios das empresas EMBRAER, POUPEX e AEL SISTEMAS, aos primeiros colocados de cada modalidade como forma de reconhecimento por seus esforços.

O Capitão Aviador Thiago Scavacin, orador da turma, agradeceu ao DCTA e ao IPEV pelo apoio durante todo o curso e principalmente aos instrutores pelo árduo trabalho de repassar o conhecimento. “Aos instrutores da EFEV a nossa gratidão pelo empenho e dedicação na condução e aprimoramento constante do curso, que contemplaram uma vasta gama de conhecimento enriquecidos pelas experiencias profissionais de cada um, contribuindo na melhoria da nossa formação. Cada erro e aprendizado ao longo do curso foram extremamente importantes e, com certeza, levaremos os ensinamentos passado pelos senhores em cada campanha futura e para a vida”, ressaltou.

A cerimônia foi presidida pelo Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, Diretor-Geral do DCTA e contou ainda com a presença do Major-Brigadeiro do Ar, Wander Almodovar Golfetto, representando da EMBRAER, o Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, Brigadeiro do Ar José Aguinaldo de Moura e o Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Augusto Luiz de Castro Otero, escolhido pela turma como paraninfo.

Em seu discurso aos formandos, novos Provas e Curingas, o Brigadeiro Otero ressaltou ser um dia para celebrar a conquista de ingressar no mundo da engenharia de ensaios em voo e os estimulou a se dedicarem nesta nova etapa. “Executem todas as atividades desta nova profissão com Amor e Paixão. Torço para que tenham escolhido o trabalho que vocês irão amar e, assim, de acordo com Confúcio, não terão que trabalhar um único dia em suas vidas a partir de hoje”, concluiu.

Sobre o Curso de Ensaios em Voo

 O Curso de Ensaios em voo do IPEV foi criado em 1986 e já formou desde então 266 militares, entre pilotos de ensaio experimental, engenheiros de ensaio experimental, engenheiros de instrumentação de ensaios e técnicos de instrumentação de ensaios. O CEV é o único do Hemisférios Sul com o Reconhecimento Internacional pela Society of Experimental Test Pilots (SETP). Ao todo apenas 08 cursos em 06 nações têm esse reconhecimento.

 

Fonte: DCTA, por Tenente Larissa

Fotos: IPEV, por S2 Faustino

O Comando da Aeronáutica (COMAER) assinou, nesta terça-feira (23), um convênio com a Equatorial Maranhão, com objetivo de desenvolver uma solução inovadora de fornecimento de energia, por meio de tecnologia de Microrredes Inteligentes (geração fotovoltaica e armazenadores de energia), que possam aumentar a confiabilidade, qualidade e robustez nos processos críticos do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), mesmo em caso de falha no suprimento de energia da rede. O projeto está inserido no planejamento do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro e no Programa de Eficiência Energética do COMAER.

O ato de assinatura aconteceu por videoconferência - respeitando as normas do Ministério da Saúde em razão da pandemia do novo Coronavírus -, e contou com a participação do Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major Brigadeiro  do Ar Sérgio Roberto de Almeida; do Chefe da Quarta Subchefia do EMAER, Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral; do Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro Engenheiro César Demétrio Santos; do Assessor do Ministério da Defesa, Brigadeiro do Ar Rogério Luiz Veríssimo Cruz; do Diretor do CLA, Coronel Aviador Marcello Correa de Souza; do Presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas Borges; do Diretor Corporativos de Serviços, Mauricio Velloso Ferreira; e do Professor da Universidade Federal do Maranhão, Doutor Luiz Antonio Ribeiro.

O Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica destacou, durante o evento, o valor estratégico do projeto de Alcântara. “A Força Aérea, hoje, dá um importante passo no desenvolvimento dos projetos espaciais, alinhados com as políticas públicas de desenvolvimento do país”, salientou o Major-Brigadeiro Almeida.

O Chefe da Quarta Subchefia do EMAER, responsável pelo Programa de Eficiência Energética no Comando da Aeronáutica, ressaltou a singularidade do convênio firmado. “O trabalho que será desenvolvido em Alcântara extrapola a melhoria de eficiência energética da planta, pois o resultado permitirá um aumento na confiabilidade das cargas de um processo crítico”, explicou o Brigadeiro Eliezer.

Para o Presidente da Equatorial Energia, Augusto Dantas Borges, a expectativa é de que os resultados sejam melhores do que  os planejados. "Estamos com uma equipe dedicada ao trabalho e esperamos ser referência não somente para o Brasil, mas para todo o mundo. Estamos felizes com essa parceria junto ao Ministério da Defesa e à Força Aérea, por intermédio do Centro de Lançamento, por permitirem a implantação de um sistema com padrão internacional de qualidade", ressaltou.

 

Parceria entre FAB e Equatorial Energia

A parceria faz parte das atividades do Programa de Eficiência Energética do COMAER (PEE) para o desenvolvimento de projetos sustentáveis. Além disso, está alinhada com a Diretriz de Gestão de Energia do Comando da Aeronáutica, na redução de custos com energia elétrica, pela melhoria da eficiência dos equipamentos das Organizações Militares e geração de energia renovável. E, ainda, faz parte do planejamento de implementação de políticas públicas e do plano de consolidação no Centro Espacial de Alcântara, do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro.

Os recursos financeiros que serão aplicados no projeto são oriundos do Programa de Eficiência Energética, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que prevê às distribuidoras de energia a aplicação de 0,5% da receita operacional líquida em programas de pesquisa e desenvolvimento. O projeto tem previsão de desenvolvimento em dois anos e estarão envolvidos militares do Centro de Lançamento de Alcântara, experientes profissionais da Equatorial Energia e professores da Universidade Federal do Maranhão.

 

Fonte: EMAER, por Tenente Mariane
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria - Revisão: Major Monteiro
Fotos: Soldado A. Soares / CECOMSAER e Soldado Alberto / CLA

O Deputado Federal e Ex-Prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury visitou, na manhã da última sexta-feira (26), o Centro Espacial do ITA (CEI) e as obras dos novos alojamentos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A visita teve como objetivo conhecer o CEI e a expansão dos novos alojamentos do ITA.

O Deputado foi recebido pelo Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, e pelo Reitor do ITA, Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia que agradeceram a visita.

“Ver essa etapa da expansão do ITA, que é a criação dos alojamentos, é fundamental para que a gente dê conforto para os alunos”, declarou o parlamentar. Os investimentos alocados as obras do ITA são provenientes de emendas parlamentares disponibilizadas pelo Deputado Federal além de ter sido o relator na Câmara dos Deputados, em Brasília, do Projeto Scintillation Prediction Observation Research Task (SPORT) que é um nanosatélite desenvolvido pelo ITA em parceria com a NASA.

 

Durante o encontro, o Reitor do ITA apresentou ao Deputado às estruturas e instalações do CEI onde pôde conhecer o projeto do satélite ITASAT-1, que continua ativo, e toda a órbita percorrida pelo satélite. Após o CEI, o parlamentar percorreu as obras dos novos alojamentos destacando a qualificação e ampliação deste projeto.

“O ITA é um exemplo para o Brasil e para o mundo então nós temos que jogar todo esse esforço neste projeto”, finalizou Eduardo Cury e acrescentou que a cidade de São José dos Campos tem um potencial científico e tecnológico muito importante para o Brasil e o mundo.

 


Fonte: DCTA por Ten Isabele
Fotos: DCTA por Sgt Roberto

O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) realizou, de 17 a 19 de junho, os voos necessários para o recebimento da terceira aeronave KC-390 Millenium a ser incorporada à frota do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus – localizada em Anápolis-GO. As atividades ocorreram na sede da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.

As atividades englobaram uma extensa gama de verificações que tinham a finalidade de certificar se o modelo estava em condições adequadas para ser recebido pela FAB. Entre os testes executados, estavam inclusos a verificação da funcionalidade geral dos sistemas aviônicos, o corte e o reacendimento dos motores, o pouso com máxima frenagem, além de manobras para verificar os modos normais e de emergência do sistema Fly-By-Wire da aeronave, que incluiu curvas com até 70° de inclinação visando a verificação dos modos de recuperação de atitudes anormais e voos em alto ângulo de ataque para verificação das proteções existentes.

Os voos foram realizados com um piloto e um engenheiro de ensaios do IPEV, um mecânico de voo e um mestre de cargas (load master) do 1°GTT, além de tripulantes da Embraer. “Colaborar com esta atividade contratual para o recebimento da aeronave é uma enorme responsabilidade, pois a partir desse momento o KC-390 é dado como pronto para cumprir as missões da FAB”, descreve o Major Aviador José Ricardo Drozdz, piloto de ensaio do IPEV.

A entrega da terceira aeronave KC-390 Millennium aumenta a capacidade da FAB de realizar transporte aerologístico em prol das ações de combate ao COVID-19, além das demais ações de Força Aérea necessárias ao cumprimento da missão da Força.

 

Fonte: IPEV

Fotos: IPEV

Nesta terça-feira, 09, o Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER) comemora seus três anos de existência. O SINAER tem, como órgão central, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a finalidade gerenciar as atividades relacionadas a Gestão da Inovação Tecnológica no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), a fim de criar um ambiente de convenções e normas que auxiliem a condução de pesquisa e desenvolvimento.

O Sistema conta com 14 ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação), dentre as quais fazem parte cinco Grande Comandos que, sob a coordenação do DCTA, atuam na área de pesquisa cientifica e tecnológica no âmbito da Força Aérea Brasileira (FAB).

Dentre as atribuições macro do SINAER, o DCTA ocupa posição de destaque na execução de diversas atividades, como a prospecção tecnológica, tendo como finalidade o fornecimento de informação gerencial, por meio da coleta, compilação e consolidação de dados, ou ainda, monitoramento de informações disponíveis sobre determinada tecnologia ou demanda, que possibilitará aos interessados suporte ao planejamento e decisões estratégicas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I).

O DCTA junto às ICT tem realizado a coordenação das ações referente a inovação e buscado potencializar a área de pesquisa e desenvolvimento. Para o Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara  “O SINAER, tem produzido grandes avanços tecnológicos capazes de serem utilizados de forma dual (civil e militar) e que colaboram para que a FAB e a Base Industrial de Defesa possam diminuir a dependência nacional por conhecimento externo e dar suporte à consolidação do país como potência emergente no cenário internacional”, ressalta o Oficial General.

O desafio do Sistema é fazer com que as tecnologias desenvolvidas se tornem objeto de licenciamento e transferência de tecnologia para a indústria. Assim, cabe ao DCTA, por meio do Núcleo de Gestão da Inovação (NGI), coordenar as atividades de gestão da inovação relacionadas a prospecção tecnológica, portfólios de inovação, gestão do conhecimento, gestão da propriedade intelectual e transferência de tecnologias.

O processo de proteção da Propriedade Intelectual se dá pela concessão de patentes, de registro de programa de computador, marcas entre outras. Atualmente, o DCTA vem realizando a gestão de 23 pedidos de depósito de patentes e outras 32 concessões que estão em vigor.

No ano de 2019, por exemplo, o projeto do “Dispositivo de Identificação Portátil de Prevenção de Retenção de Objetos Cirúrgicos com Marcadores Magnéticos” foi patenteado, sendo um dos cientistas responsáveis o Major-Brigadeiro Médico José Elias Matieli. O equipamento tem como objetivo prevenir complicações cirúrgicas decorrentes de erro médico relacionado ao esquecimento de material cirúrgico no corpo de pacientes, podendo ser operacionalizado em qualquer espaço hospitalar, sem a necessidade de obras ou aquisição de outros equipamentos.

Uma atribuição de relevância e desafio ao DCTA é ofertar tecnologias desenvolvidas pelas ICT, a fim de despertar o interesse da indústria e realizar a transferência dessas tecnologias. Este ano, um grande marco foi a assinatura do acordo de transferência tecnológica do Foguete Suborbital VSB-30, que permite à empresa Avibras industrializar e comercializar o produto.

O DCTA, cumprindo determinação normativa do Ministério da Defesa (MD) e dispositivos legais, através do NGI vem realizando esforços para elaborar a Política de Inovação Tecnológica da Aeronáutica, que visa direcionar as atividades de inovação no âmbito da FAB. “A proposta, se aprovada, terá por propósito fundamental de contribuir decisivamente para a transformação do atual cenário institucional de inovação na Aeronáutica, de modo que as tecnologias desenvolvidas ou adquiridas possam ser tratadas adequadamente antes mesmo de se tornarem potenciais inovações”, afirma o Coronel Aviador Cesar Augusto Laboissiere, chefe do NGI do DCTA.

 

Fonte: DCTA, por Tenente Larissa

Fotos: Suboficial Daniel e Sargentos Petherson e Frutuoso

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