Equipe do Projeto IFFM4BR realiza ensaios de integração no GDDN
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Na semana de 26 a 30 de abril de 2021, a equipe do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) responsável pelo Projeto IFFM4BR, realizou ensaios de integração mecânicos e eletrônicos dos atuais modelos de criptocomputador CM4-B junto a integrantes da empresa Kryptus S.A. no GDDN (Gripen Design and Development Network) em Gavião Peixoto-SP, como parte das atividades de integração do Criptocomputador nacional CM4-B no novíssimo caça SAAB Gripen E/F.
“Foi incrível ver a aviônica Gripen e o simulador de vôo S-RIG prontos e extremamente capazes de fornecer os testes de integração necessários com o Criptoemulador funcional e o Mock-up de Criptocomputador mecânico. É de grande valia, ter conseguido adquirir os primeiros resultados dos testes funcionais na primeira hora após a chegada no GDDN, o que mostra a sua excelente preparação e ambiente de trabalho. Os brasileiros da Embraer, Atech e equipe da Saab operavam os dispositivos de emulação Gripen e ferramentas de simulação com grande conhecimento e habilidade, mostrando uma experiência real de Transferência de Tecnologia”, disse o Capitão Engenheiro Jozias Del Rios Vieira Granado Santos, Coordenador Técnico do Projeto IFFM4BR no IAE.
Criptoemulador EM4-B inserido no Transponder M428 em ambiente de Laboratório (S-RIG)
A Gerente do Projeto na Kryptus S.A, Thais Ribeiro, ressaltou que este é um projeto estratégico para empresa, em parceria com o IAE, tendo em vista aplicação na segurança nacional.
Equipe do Projeto IFFM4BR e Empresa Kryptus S.A
Para Vinícius Barros, engenheiro de sistemas da Embraer, responsável pela execução do pacote de trabalho do IFF na GDDN, “O nível dos testes de integração de sistemas que realizamos essa semana foi muito significativo, o que comprova a capacidade do GDDN em conceber, desenvolver, validar e verificar sistemas de alta complexidade do Gripen, no que se refere a pessoas, infraestrutura e tecnologia.”
Planejamento do Setup de Teste do Criptoemulador EM4-B
O representante da Saab no GDDN para Sistemas Tácticos, Per Tibell, destaca que “Pela primeira vez no GDDN, pudemos testar a cadeia funcional IFF Mode 4 NSM completa desde a Interface Homem-Máquina (HMI) do piloto até o computador Crypto através do Transponder. Os problemas técnicos foram resolvidos graças à grande cooperação entre as equipes de Desenvolvimento de plataforma e Aviônica da Saab, a equipe de software da Embraer, bem como o IAE e a Kryptos. Sabemos que nem tudo funcionará perfeitamente na primeira vez, mas é muito importante encontrar as avarias e problemas o mais cedo possível no desenvolvimento. Por essa razão, esta semana foi um sucesso do meu ponto de vista”.
Setup de Teste do Criptoemulador EM4-B
Segundo o 1º Tenente Engenheiro Vinícius (IAE), Coordenador da Engenharia de Sistemas e Gerente de Riscos do Projeto, “O ensaio realizado nesta semana foi fundamental para apresentar o potencial funcionamento em plataformas reais e mitigar riscos tecnológicos. O êxito logrado indica que o Projeto está no caminho certo e que o criptocomputador, futuramente, poderá ser empregado nas diversas plataformas das Forças Armadas brasileiras”.
Mock-up do CM4-B, fabricado na empresa Kryptus, inserido no Interrogador instalado no Gripen 4100, o primeiro da FAB.
A equipe do GDDN disponibilizou todo suporte necessário durante a realização dos ensaios. Todos os protocolos sanitários por conta da pandemia de COVID-19 foram rigorosamente seguidos. A equipe foi segregada em diferentes salas a fim de delimitar um número máximo de pessoas em diferentes salas e ambientes, garantindo a segurança de todos.
Equipe envolvida no desenvolvimento do IFF Nacional
O Gerente-Adjunto do Projeto IFFM4BR, Capitão Aviador Daniel Rondon Pleffken, destacou a importância do evento e a alta motivação dos envolvidos: “Nessa semana demos um passo importantíssimo para o sucesso do projeto. Foi um sentimento de profunda satisfação e orgulho ver as equipes superando as expectativas” – e concluiu – “Nosso objetivo é consolidar a interoperabilidade entre as Forças Armadas Nacionais e não descansaremos antes de ver nossa tecnologia voando no F-39 Gripen”.
Setup de Teste
Vídeo de fabricação do EM4-B feito pela Divisão de Mecânica do IAE, um dos maiores apoiadores e parceiros do projeto. Para acesso ao vídeo, CLIQUE AQUI.
Para saber mais sobre o Projeto IFF, CLIQUE AQUI.
Fonte: IAE, por Cap Rondon
Imagens: IAE
Alunos do Colégio Planck realizam lançamento de foguetes no MAB
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Em competição, os alunos apresentaram seus foguetes de garrafa pet e conheceram o legado do Memorial Aeroespacial Brasileiro
Na manhã do dia 22 de maio (sábado), no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), alunos do 6º ano a 3ª série do Colégio Planck, de São José dos Campos, participaram da competição de construção e lançamento de foguetes, tanto na categoria de ar comprimido, quanto na categoria de vinagre com bicarbonato. O evento faz parte da competição anual da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) que envolve estudantes de todo o Brasil e do Projeto Especial que o Colégio promove todos os anos.
O Projeto faz parte da disciplina relacionada ao Design Maker, na qual os alunos desenvolvem uma série de trabalhos e projetos “mão na massa” em determinados temas que envolvem as áreas de Engenharia da Casa, dos Alimentos, dos Transportes e das Energias.
Os grupos, como eram divididos de acordo com os anos, realizaram diversos lançamentos, na área do MAB, que alcançaram a faixa de 80 metros de distância, tendo inclusive uma equipe que ultrapassou os 100 metros. O 1º colocado da competição atingiu 104 metros, o 2º atingiu 87 metros e o 3º alcançou 85 metros. De acordo com o Professor e Coordenador do Projeto, André Guadalupe “as distâncias necessárias para se obter cada medalha no ano de 2021 ainda não foram definidas e, apenas serão definidas depois que as escolas lançarem seus resultados no sistema MOBFOG.”
“Tínhamos uma boa expectativa com relação ao evento e os estudantes estavam bastante animados. Felizmente, nossas expectativas foram superadas e o evento foi ainda melhor do que nós esperávamos, graças a todo o apoio e à oportunidade oferecida pela equipe do DCTA que nos recebeu no evento”, declarou o Prof. André.
Para o ano de 2020, devido às restrições e necessidade de isolamento e revezamento dos alunos no presencial, as oficinas e práticas foram bastante reduzidas. Os estudantes do Ensino Médio tiveram a primeira oficina de construção no dia 24 de abril e os estudantes do Ensino Fundamental tiveram a primeira oficina no dia 08 de maio. A partir daí, trabalharam na construção de seus foguetes e de suas bases praticamente até a véspera do lançamento.
Memórias e alegria
Poderia ter sido mais um dia de evento, mas a saudade e as lembranças do senhor Bruno Dalla Torre, de 81 anos, se misturaram na história do MAB trazendo momentos de alegria e emoção para a família que acompanhava o neto Matteo Dalla Torre e Carvalho, de 11 anos, que lançaria seu foguete de garrafa pet.
Bruno contou orgulhoso que, em meados de 1958, trabalhou e participou dos Projetos das aeronaves Beija-Flor e Convertiplano criados pelo engenheiro alemão, que produziu alguns dos aviões mais icônicos da Segunda Guerra Mundial, Henrick Focke. O engenheiro brasileiro, também, se envolveu na criação do Bandeirante, avião que deu origem a Embraer, e foi um dos primeiros a trabalhar na empresa junto a engenheiros do ITA e do ex-Ministro e Oficial da Força Aérea Brasileira, Ozires Silva.
Bruno viveu dentro do então CTA nos áureos tempos de campeonatos de voo à vela, na década de 60 e 70, e chegou a conhecer, em uma de suas viagens internacionais, o primeiro homem a pisar na lua, Neil Armstrong.
“Estou muito feliz em retornar e vivenciar esse acervo histórico, no MAB, no qual eu fiz parte. Aqui no DCTA tive várias experiências na área da Aeronáutica, na construção das maquetes e trabalhei na área de planadores”, declarou Bruno.
Coincidentemente o genro do senhor Bruno, Rubens Rodrigues Prudente de Carvalho, que acompanhava a família e o filho Matteo na competição relembrou que há 10 anos estava no MAB exatamente no dia 22 de maio de 2011. “Sinto uma emoção retornar ao MAB com minha família após 10 anos, pois a infância do meu filho Matteo foi aqui dentro e hoje vivenciar o lançamento do foguete de garrafa pet dele aqui no DCTA é emocionante”, destacou Rubens.
Veja o vídeo abaixo!
#FoguetenoMAB
Fonte: DCTA, por Tenente Isabele
Imagens: DCTA, por Sargento Petherson e Sargento Roberto
Vídeo: DCTA, por Sgt Linares
ITA celebra aniversário de 71 anos
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No dia 20 de maio, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou cerimônia festiva para celebrar os 71 anos de sua criação. Na comemoração, restrita a poucos convidados e transmitida simultaneamente pela internet por conta da pandemia de COVID-19, estiveram presentes o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, oficiais generais, comandantes, chefes e diretores das organizações militares da Aeronáutica em São José dos Campos, representantes de empresas parceiras e da Prefeitura Municipal, além de dirigentes do Instituto.
O evento iniciou com uma mensagem do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, transmitida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, destacando os feitos realizados pelo ITA durante suas sete décadas de existência, os quais possibilitaram a transformação da instituição em uma referência internacional na formação de engenheiros do mais alto nível.
Em seguida, foi apresentada a temática escolhida para a comemoração do 71º aniversário, a diplomação do Ministro Ozires Silva como Doutor Honoris Causa pelo ITA neste ano em que completou 90 anos de vida. O título honorífico é outorgado pelo Instituto a pessoas que tenham se destacado por sua virtude, mérito, pelo alto nível de reconhecimento profissional e pela realização de feitos significativos. Durante a cerimônia, foram exibidos vídeos com o momento da entrega do diploma, realizada em 19 de abril, pelas mãos do Diretor-Geral do DCTA e do Reitor do ITA; e com declarações do presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, e do colega de turma de graduação, Engenheiro Cláudio Câmara.
Como surpresa e presente de aniversário, foi proporcionado aos convidados conhecer uma canção feita em homenagem ao Instituto, música dos 1º Sargentos Músicos André Luiz Jesus dos Santos e Leandro Otávio da Rosa, com letra e arranjo do 2º Tenente Músico Betovem Dias, executada pela Banda de Música do DCTA.
Em seguida, foram anunciados os militares agraciados com medalhas por reconhecimento aos bons serviços prestados à Força Aérea Brasileira, durante 30, 20 ou 10 anos, e as homenagens aos militares transferidos para a reserva e aos servidores com mais de 35 anos de serviço dedicados ao ITA. Na sequência, foi exibido um vídeo com mensagem do professor do Departamento de Física, Doutor José Silvério Edmundo Germano, representante dos homenageados com mais de 35 anos de serviço, com o relato de suas atividades desenvolvidas ao longo de todos os anos de colaboração junto ao ITA.
Finalizando a celebração, o Professor Anderson Ribeiro Correia proferiu a Ordem do Dia parabenizando o Instituto pelos seus 71 anos de existência, o que o torna uma das instituições mais antigas em engenharia do país, pioneiro no setor aeroespacial e suporte para criação de entidades como CTA, INPE, Embraer. O reitor informou que o 71º aniversário possibilitava concretizar eventos não realizados em 2020, em virtude da pandemia, e finalizar as festividades dos 70 anos, citando o lançamento do livro comemorativo da instituição, desenvolvido em colaboração com a Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), e o início da exposição sobre o Instituto, em 06 de junho, no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos-SP. Ainda destacou que o ano de 2021 é marcado por diversas comemorações, como a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao Engenheiro Ozires Silva, os 80 anos da Força Aérea Brasileira, os 60 anos do programa de Pós-Graduação do ITA, os 20 anos do Programa de Especialização em Engenharia ITA-Embraer (PEE), os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) e os 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Espaciais (CTE).
O evento foi transmitido, integralmente, por meio online. Acesse o vídeo completo da cerimônia.
Para visualizar algumas imagens do evento, clique aqui.
Fonte e Fotos: ITA
Edição: DCS/ITA
Revisão: ACS/DCTA
Curso de Doma Racional capacita Militares do Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos na domesticação de cavalos
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Os quatro militares, Sargento Nascimento, Sargento Ramon e Soldados Darlei e Gouveia da Seção de Combate de Polícia Montada (SPMont), do Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ) subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), encerraram na última sexta-feira (30) o Curso de Doma Racional realizado pelo Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR-SP), por meio do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, na Fazenda do Tanque. O objetivo é qualificar e profissionalizar os militares com informação e assistência técnica qualificada para as atividades desenvolvidas no dia a dia da Seção.
A utilização da técnica da doma racional é considera uma das etapas de domesticação de cavalos e possibilita que um equino deixe de ser um animal indômito, ou seja, não domesticado, e passe a permitir que um ser humano o monte. Trata-se de etapas que antecedem as diferentes formas de treinamento do cavalo, que têm o objetivo de preparar animais para tarefas mais específicas. A aprendizagem pode ser iniciada a partir dos 2 anos de idade do cavalo e nas técnicas utilizadas, não existe maus tratos, os animais aprendem por repetição e disciplina.
“A doma racional tem sido muito procurada pela ideia do bem estar do animal resguardando a saúde e a integridade física dos cavalos. Esse curso é um trabalho prático e o SENAR trabalha em cima da metodologia onde o aluno aprende fazendo pra que ele possa realmente sair formado do curso” destacou o Médico-Veterinário Kleber Brandão de Godoy.
O curso é realizado em um período de 40 horas, dentro de cinco dias, sendo 8 horas por dia, onde os alunos serão profissionalizados a trabalhar com doma racional. No primeiro dia os alunos aprendem toda a teoria da doma racional e, a partir do segundo dia, inserem na prática todas as técnicas passadas durante as aulas teóricas como: o primeiro contato com o animal, como tirar as cócegas do animal utilizando a técnica do cabresteamento, banho de sela, a monta e finalizando com o aprimoramento dos comandos.
Segundo o Sargento Nascimento o curso será de grande valia para lida com os cavalos, dentro do DCTA, visto que os militares já possuem experiência com os animais por conta do Estágio de Cavaleiro que o GSD-SJ realiza todos os anos. “Hoje nós temos 12 animais dentro do DCTA, apesar de não serem xucros, nós temos diversos cavalos que foram domados diferentemente desse método e vendo esse método sendo utilizado realmente funciona. A intenção dos militares que estão fazendo é, justamente, levar esse método pra dentro do Departamento e fazer com que nossos animais sejam melhor domados e a gente aprimore essa doma racional para que consigamos cumprir nossas missões”, finalizou o Sargento.
Com as técnicas certas os equinos se tornam obedientes, os quais se transformam em uma ferramenta eficiente em Patrulhamentos Hipomóveis, e que não oferecerá perigo ao seu cavaleiro. Após formado no curso, o militar especializado é chamado de ‘‘domador’’.
“O conceito da doma a gente respeita muito o cavalo e aprende a fazer uma leitura corporal na a situação em que o cavalo se apresenta pra gente, a gente faz essa leitura pra poder fazer a aproximação e fazer o contato de uma forma mais fácil pro cavaleiro e pro cavalo. Esse é o principal trabalho feito pela doma racional é conhecer o animal com que estamos trabalhando”, finalizou o Médico-Veterinário.
Fonte: DCTA, por Ten Isabele
Imagens: GSD-SJ / Portal R3
Nota de Falecimento
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O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) lamenta informar o falecimento do Soldado Rodolfo Luiz dos Santos em decorrência de um acidente de trabalho, ocorrido no final da tarde de terça-feira (25/05), em São José dos Campos (SP).
O militar recebeu imediatamente os cuidados médicos do Esquadrão de Saúde, mas não resistiu aos ferimentos.
Foi aberto um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as causas do acidente.
A Instituição expressa suas condolências e informa que está prestando todo o apoio à família do militar neste momento de pesar.
Assessoria de Comunicação Social do DCTA
IFI realiza 1º Seminário de Fomento da Indústria Aeroespacial
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O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio de sua Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), realizou, no dia 12 de maio de 2021, quarta-feira, no Auditório Lacaz Netto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), presencialmente, e via Plataforma Webex, remotamente, o 1º Seminário de Fomento da Indústria Aeroespacial. O evento, cujo tema foi a capacitação tecnológica por meio de offsets, contou com aproximadamente 80 pessoas in loco, respeitando os protocolos de segurança do combate ao coronavírus, e cerca de 300 participantes online. Além do meio militar, representado pelas três Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), fizeram-se presentes, quer no Auditório Lacaz Netto, quer na Plataforma Webex, membros da área acadêmica e da indústria de defesa.
Parte integrante das atividades do Curso de Introdução aos Acordos de Compensação (Offset), ministrado no IFI, na semana de 10 a 14 de maio de 2021, o seminário girou em torno de palestras e mesas redondas promovidas pelos seguintes convidados: Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica; Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior, Chefe da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER); Coronel Aviador José Renato de Araujo Costa, Chefe da Seção de Ciência, Tecnologia, Inovação e Offset do Escritório de Projetos do EMAER; Coronel Aviador Reformado Affonso Henriques Rodrigues de Souza, ex-Chefe da CDI do IFI; Doutora Josiane de Araújo Francelino, Pesquisadora Bolsista do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Engenheiro Gilberto Mohr Corrêa, Tecnologista Pleno da CDI do IFI; e Major Especialista em Comunicações Alexander de Mello Lima, Chefe da CDI do IFI.
Offset
A capacitação tecnológica do país, com base no conceito de tríplice hélice, ou seja, da atuação conjunta do Estado, da Indústria e da Academia para o desenvolvimento da nação, norteou as apresentações do seminário, que em geral destacaram o offset como ferramenta utilizada pelo poder público, através de seu poderio de compra, para o desenvolvimento e a manutenção de produtos de defesa mediante o aprimoramento da indústria.
De acordo com a Política de Compensação Tecnológica, Industrial e Comercial do Ministério da Defesa, offset ou compensação é a “prática compensatória, acordada entre as partes, como condição para a importação de bens e serviços, com a intenção de gerar benefícios de natureza tecnológica, industrial ou comercial”. Esses benefícios podem concretizar-se na forma de transferência de tecnologia, investimento, coprodução, produção sob licença, produção subcontratada, cooperação industrial, contrapartida comercial etc.
O Tenente- Brigadeiro do Ar Crepaldi destacou a atuação estratégica da Aeronáutica nessa área de offsets ao longo da história, sublinhando a interação com a indústria. “A Força Aérea Brasileira (FAB) sempre teve preocupação com a indústria nacional. Já temos esse conceito de tríplice hélice desde o início de nossas atividades. E é nesse cenário de fomento à indústria que, dentre as várias ferramentas existentes, destaca-se o offset”.
Já o Coronel Aviador Araujo, sintetizando a visão do EMAER, ressaltou o papel do IFI no setor de compensação comercial, lembrando da importância do Instituto na garantia da isenção e da qualidade dos offsets. “A participação do IFI é imprescindível para garantir a isenção e a qualidade dos offsets prestados. Isso porque o IFI participa desde as negociações, a fim de garantir que os acordos sejam bem estruturados, até o reconhecimento dos créditos, finalizando todo o processo”.
Programação
O evento teve início às 9h, com a abertura feita pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara. Na sequência, o Tenente-Brigadeiro do Ar Crepaldi proferiu a palestra inaugural, que versou sobre a capacitação tecnológica da indústria aeroespacial por meio do offset. Depois foi a vez do Brigadeiro do Ar Paulo, cuja apresentação abordou os projetos de offset do Programa F-X2 e as capacidades tecnológicas nas instituições beneficiárias brasileiras. Encerrando os trabalhos da manhã, uma mesa redonda mediada pelo Coronel Aviador Reformado Affonso reuniu os dois palestrantes, além do Coronel Aviador Araujo, para responder uma série de perguntas sobre a capacitação tecnológica da indústria aeroespacial como estratégia de defesa.
À tarde, a partir das 14h, o seminário foi retomado com o diálogo entre engenharia e economia, protagonizado pela Doutora Josiane, do INPE, e pelo Engenheiro Gilberto, do IFI. Remotamente, ambos, cada qual com uma apresentação específica, trataram do impacto das aquisições da Defesa e do offset no acúmulo de capacidades tecnológicas na indústria aeroespacial. A última palestra do dia foi proferida in loco pelo Major Mello, Chefe da CDI, e abordou o Sistema Integrado de Fomento da Indústria, o SIFIAer, plataforma de informações gerenciais destinada a coletar, junto às empresas, informações estratégicas da área aeroespacial. Por fim, às 15h30, o Coronel Aviador Luciano Barbosa Magalhães, Diretor do IFI, proferiu as palavras de encerramento do seminário.
Fonte: IFI, por Servidor Alexandre Toler Russo
Fotos: IFI, por Servidor Heglas
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial comemora Dia Mundial da Propriedade Intelectual
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O dia 26 de abril é o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, promovido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), dia esse que não tem somente a função de lembrar e homenagear os profissionais que atuam mais diretamente com o tema, mas tem a função de mostrar a importância da Propriedade Intelectual no mundo contemporâneo e globalizado na esfera pública, na indústria, no comércio e no terceiro setor.
O Comando da Aeronáutica (COMAER) não poderia estar fora desse contexto, mesmo porque, historicamente, a Força Aérea Brasileira sempre esteve presente e atuante na vanguarda dos desenvolvimentos tecnológicos correlatos não só no setor aeronáutico, mas também aos setores de defesa e de espaço.
As atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológicos estão no “DNA” do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e suas OM subordinadas, além das outras Instituições Científicas Tecnológicas e Inovação (ICT), os representantes diretos dessas atividades do COMAER. O DCTA, conforme previsão de normativa específica, também é o órgão central do Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER), sendo o Núcleo de Gestão de Inovação (NGI) o órgão assessor das atividades correlatas à gestão da Inovação Tecnológica, tendo a gestão da Propriedade Intelectual como uma de suas principais atribuições.
O NGI, na condição de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da FAB, tem trabalhado na proteção da propriedade intelectual das ICTs do COMAER. No período de maio de 2020 a abril de 2021, o NGI trabalhou em dois pedidos de registro de marca, quatro processos de pedido de patente, um processo que resultou em decisão de manutenção de segredo industrial, além disso, junto às ICTs realizou 21 cumprimentos de exigências demandadas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) de pedido de patentes em curso, iniciadas em anos anteriores. Também foram incluídas no seu perfil tecnológico seis patentes concedidas pelo INPI, as quais serão manutenidas pelo NGI.
A Inovação Tecnológica é um dos principais temas a serem explorados cada vez com mais profundidade pelas Instituições Públicas de Pesquisa e Universidades Públicas Brasileiras. O desafio está em fazer com que as tecnologias (oriundas das pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos concebidos por meio de pesquisadores, professores, colaboradores e alunos) efetivamente sejam objeto de licenciamento e transferência de tecnologia para o setor privado a fim de se tornarem produtos e processos inovadores no mercado.
A segurança jurídica e eficiência para um devido processo de licenciamento e transferência de tecnologia, na maioria das situações, estão intimamente ligadas a um sólido processo de proteção da Propriedade Intelectual dessas tecnologias, seja por meio da proteção patentária, pelo registro de programa de computador ou da proteção intelectual cabível ao caso em específico.
O site do DCTA possui o Portal da Inovação para mais informações e conhecimento.
O DCTA parabeniza às Instituições e os profissionais que atuam, de forma direta e indireta, com a área de Propriedade Intelectual.
Fonte: DCTA, por Sargento Alex
Imagens: DCTA, por Sargento Linares