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No dia 24 de agosto de 2022, os Oficiais Intendentes da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos foram homenageados com um almoço especial organizado pelo Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ).

O evento também teve como objetivo reconhecer o importante trabalho do Major-Brigadeiro Intendente R1 Eurico Jorge de Lima, que comandou o antigo Grupamento de Infraestrutura e Apoio (GIA-SJ), no período de 08 de janeiro de 2008 a 23 de março de 2010.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e o atual Chefe do GAP-SJ, Coronel Intendente Ronald José Pinto receberam os seguintes Oficiais Generais, da Diretoria de Administração (DIRAD): Major-Brigadeiro Intendente Mauro Fernando Costa Marra, Diretor da DIRAD, Brigadeiro Intendente Mauro Roma Cardoso de Barros, Subdiretor de Apoio Administrativo (SDAP), Brigadeiro Intendente Alcides Roberto Nunes, Subdiretor de Pagamento de Pessoal (SDPP) e o Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Junior, Subdiretor de Abastecimento. Também estiveram presentes os Oficiais Generais da Guarnição e o Brigadeiro Intendente R1 Alexandre Santana Nogueira, que também foi Chefe do GIA-SJ, no período de 21 de fevereiro de 2014 a 06 de fevereiro de 2015.

O Major-Brigadeiro Eurico emocionou-se ao relembrar o período em que esteve à frente da GIA-SJ, agradeceu pela homenagem e reforçou: “É uma honra estar aqui hoje. Guardo muitas lembranças e aprendizados, além de sinceras amizades”.

“O Brigadeiro Eurico realizou muitas mudanças no GIA-SJ, começando pela reforma do Rancho, tanto no que diz respeito às instalações, quanto à estrutura em si, potencializando a qualidade da alimentação oferecida ao efetivo. Além disso, iniciou a construção do novo prédio da área de Serviço Social, trabalhou por melhores condições de segurança no campus e organizou importantes campanhas de saúde e de trânsito. Isso tudo sem mencionar a reforma do antigo supermercado Reembolsável, trazendo o Villarreal para melhor atendimento ao público”, lembrou o Coronel Intendente Ronald José Pinto.

Para o Tenente-Brigadeiro Medeiros, é muito simbólico celebrar o Dia da Intendência da Aeronáutica homenageando um Oficial Intendente que fez a diferença e deixou um relevante legado para o DCTA. “As atividades da Intendência são essenciais em todas as organizações militares da Aeronáutica, pois garantem o subsídio necessário para que resultados concretos sejam alcançados com excelência”, finalizou.

Sobre a Intendência

O Oficial Intendente é responsável pela administração da área militar, atuando nos setores de licitações, finanças, material, subsistência, patrimônio e controle. O lema da Intendência é “Prever para Prover”, por isso é considerada precursora nas missões, envolvendo-se em questões relacionadas à alimentação, alojamento, infraestrutura, fardamento, entre outros.  Os Intendentes estão sempre nos “bastidores” de cada processo e operação.

Fonte: DCTA, por Asp Carolina Redlich / GAP-SJ, por Servidora Valéria

Fotos: Ten Roberta Tavares / SO Herison

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) homenageou na última segunda-feira, dia 22 de agosto, os 21 profissionais vitimados no acidente do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1) ocorrido no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no ano de 2003.

Desde o fatídico acidente, as famílias se reúnem no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), localizado em São José dos Campos-SP, para uma emocionante homenagem. Incialmente os familiares foram recebidos pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Diretor do IAE, o Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, o Chefe da Coordenadoria de Governança do DCTA, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen e também pelo Capelão do DCTA, Tenente-Coronel Carlos de Oliveira Berto.

Pontualmente às 13h26 (horário do acidente), todos os presentes se concentraram em volta do monumento construído em homenagem aos denominados “Heróis de Alcântara”, e iniciaram os tocantes estouros dos 21 rojões, citando primeiramente o nome do vitimado e acendendo o respectivo rojão. Na sequencia, o Capelão do DCTA realizou uma oração junto aos familiares. “Os nossos militares e civis estão vivos, certamente, na glória de Deus! Aqui estamos nós irmanados, e sensibilizados com o sofrimento, porém unidos na mesma fé em Cristo Nosso Senhor, que nos traz a certeza da Ressurreição. A Força Aérea Brasileira jamais esquecerá este sacrifício, e sempre enaltecerá este ato de heroísmo de tão valorosos profissionais, irmãos de fé e de farda”, destacou o Capelão. Ao término da homenagem, foi entoado o toque de silêncio em respeito aos nossos Heróis.

Segundo a senhora Aparecida Garcia, familiar de um dos vitimados, “foi um evento marcante e brilhante. Agradeço por todo o apoio e carinho com todos os familiares. Como disse o Padre Berto, um dia de celebrarmos a vida”.

São 19 anos sem o convívio e a presença dos nossos amigos, sem a competência e excelência destes valorosos profissionais que deixaram um imensurável legado de conhecimentos, que até hoje agregam valores ao Programa Espacial Brasileiro.

- Amintas Rocha Brito
- Antonio Sergio Cezarini
- Carlos Alberto Pedrini
- Cesar Augusto Costalonga Varejão
- Daniel Faria Gonçalves
- Eliseu Reinaldo Vieirao
- Gil Cesar Baptista Marques
- Gines Ananias Garcia
- Jonas Barbosa Filho
- José Aparecido Pinheiro
- José Eduardo de Almeida
- José Eduardo Pereira II
- José Pedro Claro da Silva
- Luis Primon de Araújo
- Mario Cesar de Freitas Levyo
- Massanobu Shimabukuro
- Mauricio Biella Valle
- Roberto Tadashi Seguchi
- Rodolfo Donizetti de Oliveira
- Sidney Aparecido de Moraes
- Walter Pereira Junior

Fonte: DCTA, por Aspirante Priscila Scarparo
Imagens: DCTA, por Cabo J. Alves

No dia 12 de agosto de 2022, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros recebeu o Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Cezar Rezende de Carvalho Alvim.

Também participaram da visita o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, o Chefe da Assessoria Parlamentar do Comando da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli, além de demais autoridades, secretários e assessores.

No início do dia, a comitiva foi direcionada a Reitoria do ITA e, posteriormente, seguiu para o Centro Espacial ITA (CEI), conhecendo, in loco, projetos que tem como objetivo prover soluções espaciais, investindo em pesquisas que possam fortalecer o setor aeroespacial e a indústria nacional.

“O Ministério da Educação (MEC), em seu papel de coordenação, vem trabalhando fortemente em ações nas áreas de ciência e tecnologia, todas inseridas em um planejamento sistêmico que converge para perspectivas de transformação da governança da educação brasileira. Para isso, temos uma visão muito clara da importância de instituições que são referência no âmbito tecnológico, como o DCTA e o ITA. Aqui se formam os profissionais que podem fazer a diferença em nossa sociedade”, comentou o Ministro Victor Godoy.

Por sua vez, o Ministro Paulo Alvim endossou a posição estratégica do DCTA ao afirmar que “o Brasil está caminhando para se destacar como um dos poucos países que tem ampla competência no segmento espacial e isso nós devemos ao pioneirismo do Marechal Casimiro Montenegro Filho, fundador do ITA. Se hoje temos uma indústria aeronáutica que está entre as maiores do mundo é porque existe um trabalho diferenciado acontecendo nesse instituto. Aqui vale a pena investir, pois os resultados que já alcançamos e que ainda alcançaremos, ficarão para a história”.

Em continuidade à programação, os visitantes seguiram para o Centro de Competência em Manufatura (CCM), laboratório da Divisão de Engenharia Mecânica do ITA que, devido à complexidade do assunto, se estrutura de forma interdisciplinar abordando o tema em todo o ciclo de vida do produto.

Em seguida, a comitiva visitou salas de aula e as instalações do alojamento H8, que, com o apoio do Ministério da Educação, passou por uma expansão recente para ampliação das estruturas físicas e, consequentemente, o aumento do número de matrículas. De 2018 para cá, o MEC repassou mais de R$ 63.8 milhões para a construção do alojamento, destinado a moradia dos alunos, e para investimentos em melhorias na infraestrutura do ITA.

“É um grande orgulho mostrar o que nós desenvolvemos no DCTA porque estamos diante de um terreno extremamente fértil e promissor. Aqui reunimos o que chamamos de “tripla hélice”, pois temos o apoio do Estado, a Universidade e a Indústria como protagonistas, atuando em sinergia, em prol do desenvolvimento do país. Vislumbramos o futuro, mas também focados no presente, em iniciativas palpáveis que nos impulsionem a superar desafios por meio de soluções criativas e transformadoras”, finalizou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Fonte: DCTA por Asp Carolina Redlich

Imagens: DCTA por J. Alves e ITA por Roberto

A seleção pública é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). As empresas interessadas tem até o dia 26 de setembro para enviar as propostas

Em apoio ao avanço tecnológico da Indústria Aeroespacial, a Força Aérea Brasileira (FAB) participou, nessa quarta-feira (03/08), da cerimônia de apresentação do Edital de Subvenção Econômica para Veículo Lançador de Satélites, realizada no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos (SP). O projeto conta com o envolvimento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), da Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A finalidade do chamamento público é o desenvolvimento de, ao menos, dois protótipos de Veículo Lançador com capacidade de lançarem, no mínimo, 5kg de carga-útil na órbita equatorial, com a realização das operações de lançamento a partir do território nacional. As empresas interessadas terão até o dia 26/09 para enviarem as propostas. Entre os critérios de avaliação de mérito estão: grau de inovação; experiência e conhecimento das empresas; consistência e clareza das propostas; impacto e risco tecnológico.

Representando o Comandante da Força Aérea Brasileira, o Diretor-Geral do  Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, fez a abertura do evento, que contou com a presença do Ministro da Ciência,  Tecnologia e Inovações, Paulo Cézar Rezende de Carvalho Alvim, do Presidente da Finep, Waldemar Barroso Magno Neto, do Presidente da AEB, Carlos Augusto Teixeira de Moura, além de Oficiais-Generais da Aeronáutica e outras autoridades.

O Ministro Paulo Alvim ressaltou que o anúncio da chamada é mais que um aporte de recursos - são ações estruturadas complementares que representam o fechamento de um ciclo de retomada sustentável do Programa Espacial Brasileiro. "Não existe país que queira ser considerado desenvolvido que não tenha uma indústria Aeroespacial desenvolvida. A pandemia nos atrapalhou bastante, mas em momento algum paramos ou perdemos a perspectiva de onde queríamos chegar. E se chegamos até aqui é porque muitos brasileiros não abandonaram a Missão Aeroespacial Brasileira", disse.

"A Indústria Aeroespacial tem significativo valor agregado. Quando um produto desses é desenvolvido, várias outras empresas se beneficiam dessa cadeia produtiva, e além disso, coloca o Brasil no mesmo patamar de outros países, que já estão com essa indústria bastante desenvolvida", complementou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Na ocasião, o Presidente da AEB, Carlos Moura, entregou ao Tenente-Brigadeiro Medeiros, o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) para o período de 2022 a 2031.

 Sobre o VLS

Um veículo de lançamento ou veículo lançador é um foguete espacial usado para transportar uma carga útil, a partir da superfície da Terra para o espaço exterior. Um sistema de lançamento inclui o veículo de lançamento, a plataforma de lançamento e outras infraestruturas. Habitualmente a carga útil é um satélite artificial colocado em órbita, mas alguns voos espaciais são suborbitais enquanto que outros possibilitam a nave espacial de escapar completamente da órbita terrestre.

PNAE

Resultado de um esforço conjunto, que se iniciou em 2019, com a instituição do Grupo de Trabalho GT-PNAE, por meio da Portaria AEB nº 107, de 13 de maio de 2019, surgiu o PNAE 2022-2031. Nesse processo, atuaram, propositiva e construtivamente, diversas entidades públicas e privadas do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (o SINDAE): Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e unidades vinculadas, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Defesa, Aeronáutica e seus centros e institutos; associações representativas dos setores industriais e de ciência.

 Fonte: Agência Força Aérea, por Asp Roberta

Imagens: SC Heglas, SO Nery, SO Johson

No dia 16 de agosto de 2022, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros recebeu o Presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), Coronel Engenheiro Julio Hideo Shidara e o Vice-Presidente, senhor Jadir Nogueira Gonçalves.

Na ocasião, também estiveram presentes o Chefe do Subdepartamento Técnico, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiutti e o Chefe da Assessoria de Relações Institucionais, Coronel Aviador Carlos Alberto de Sousa.

Segundo o Tenente-Brigadeiro Medeiros, “promover a aproximação e o intercâmbio de informações entre o DCTA e a AIAB é uma ação importante para nossas instituições, pois potencializa a sinergia dos integrantes da tríplice hélice, direcionando esforços para projetos relevantes no contexto aeroespacial”, reforçou o Diretor-Geral do DCTA.

“O segmento aeroespacial, em decorrência da sua ampla gama de produtos e serviços envolvidos, tais como aeronaves, satélites e veículos lançadores tem se mostrado fundamental para que um país possa exercer a sua primazia e projetar o seu poder”, explicou o Coronel Julio Hideo Shidara, ressaltando a relevância da integração com o DCTA, que tem como missão desenvolver soluções científico-tecnológicas, a fim de contribuir para a manutenção da soberania do espaço aéreo e a integração nacional.

Sobre a AIAB

A Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil é a entidade de classe nacional que congrega e representa as empresas brasileiras do setor aeroespacial, promovendo e defendendo seus interesses e objetivos comuns, tanto no país, como no exterior. Fundada em 1993, tem sua sede social na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, onde está localizado o maior pólo industrial do setor. Suas associadas atuam em toda gama de atividades aeroespaciais, desde a concepção, desenvolvimento, produção, comercialização e assistência pós-venda, além de serviços técnicos especializados em todas as áreas dos segmentos aeronáutico, espacial e de defesa. A AIAB articula a ação conjunta das empresas do setor associadas ao Governo Brasileiro, à sociedade e às entidades internacionais, sendo também membro ativo do ICCAIA - International Coordinating Council of Aerospace Industries Associations.

Fonte: DCTA, por Asp Carolina Redlich

Imagens: DCTA, por Sgt Peterson

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) sediou na semana de 01 a 05 de agosto de 2022 a primeira edição da reunião do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL). O Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, além de representantes do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e Agência Espacial Brasileira (AEB) discutiram os futuros lançamentos a serem realizados. Foi a primeira vez que uma empresa estrangeira, a sul-coreana INNOSPACE, se integrou ao GIL visando a Operação Astrolábio, prevista para o final do ano de 2022.

O GIL reuniu especialistas da área espacial de diferentes organizações e foram atualizadas a situação de projetos na área de espaço. Próximas operações externas a serem realizadas no CLA como o lançamento de um foguete de sondagem VSB-30 na Operação Santa Branca e a montagem e integração de um VS-50 na Operação Santa Maria, de forma a fazer um acompanhamento sistemático por parte de todos os envolvidos no setor, bem como o projeto CEA e os lançamentos das empresas internacionais, uma vez que a grande maioria dos projetos na área espacial em desenvolvimento no Brasil invariavelmente passam por lançamentos a serem realizados em Alcântara.

A tarde do último dia foi dedicada à Operação Astrolábio, parceria entre o DCTA e a INNOSPACE para o lançamento do foguete HANBIT-TLV com tecnologia de propulsão híbrida. A Operação suborbital testará como carga útil o SISNAV do IAE, módulo de navegação em desenvolvimento para missões orbitais futuras. O Diretor de Negócios da INNOSPACE BR, Élcio de Oliveira, declarou a importância da integração no Grupo de Interfaces de Lançamento 2022: “a cooperação com diversos órgãos especializados da Força Aérea Brasileira na Reunião do GIL e a INNOSPACE tem muito a antecipar planejamentos e facilitar a execução de ações com tamanha complexidade como a Operação Astrolábio”.

Fonte: CLA/DCTA

Fotos: CLA

Durante o período de 15 a 24 de julho, membros do Instituto de Fomento e Coordenação Industril (IFI) participaram do processo de recebimento da primeira aeronave do Projeto KC-X3 a entrar em operação na Força Aérea Brasileira (FAB), na cidade de Victorville, Califórnia - EUA.

A aeronave Airbus A330-243, adquirida pela FAB junto à empresa Azul S.A., possui capacidade para 238 passageiros e cumprirá missões extremamente importantes e estratégicas para o Brasil, tais como transporte de passageiros, transporte de cargas e apoio humanitário, entre outras.

Durante o processo de recebimento provisório desta aeronave, o Vice-Diretor do IFI, Coronel Especialista em Aviões Soracli de Oliveira Silva, e o Capitão Engenheiro César Streit  Lucena, realizaram as inspeções físicas e documentais necessárias para a emissão do Certificado de Aeronavegabilidade Inicial (CAI) nº 20220701.

O processo de emissão do documento foi fundamentado na Diretriz do Comando da Aeronáutica DCA 800-2 (Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos no COMAER) e na Instrução do Comando da Aeronáutica ICA 57-21 (Regulamento de Aeronavegabilidade Militar – Procedimentos para Certificação de Produto Aeronáutico), as quais definem as diretrizes que determinam os requisitos necessários para a obtenção do CAI, todos alinhados com normas internacionais utilizadas pelas autoridades de aeronavegabilidade.

A inspeção consistiu, principalmente, na verificação detalhada da configuração da aeronave, atentando para a aplicação de Diretivas de Aeronavegabilidade emitidas pelo Federal Aviation Administration (FAA), pela EASA e pela ANAC, além dos Boletins de Serviço emitidos pelo  fabricante, buscando verificar a conformidade de componentes instalados, como softwares, o layout da aeronave, um rigoroso controle dos motores, dos trens de pouso, do APU, da fuselagem, dos comandos de voo, aviônicos e itens de emergência, com foco na segurança de voo. Após as análises, os representantes do IFI foram capazes de atestar a conformidade da aeronave à luz da configuração certificada para o modelo A330-243 (Projeto KC-30), conforme Certificado de Tipo Militar nº 002T2022, emitido pelo IFI.

As inspeções em Victorville ocorreram com a colaboração de equipes do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL) e do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). Vale destacar, ainda, que o processo de recebimento da aeronave foi gerenciado pelo Comando Geral de Apoio (COMGAP), o qual, por meio do Chefe da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW), do Fiscal de Contrato e do Gerente Técnico do Projeto KC-30, realizou um trabalho diuturno nas coordenações e no suporte às atividades relacionadas ao projeto.

“Fazer parte deste seleto grupo de profissionais que participaram da retomada da capacidade   de transporte em alta escala da FAB traz um orgulho enorme para nós do IFI, pois a certeza da importância desta aeronave para o país, possibilitando que o 2°/2° GT, Esquadrão Corsário, retome sua missão de transporte aéreo-logístico em alto volume, gera a convicção de que o DCTA e o IFI estão no caminho certo para cumprir sua missão. O trabalho sinérgico das equipes do DCTA (IFI e IPEV), do COMGAP e do PAMA-GL, alicerçando e permitindo o êxito desta etapa, traz uma imensa sensação de dever cumprido. Tenho a convicção que a Força Aérea Brasileira deu um passo importantíssimo para cumprir sua missão, permitindo suportar, cada vez mais, a própria FAB, e com a dimensão deste avião, também, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, e mais ainda, a população brasileira nas suas mais diversas necessidades, ampliando a capacidade operacional da FAB como asas que protegem e suportam o país”, ressalta o Coronel Soracli.

“Gostaria de enaltecer o esforço, a dedicação e o comprometimento de nossa equipe, representada presencialmente nesta missão pelo Coronel Soracli e pelo Capitão César, pela participação em uma etapa tão relevante para a ampliação da capacidade técnica, operacional, logística e estratégica do Brasil, ao contribuir diretamente com a entrada em operação da aeronave KC-30 (FAB 2901)” destacou o Diretor do IFI, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito.

 

Fonte: DCTA, por SC Alexandre Toler
Imagens: Sgt Anderson

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