Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

No dia 03 de novembro de 2022, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) promoveu, por meio de sua Banda de Música, um Concerto Sinfônico alusivo ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

O evento foi realizado na Igreja da Cidade e presidido pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, contando com a presença do Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, além de demais Oficiais Generais e autoridades civis.

“É uma grande alegria prestigiar um evento dessa magnitude, agregando boa música e solidariedade. Agradeço ao DCTA, em nome do povo joseense, por essa oportunidade ímpar”, comentou o Prefeito.

Para participar do Concerto, o público presente contribuiu com alimentos, garrafas de água, fraldas geriátricas e chocolates, arrecadações que serão doadas ao Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC Vale do Paraíba), ao Grupo de Apoio à Pessoa com Câncer (GAPC) e às agrovilas em Alcântara – MA, onde a Força Aérea Brasileira (FAB) possui um Centro de Lançamento. No total, foram mais de 1700 pessoas presentes, arrecadando cerca de 1.200 quilos de donativos e cerca de 500 garrafas de água.

A noite sinfônica foi abrilhantada com encenações teatrais e um repertório especial, contando com obras eruditas e populares que exaltam períodos onde a participação da FAB foi fundamental para a história do Brasil, além de músicas que resgatam o melhor do nosso cancioneiro.

Um dos momentos mais emocionantes do evento aconteceu durante a homenagem surpresa à Tenente-Coronel Francisca Maria Cruz, integrante da notável turma de 1982, primeira turma de mulheres que ingressaram na FAB, no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte.

Para o Tenente-Brigadeiro Medeiros, “há 40 anos, mulheres como a Tenente-Coronel Francisca estavam fazendo história e, a partir dali, inspirariam mais de 14 mil mulheres que hoje compõem o corpo feminino da FAB, e que, ao longo do caminho, vem vencendo desafios e somando imensuráveis conquistas”, pontuou o Diretor-Geral do DCTA.

“Comemorar as quatro décadas da presença feminina fardada, na FAB, evidencia a maturidade e a sensibilidade do Comando em reconhecer o sucesso da empreitada. Em 1982, quando chegamos tão jovens, profissionais recém-formadas, aos locais de formação militar, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, tudo acontecia de forma tão inusitada, em um ritmo tão frenético que eu, pessoalmente, não percebia que estava fazendo história. Representar essas mulheres valorosas e pioneiras, além de surpreendente, foi pleno de emoções indizíveis”, contou a Tenente-Coronel Francisca.

Sobre a banda de música do DCTA

A Banda de Música do DCTA foi criada em 1966 e tem a missão de abrilhantar cerimônias militares, contribuir com a formação de pessoal militar e marcialidade da tropa, além de representar a Força Aérea Brasileira junto à sociedade civil. Dentre suas inúmeras apresentações de cunho cultural, destacam-se a participação nos festejos do bicentenário de São José dos Campos e no voo inaugural do Bandeirante, primeira aeronave fabricada no Brasil, pela EMBRAER, em 22 de outubro de 1968.

 

Fonte: DCTA, por Tenente Carolina Redlich

Imagens: DCTA/IFI/IEAv/GAP-SJ

O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) é a maior referência do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA) quando se trata de segurança de voo.

O envolvimento e comprometimento do efetivo, bem como da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAA) é extremamente alto, o que nos leva aos baixíssimos níveis de ocorrências aeronáuticas.

Sendo assim, cabe-nos sempre reforçar a necessidade de envidarmos esforços para mantermos nossa Área de Segurança Aeroportuária (ASA), que se estende a 200 km desde o centro da pista do aeródromo, livre de riscos, como por exemplo, o RISCO DE FAUNA.

Conforme estatística da SIPAA, tivemos 24 reportes relacionados com fauna no ano de 2022 e a presença de animais na ASA resulta de atrativos como ÁGUA, ABRIGO e ALIMENTO.

Os atrativos promovem a sobrevivência destes animais, que são um sério risco para a aviação, conforme as fotos deste informativo. Sabe-se, porém, que os maiores produtores destes atrativos somos nós mesmos, quando deixamos lixeiras destampadas, descartamos inadequadamente o lixo ou ainda ALIMENTAMOS ou COLOCAMOS ÁGUA para estes animais.

Para prevenir os riscos de fauna e consequentemente um ACIDENTE AERONÁUTICO, devemos ser proativos com nossa segurança.

Seguindo as dicas abaixo, podemos evitar a perdas materiais e o que seria pior, acidentes com pessoas, que são de alto valor agregado para a nossa instituição, e são de valor inestimável para suas famílias:

  • Não alimentar animais;
  • Não facilitar o acesso de animais em torno do Instituto/aeródromo;
  • REPORTAR à SIPAA e Equipes de Serviço caso encontremos lixeiras destampadas;
  • REPORTAR à SIPAA e Equipes de Serviço caso encontremos descarte inadequado de lixo.

Cabe também indicar que a ação de ALIMENTAR animais na ASA pode ser considerada crime, quando esta ação resultar em perigo a aeronaves, tipificada pelo Código Penal, como segue:

  • Expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea podendo implicar em pena ou multa ao responsável, conforme Artigo 261 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940, o Código Penal Brasileiro.

            Pena - reclusão, de dois a cinco anos;

  • Sinistro em transporte marítimo, fluvial ou aéreo;

            1º - Se do fato resulta naufrágio, submersão ou encalhe de embarcação ou a queda ou destruição de aeronave:

            Pena - reclusão, de quatro a doze anos;

  • Prática do crime com o fim de lucro;

            2º - Aplica-se, também, a pena de multa, se o agente pratica o crime com intuito de obter vantagem econômica, para si ou para outrem.

  • Modalidade culposa

            3º - No caso de culpa, se ocorre o sinistro:

            Pena - detenção, de seis meses a dois anos.

Ressaltamos também a importância de não infringir o Código Ambiental, evitando lidar com o afugentamento e a eliminação de ninhos ou do próprio animal sem a autorização legal.

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) estabelece critérios e diretrizes para o manejo da fauna em aeródromos por meio da lei 12.752/2012, portanto reforçamos o reporte ao SIPAER em situações desta natureza.

Além disso qualquer cidadão pode requisitar o auxílio da Policial Ambiental por meio do telefone (12) 3911-1900.

Reporte também por meio do Whatsapp Sistema de Investigação d Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) (12) 99244-0237

Fonte: IPEV

Imagens: IPEV

Evento reuniu autoridades civis e militares que prestigiaram a data comemorativa

No dia 21 de outubro de 2022, sexta-feira, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) promoveu a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). A solenidade, presidida pelo Diretor-Geral Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, foi marcada pela imposição da Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA).

A OMA é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País ou que se hajam distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem da nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se tenham destacado nas suas áreas de atuação a serviço da Pátria e às corporações militares, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as indiquem ao reconhecimento da Nação brasileira e, de modo particular, ao da Aeronáutica. Na ocasião, 24 agraciados receberam a condecoração, entre eles os senhores Carlos Nascimento e Luiz Omar.

Carlos Raimundo Albuquerque Nascimento é referência na gestão de empreendimentos energéticos de grande porte, desde o planejamento, licenciamento ambiental e mitigação dos efeitos nas comunidades, até a fase da construção, operação e manutenção de hidrelétricas. O senhor Luiz Omar Pinheiro é profissional de praticagem do Rio Amazonas há mais de 42 anos e conhecido colunista do Jornal “O Liberal”, na cidade de Belém/PA. Atua como insigne parceiro na divulgação das ações das Forças Armadas, em especial na Amazônia, com destaque para o Comando da Aeronáutica.

“Esse é um dia que ficará marcado em nossas vidas. Estar aqui e receber essa ilustre homenagem das mãos do Brigadeiro Medeiros, militar por quem temos profundo respeito e admiração, é uma honra indescritível”, pontuaram os agraciados.

A cerimônia também contou com a presença do Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani e demais Oficiais Generais das Organizações Militares da Guarnição de São José dos Campos, além de autoridades civis e representantes de empresas parceiras.

Na Ordem do Dia referente à data, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior parabenizou os aviadores e destacou: “Nosso imenso país dispõe de centenas de aeródromos, é possuidor de uma aviação civil robusta e com altíssimos níveis de segurança, abriga a terceira maior empresa aeronáutica do mundo e a NOSSA Força Aérea – sim, a minha, a sua, a NOSSA Força Aérea Brasileira – que é a maior, mais bem equipada do Hemisfério Sul e a segunda maior das Américas.

No sábado, 22 de outubro, o DCTA promoveu o tradicional “Baile do Aviador”, evento de gala que reuniu cerca de 400 convidados.

“A Força Aérea Brasileira está presente nos quatro cantos do nosso país, sempre focada na missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional. Como Diretor do DCTA, me sinto um privilegiado por comandar uma organização militar como esta, pois reúne profissionais que são referência no âmbito da ciência, da tecnologia e da inovação. Amparados nesses pilares poderemos alçar vôos cada vez mais altos”, concluiu o Brigadeiro Medeiros.

Sobre o Dia do Aviador

O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-Bis, o aparelho mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros, voando a cerca de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Fonte: DCTA, por Ten Carolina Redlich e Ten Isabele

Fotos: Sgt Petherson

Mais de nove mil candidatos inscritos para realizar o Concurso de Admissão para Graduação em Engenharia do ITA

Domingo dia 16 de outubro, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) iniciou o processo de seleção de alunos para os Cursos de Graduação em Engenharia nos seus bancos escolares.

Com o apoio de aproximadamente 650 colaboradores, servidores civis e militares do Instituto e de outras instituições, em 24 cidades de 17 estados das cinco regiões do país, o ITA realizou a primeira fase do Concurso de Admissão ao ITA 2023.

Foram disponibilizadas 150 vagas aos candidatos, sendo 36 para optantes à carreira militar e 114 para os não optantes. O processo seletivo é realizado por três fases, sendo as duas primeiras compostas de exames de escolaridade.

A Primeira Fase foi realizada com prova em um único dia, com cinco horas de duração, composta por questões objetivas de matemática, física, química, português e inglês.

A próxima fase (2ª) será realizada em dois dias com questões dissertativas de matemática e química, no dia 08 de novembro de 2022, e de física e redação, no dia 09 de novembro de 2022. Nos dois dias as provas terão início às 13 horas com duração de quatro horas.

A Terceira Fase consta de Inspeção de Saúde para os candidatos aprovados nas fases anteriores, e será realizada em São José dos Campos -SP.

O número de candidatos inscritos é de 9.364, sendo 2.218 mulheres. Dentre o total de inscritos, foram 3.691 optantes à carreira militar, 4.330 não optantes e 1.343 “treineiros”.

Segundo o chefe da Seção de Vestibular, Coronel Especialista em Comunicações João Batista do Porto Neves Júnior, “é um grande esforço para realizarmos este concurso em tantas cidades do Brasil, mas é uma grande satisfação democratizar o acesso em nível nacional”.

Com duração de cinco anos, o curso de graduação em engenharia do ITA oferece seis especialidades: Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, da Computação e Aeroespacial.

Nos dois primeiros anos é realizado o curso fundamental e nos três seguintes os cursos profissionais respectivos a cada uma das seis engenharias oferecidas.

No concurso deste ano houve uma novidade, a possibilidade de candidatos não optantes à carreira militar, reprovados na terceira fase do concurso (Inspeção de Saúde), solicitarem ao Comandante da Aeronáutica a isenção para ingressar no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPORAER).

Os requerentes serão avaliados por uma equipe multidisciplinar, que analisará se o projeto pedagógico do ITA tem condições de atender às necessidades educacionais especiais do candidato reprovado. Nesse contexto, o ITA pretende possibilitar a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) nos seus cursos de graduação em engenharia ampliando a inclusão social no seu concurso. Compareceram à 1ª fase uma cadeirante e um portador de deficiência visual.

“O ITA tem 72 anos de existência e já formou 6.709 engenheiros de alto nível para a sociedade brasileira. O nosso vestibular é o meio para a seleção das melhores cabeças do nosso país para a realização da nossa missão”, destacou o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Organização do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando da Aeronáutica (COMAER), localiza-se em São José dos Campos, no estado de São Paulo a cerca de 80 km da capital paulista.

O acompanhamento do concurso deve ser feito na página eletrônica do vestibular do ITA na Internet: www.vestibular.ita.br

Fonte: ITA

Revisão: ACS DCTA

Fotos: ITA

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou no dia 19 de outubro (quarta-feira), na Capelania Militar Nossa Senhora de Loreto, a celebração da Páscoa dos Militares 2022.

A missa foi celebrada pelo Arcebispo Militar do Brasil Dom Marcony Vinícius Ferreira, sendo auxiliado pelo Coronel Capelão Carlos de Oliveira Berto, da Capela Militar Nossa Senhora de Loreto, pelo Coronel Capelão da Reserva Paulo Flávio da Silva e pelo Tenente Capelão Rafael Contini Quirino, ambos do Hospital da Força Aérea de São Paulo (HFASP), e, ainda, pelo Capitão Capelão Edson Kaoru Marques Odaguire, da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR).

A cerimônia contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas, entre efetivo militar e civil da Guarnição de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) e militares do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil. Estiveram presentes na celebração o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, os Oficiais-Generais da GUARNAE-SJ, o Chefe do GAP-SJ, Coronel Intendente Ronald José Pinto e o Prefeito de Aeronáutica de São José dos Campos (PASJ), Tenente Coronel Intendente Wagner de Almeida Vitória.

Durante a celebração o Arcebispo Dom Marcony, em sua homilia, destacou a importância para os militares dessa comemoração tradicional que é celebrada após uma autorização especial da Igreja Católica ao pedido dos “pracinhas”, que haviam retornado ao Brasil depois do grande conflito da segunda metade do século XXI.

Sobre a Páscoa dos Militares

A Páscoa dos Militares existe desde o ano de 1945. Após a Segunda Guerra Mundial, quando militares retornaram ao Brasil, o período de Páscoa já havia passado, levando assim as Forças Armadas a celebrarem uma missa na Praça XV, no Rio de Janeiro, para comemorar com seus familiares, mesmo fora do tempo pascal. Naquela ocasião, a data diferenciada foi estabelecida com a finalidade de conciliar a comemoração da tradicional festa religiosa que, muitas vezes, ficava comprometida pelo cumprimento das diversas escalas de serviço e missões.

Fonte: GAP, por Servidora Valéria e DCTA, por Ten Isabele

Fotos: Sgt Victor e Sgt Lucinéia

O feito inédito faz parte da Operação Santa Branca e ocorreu nesse domingo (23/10), no Maranhão

 

23 de outubro! Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). Neste ano, a data tornou-se ainda mais significativa! O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou o lançamento do veículo suborbital VSB-30, a partir da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), que foi desenvolvida pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). O projeto faz parte da Operação Santa Branca.

Com produção brasileira e carga útil 100% nacional, o VSB-30 é um foguete da família sonda, que possuiu estágios à propulsão sólida, estabilizado rotacionalmente e com capacidade de transportar cargas de até 400 kg, em altitudes na faixa de 270 km. Neste lançamento, o foguete levou a bordo o experimento científico “Forno Multiusuários", desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Estiveram presentes no evento, o Ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, que veio acompanhado por sua comitiva composta de Diretores, Secretários e Chefes de gabinetes do ministério. Além disso, presenciaram o lançamento, o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Coronel Engenheiro Carlos Augusto Teixeira de Moura.

“Primeiramente, temos que comemorar o sucesso da Operação Santa Branca. É motivo de orgulho vermos a competência dos profissionais brasileiros, que não desistiram do sonho de realizar lançamentos aqui no CLA. O VSB-30 é um foguete brasileiro e, isso será o início de um ciclo de muitas conquistas que, com certeza, virão”, disse o Ministro Paulo Alvim.


Lançamento VSB-30

O lançamento do foguete ocorreu às 14h20 e atingiu o apogeu com 4 minutos e 1 segundo, já com altitude de 227 km, totalizando um voo de 7 minutos e 44 segundos. A carga útil caiu a 185 quilômetros da costa e militares especializados neste tipo de missão, a bordo de helicópteros da FAB, fizeram o resgate da carga.

“A Operação Santa Branca se concretizou com sucesso. Houve uma grande preparação com as equipes do Instituto de Aeronáutica e Espaço e da Empresa ORBITAL, que fizeram a PSM, um experimento que estamos em processo de homologação. Foram meses de preparação para esse momento e, para nós do CLA, é uma sensação de dever cumprido. Agora temos todos os dados necessários para apresentar às empresas lançadoras”, relatou o Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal.

Segurança da Operação

A fim de garantir o total sucesso da Operação Santa Branca, diversas medidas de segurança foram tomadas. Para a população que mora na região do CLA, a FAB emitiu comunicados alertando toda a população. Além disso, pescadores e ribeirinhos foram orientados quanto a pesca no local. O mesmo cuidado foi feito com relação ao espaço aéreo, que estava bloqueado para voos na região.

De acordo com o Tenente-Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo, a segurança é o item fundamental para o sucesso da operação. Na questão  orgânica, o Grupo de Segurança e Defesa (GSD) fez toda a escolta do foguete até chegar à área de integração do veículo. "Fizemos toda vigilância de área, com o controle de acesso e de imagens. Fizemos um trabalho perimetral com a colocação de barreiras que pudessem garantir a total segurança de todas as pessoas", explicou o Oficial.

Já com relação à segurança do lançamento, o cuidado foi criterioso, principalmente pelo fato de, aproximadamente, 95% da carga ser composta por combustível. Nessa questão, o Tenente-Coronel Moreira relatou que o foguete do Programa Espacial Brasileiro trabalha com combustível sólido, assim, para evitar incidentes, foram realizados testes de descargas eletrostáticas e o isolamento total da aérea de lançamento. "Fizemos o monitoramento de todas as questões possíveis que poderiam ocorrer e eliminamos todas elas. Além disso, nos resguardamos para que qualquer situação fosse resolvida e sanada. Com todos esses cuidados, atingimos o nosso objetivo e a missão foi um sucesso", concluiu.


 Operação Santa Branca

A Operação Santa Branca consiste no lançamento de foguete VSB-30, que possuía módulo de carga útil com Modelo de Qualificação da Plataforma Suborbital de Microgravidade (MQ-PSM). Com tal qualificação, a PSM será utilizada para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade.

Com o sucesso da Operação, o Brasil poderá explorar esse tipo de lançamento para os interessados na pesquisa científica e no desenvolvimento de tecnologias.

Para saber mais sobre o CLA e o lançamento do VSB-30, clique aqui.

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos

Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Fotos: Sargento Figueira/ Cecomsaer

Vídeo: Sargento Ronan/ Cecomsaer.

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) por meio do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em Alcântara - MA, recebeu a visita dos representantes da Startup Espacial sul-coreana INNOSPACE, que ocorreu de 26 a 28 de setembro de 2022.

O objetivo desta visita foi a realização da Reunião de Acompanhamento de Interface (RAI) da Operação Astrolábio. Estiveram presentes integrantes do DCTA, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Na ocasião, a equipe envolvida analisou a viabilização do lançamento do HANBIT-TLV, previsto para dezembro de 2022, um foguete híbrido de 15 toneladas e de impulso de estágio único que levará a bordo a carga útil SISNAV, projeto desenvolvido pelo IAE, resultado do acordo firmado entre a empresa sul-coreana e DCTA no início deste ano.

Em dezembro, será realizado o primeiro voo de teste suborbital para validar o motor do HANBIT-TLV. Durante o mesmo será verificado se o sistema do SISNAV funciona adequadamente em ambientes específicos como vibração, choques e altas temperaturas que ocorrem no trajeto. A empresa também possui vários outros foguetes que poderão ser empregados em Alcântara, capazes de transportarem cargas úteis em voos orbitais.

Durante a visita ao CLA, membros da startup sul-coreana visitaram as instalações operacionais do Setor de Preparação e Lançamento (SPL) e o Centro de Controle Avançado (CAV), além de sistemas de radar e telemetria.

Para o Coordenador Geral da Operação Astrolábio, Coronel Fontes, “esse encontro entre as equipes técnicas da Coreia do Sul, São José dos Campos e Alcântara fez com que várias perguntas e respostas fossem antecipadas, no sentido de mitigarmos problemas que só teríamos noção em novembro, antes do lançamento, previsto para dezembro. A reunião de acompanhamento de interface é importante para isso, para vislumbrar problemas, se antecipar a eles ou gerar ações paliativas, para que, na hora da operação, seja necessário fazer o mínimo de correções”, finaliza.

Sobre a Innospace

A Innospace foi fundada em 2017 na Coréia do Sul pelo engenheiro aeroespacial Soo Jong Kim na cidade de Sejong, localizada a aproximadamente três horas da capital Seul. É também lá onde fica o Centro Aeroespacial de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. A outra instalação da companhia está em Cheongjiu, onde ocorrem os testes com os veículos e motores.

A startup nasceu na esteira do crescimento do mercado de pequenos satélites e com o objetivo de baratear o acesso ao espaço, com serviços de lançamento confiáveis de baixa latência.

Fonte: CLA, por Tenente Andreza

Revisão: DCTA, por Tenente Priscila Scarparo

Fotos: CLA

Fim do conteúdo da página